Gasolina comum, aditivada ou premium?
- jshawk
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Gasolina comum, aditivada ou premium?
Olá pessoal...
Gostaria da opinião de vocês quanto a esse assunto...
No manual do monza informa para não usar Gasolina Aditivada, porém todos sabemos que a Gasolina Comum no Brasil é uma porcaria na maioria dos postos.
Desde que peguei meu Monza só abasteço com Gasolina Aditivada Original da Ipiranga...
Outra, entre Ipiranga e Shell, vejo varias pessoas optando por Shell, recomendando essa tal de V-Power... Tava querendo testar uma nova gasolina, o que acham dessa V-Power?
Então, as questões são:
Ipiranga x Shell? "Resposta direcionada mais para mim!"
Comum x Aditivada x Premium no Monza é legal? "Resposta que seria direcionada para todo mundo, creio eu que outros possam ter essa duvida"
[]'s
Gostaria da opinião de vocês quanto a esse assunto...
No manual do monza informa para não usar Gasolina Aditivada, porém todos sabemos que a Gasolina Comum no Brasil é uma porcaria na maioria dos postos.
Desde que peguei meu Monza só abasteço com Gasolina Aditivada Original da Ipiranga...
Outra, entre Ipiranga e Shell, vejo varias pessoas optando por Shell, recomendando essa tal de V-Power... Tava querendo testar uma nova gasolina, o que acham dessa V-Power?
Então, as questões são:
Ipiranga x Shell? "Resposta direcionada mais para mim!"
Comum x Aditivada x Premium no Monza é legal? "Resposta que seria direcionada para todo mundo, creio eu que outros possam ter essa duvida"
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Editado pela última vez por jshawk em 14 Out 2012, 01:38, em um total de 1 vez.
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Re: Gasolina Comum, aditivada ou premium?
No Monza não senti diferença, mas no Celta a Shell V-Power tinha consumo e comportamento melhor do que a aditivada do Ipiranga.
A comum do Shell sempre foi muito bem nos meus carros, a comum do Ipiranga também nunca deu problema no Monza.
Quanto a premium, no caso do Monza é dinheiro jogado fora. Só vale a pena em carros com alta taxa de compressão.
Minha preferência é sempre aditivada, comum em segundo lugar.
E falando em bandeira de posto, prefiro Shell.
A comum do Shell sempre foi muito bem nos meus carros, a comum do Ipiranga também nunca deu problema no Monza.
Quanto a premium, no caso do Monza é dinheiro jogado fora. Só vale a pena em carros com alta taxa de compressão.
Minha preferência é sempre aditivada, comum em segundo lugar.
E falando em bandeira de posto, prefiro Shell.
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?
jshawk é verdade isso, nao recomendam gasolina aditivada nos EFI? quero nao acreditar nisso, rsrsrsrs. bom depois que li fitro de meio litro nao duvido mais nada.
gasolina aditivada pra quem nao sabe foi feita especialmente pra motores com injeçao eletronica, como o proprio nome diz. ADITIVADA tem aditivos dentro dela que faz a limpeza dos injetores,valvulas,bomba combustivel eletrica e nao tem tendencia a criar borra.
ja a comum como o proprio nome diz, comum nao tem aditivos, tem tendencia a criar borra,nao tem papel de detergente com aditivada. é mais indicada pra carburadores.
ja a premium é como o ricardo disse nao faz efeito em monza injetados por nao possuirem sonda lambda,e tao pouco seletor de octanagem como é o caso dos omegas que possuie tal recurso aumentando e muito a potencia deles. especialmente o 3.0
use aditivada sempre nao leve a serio oque o manual diz.
gasolina aditivada pra quem nao sabe foi feita especialmente pra motores com injeçao eletronica, como o proprio nome diz. ADITIVADA tem aditivos dentro dela que faz a limpeza dos injetores,valvulas,bomba combustivel eletrica e nao tem tendencia a criar borra.
ja a comum como o proprio nome diz, comum nao tem aditivos, tem tendencia a criar borra,nao tem papel de detergente com aditivada. é mais indicada pra carburadores.
ja a premium é como o ricardo disse nao faz efeito em monza injetados por nao possuirem sonda lambda,e tao pouco seletor de octanagem como é o caso dos omegas que possuie tal recurso aumentando e muito a potencia deles. especialmente o 3.0
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?
Tentei achar no manual, pois tinha quase certeza que não era recomendada, porem nao achei...jshawk é verdade isso, nao recomendam gasolina aditivada nos EFI?
Só fala o seguinte, Gasolina do tipo "C" com 22% de alcool etilico anidro...
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?
sera que nao era o manual do monza 91? onde tinha os 3 sistemas? eu li no 93 tb nao achei
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- jshawk
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?
Pode ser isso, olhei o manual que veio com meu carro que é original e só achei aquilo que citei.Rafaelo escreveu:sera que nao era o manual do monza 91? onde tinha os 3 sistemas? eu li no 93 tb nao achei
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?
É que antigamente havia um grande preconceito com relação a esses aditivos usados nos combustíveis, apesar da gasolina daquela época ser MUITO MELHOR que hoje, não tinha muita razão pra usar aditivada, ainda mais pelo preço relativamente MUITO BAIXO, em 1992 mais ou menos, o litro do alcool custava 0,30 centavos, somente... meu pai enchia o tanque dos monzas dele com 30 reais... ÔÔÔ Saudadess....
Hoje em dia a fiscalização em cima de combustíveis é bem maior do que antigamente, mesmo o combustível da maioria dos postos serem de procedencia ruim. Eu só confio em posto da Cosan, se tiver bandeira Cosan eu abasteço, caso contrário não.
Já vi posto Shell sem bandeira Cosan, certa vez parei pra abastecer num desses e o frentista me falou que era sim, mesmo não tendo a bandeira, ele disse que só não tinha a marca na placa. Mas de fato não era, pois o monza consumia sempre mais quando abastecido nesses postos. Pra mim não basta ser Shell tem que ser Cosan...
Lembrando que meu monza é alcool...
Com relação a gasolina, meu pai tem notado diferença de consumo quando abastece em outros postos, ele também tem preferido a gasolina da Cosan, mas gasolina mesmo é em Cesario Lange, cidade natal dos meus pais, onde mora meus avós, lá a gasolina FEDE, você sente aquele cheiro forte de gasolina, o alcool também é bem forte parecendo pinga. A gasolina delá no Honda Fit do meu pai, rende mais de 600km por tanque andando aqui na cidade, sempre que ele vai lá ele vai com o tanque meio vazio e enche lá, ele vem e roda uns 15 dias quase, ele roda pouco mas mesmo assim 600km com um tanque na cidade é bastante coisa...
Ainda não levei o meu monzão se "benzer" lá com o alcool, preciso fazer isso qualquer dia até para uma "limpeza" do motor e tanque, lá é região de usinas de alcool.
No palio que eu tinha, foi o primeiro carro que dirigi depois de tirar a carta, no começo eu pouco me lixava com o combustível que usava, colocava em qualquer lugar, até em mercados, alias era sempre onde eu abastecia no posto do mercado extra.
Até que um dia, eu coloquei 50 reais e fui no shopping com a noiva, na hora de ir embora, ainda parado, eu dei a partida, e coloquei o sinto, o rádio, nesse meio tempo o carro do nada apagou, achei estranho, bati na partida, normal, fui embora, daí comecei a torcer o nariz pra gasolina do extra, e meu pai só abastecia lá um monzão que ele tinha a gasolina, falei pra ele que era ruim, e ele logo confirmou que achou o monza gastão, desde esse dia eu comecei a abastecer em shell, até porque tinha um na portaria do condominio onde moro, e no caminho da casa da minha noiva tinha um outro, e abastecia lá também.
Certo dia eu estava indo pra campinas com a noiva, e o tanque estava na metade, mandei por 15 litros de gasolina Podium no posto BR, só por curiosidade, porque muitos falavam bem, muitos falavam que era palhaçada.
Pois bem, peguei estrada pra campinas e fui, primeira vez que estava indo, não tinha GPS, fui dar as caras pra bater... me perdi dentro da cidade, rodei, rodei, rodei, até que achei um casal de senhor que me mostraram o caminho em troca de uma carona...
Cheguei no shopping e tals.... Na volta, notei o carro diferente, estava esperto, BEM ESPERTO, respondia MUITO bem ao acelerador, mesmo em 5ª marcha na estrada a 110km/h, pisava e ele puxava bem, claro! No ritmo de um carro mil... mas respondia bem....
Cheguei a esticar bastante, pois aquelas rodovias na época não tinham radares como hoje, cheguei a dar 150km/h fácil no palio meu... Falava pra minha noiva toda hora que tinham trocado o motor do meu carro... tamanha a diferença que a gasolina tinha feito no motor...
Desde aquele dia eu só usava aditivada da shell, claro! Não podia bancar 3 reais por litro sempre né... Mas eu rodava muito com aquele palio e gastava muito pouco... Aditivo faz bem sim para o motor, acontece que o pessoal mais antigo é preconceituoso por conta do passado.
Tem carros importados que a própria montadora fala para usar SOMENTE gasolina aditivada, e outras ainda, SOMENTE Gasolina de alta octanagem...
Bom mas é isso aí galera, qualquer sintoma de consumo exagerado nos carros, a primeira coisa a fazer é, troque de posto, de preferencia para postos Cosan, se mesmo um deles estiver ruim, procure denunciar para o orgão que controla os postos, não me lembro qual mas tem.
Monza EFI 2.0 a gasolina com DH e A/C na estrada deve fazer algo em torno de 14,5 à 15km/l andando de boa a 110km/h, aproveitando bem os embalos.
Monza EFI 2.0 a alcool com DH e A/C na estrada deve fazer algo em torno de 11,5 à 12km/l andando nas mesmas condições.
Se estiver bem abaixo disso é certeza de ter algo errado, primeiramente no combustível, depois de ter certeza que o combustível é comprovado bom de qualidade, é que deve ser feito a checagem no motor.
Temos membros como o Ledo que tem um monza efi completo a gasolina, e comprovou a economia do monzão na estrada, e eu tenho o meu a alcool e sei o quanto ele tem potencial para isso também.
Hoje em dia a fiscalização em cima de combustíveis é bem maior do que antigamente, mesmo o combustível da maioria dos postos serem de procedencia ruim. Eu só confio em posto da Cosan, se tiver bandeira Cosan eu abasteço, caso contrário não.
Já vi posto Shell sem bandeira Cosan, certa vez parei pra abastecer num desses e o frentista me falou que era sim, mesmo não tendo a bandeira, ele disse que só não tinha a marca na placa. Mas de fato não era, pois o monza consumia sempre mais quando abastecido nesses postos. Pra mim não basta ser Shell tem que ser Cosan...
Lembrando que meu monza é alcool...
Com relação a gasolina, meu pai tem notado diferença de consumo quando abastece em outros postos, ele também tem preferido a gasolina da Cosan, mas gasolina mesmo é em Cesario Lange, cidade natal dos meus pais, onde mora meus avós, lá a gasolina FEDE, você sente aquele cheiro forte de gasolina, o alcool também é bem forte parecendo pinga. A gasolina delá no Honda Fit do meu pai, rende mais de 600km por tanque andando aqui na cidade, sempre que ele vai lá ele vai com o tanque meio vazio e enche lá, ele vem e roda uns 15 dias quase, ele roda pouco mas mesmo assim 600km com um tanque na cidade é bastante coisa...
Ainda não levei o meu monzão se "benzer" lá com o alcool, preciso fazer isso qualquer dia até para uma "limpeza" do motor e tanque, lá é região de usinas de alcool.
No palio que eu tinha, foi o primeiro carro que dirigi depois de tirar a carta, no começo eu pouco me lixava com o combustível que usava, colocava em qualquer lugar, até em mercados, alias era sempre onde eu abastecia no posto do mercado extra.
Até que um dia, eu coloquei 50 reais e fui no shopping com a noiva, na hora de ir embora, ainda parado, eu dei a partida, e coloquei o sinto, o rádio, nesse meio tempo o carro do nada apagou, achei estranho, bati na partida, normal, fui embora, daí comecei a torcer o nariz pra gasolina do extra, e meu pai só abastecia lá um monzão que ele tinha a gasolina, falei pra ele que era ruim, e ele logo confirmou que achou o monza gastão, desde esse dia eu comecei a abastecer em shell, até porque tinha um na portaria do condominio onde moro, e no caminho da casa da minha noiva tinha um outro, e abastecia lá também.
Certo dia eu estava indo pra campinas com a noiva, e o tanque estava na metade, mandei por 15 litros de gasolina Podium no posto BR, só por curiosidade, porque muitos falavam bem, muitos falavam que era palhaçada.
Pois bem, peguei estrada pra campinas e fui, primeira vez que estava indo, não tinha GPS, fui dar as caras pra bater... me perdi dentro da cidade, rodei, rodei, rodei, até que achei um casal de senhor que me mostraram o caminho em troca de uma carona...
Cheguei no shopping e tals.... Na volta, notei o carro diferente, estava esperto, BEM ESPERTO, respondia MUITO bem ao acelerador, mesmo em 5ª marcha na estrada a 110km/h, pisava e ele puxava bem, claro! No ritmo de um carro mil... mas respondia bem....
Cheguei a esticar bastante, pois aquelas rodovias na época não tinham radares como hoje, cheguei a dar 150km/h fácil no palio meu... Falava pra minha noiva toda hora que tinham trocado o motor do meu carro... tamanha a diferença que a gasolina tinha feito no motor...
Desde aquele dia eu só usava aditivada da shell, claro! Não podia bancar 3 reais por litro sempre né... Mas eu rodava muito com aquele palio e gastava muito pouco... Aditivo faz bem sim para o motor, acontece que o pessoal mais antigo é preconceituoso por conta do passado.
Tem carros importados que a própria montadora fala para usar SOMENTE gasolina aditivada, e outras ainda, SOMENTE Gasolina de alta octanagem...
Bom mas é isso aí galera, qualquer sintoma de consumo exagerado nos carros, a primeira coisa a fazer é, troque de posto, de preferencia para postos Cosan, se mesmo um deles estiver ruim, procure denunciar para o orgão que controla os postos, não me lembro qual mas tem.
Monza EFI 2.0 a gasolina com DH e A/C na estrada deve fazer algo em torno de 14,5 à 15km/l andando de boa a 110km/h, aproveitando bem os embalos.
Monza EFI 2.0 a alcool com DH e A/C na estrada deve fazer algo em torno de 11,5 à 12km/l andando nas mesmas condições.
Se estiver bem abaixo disso é certeza de ter algo errado, primeiramente no combustível, depois de ter certeza que o combustível é comprovado bom de qualidade, é que deve ser feito a checagem no motor.
Temos membros como o Ledo que tem um monza efi completo a gasolina, e comprovou a economia do monzão na estrada, e eu tenho o meu a alcool e sei o quanto ele tem potencial para isso também.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?
Olá amigos !
Desde que comprei o Monza eu nunca coloquei gasolina comum, sempre aditivada... Os meus antigos carros eram a Álcool, nunca tive um carro Gasolina a minha vida inteira, então fiquei com receio de colocar Gasolina comum e correr o risco de ferrar com alguma coisa no motor (Os meus dois carros a Álccol era carburados, Brosol 2E) , nunca tive carro injetado antes do Monza...
Eu estava SEMPRE abastecendo Gasolina Aditivada Ipiranga, mas notei que o carro as vezes falhava em giro BEM BAIXO (entre 1000 RPM e 2900 RPM) quando frio (esquentando melhorava) e o consumo não seguia um padrão sempre, as vezes o tanque rendia bem, as vezes não...
Até que comecei a fazer testes com V-POWER da Shell, fiquei 2 meses colocando SOMENTE Shell V-POWER...
Notei pequenas diferenças, muito positivas, nos quesitos:
Consumo: Agora os tanques com autonomia bem proporcional, não existe mais aquele negócio de 1/4 de tanque fazer 80 Km, e em outro tanque fazer 55 Km! Este teste sempre com A/C desligado.
Pegar em Manhãs Bem Frias: Por incrível que pareça, o carro pega mais fácil numa manhã BEM fria, ao invés de griar 3X o motor de arranque, na segunda virada já pega!!! =D
Desempenho entre 1000RPM e 2900 RPM com o carro Frio: Melhorou muito mesmo, agora com o carro frio o motor não falha mais nessa rotação, o que aconteceu com a gasolina Ipiranga. (excesso de álccol eu acredito).
Desempenho acima de 3200RPM: Não notei ganho de desempenho acima de 3500 RPM, ambas as gasolinas andam bema cima de 3500RPM, PORÉM a V-Power tanto com o carro frio/quente aparenta render MUITO MAIS em giro baixo, sério parece que o carro tem mais torque abaixo de 3200 RPM, fica mais ESPERTO ! Eu garanto que deu diferença, com ctz! Dá pra sentir no pé!
Então depois disso tudo em sá basteço o meu carro com V-Power... As duas vezes que meu carro deu 190Km/h de final na BR101 eu estava de V-Power, com as Ipiranga eu nunca pisei tanto, rs rs, então não sei dizer se ela ia dar uma boa final tb...
Pessoal uma coisa que ajuda muito no consumo do carro é manter a manutenção em dia, Filtro de Ar novo (Troco filtro de ar a cada 8mil Km), Velas de Ignição boas (Troco as velas a cada 15mil Km. O meu já na hora de trocar já), e Filtro de Combústivel novo tb ajuda no consumo.
Monza 2.0 EFI Gasolina na cidade faz 8 Km/L fácil se andar de BOA, na manha! Na Br andando na manha faz 13.5Km/L tranquilo, rodando a 110Km/h e sempre embalando ele, usando o bom torque em baixa.... Pisar fundo no OHC nunca lhe trará boas médias... Tem que embalar ele...
Abraço !
Desde que comprei o Monza eu nunca coloquei gasolina comum, sempre aditivada... Os meus antigos carros eram a Álcool, nunca tive um carro Gasolina a minha vida inteira, então fiquei com receio de colocar Gasolina comum e correr o risco de ferrar com alguma coisa no motor (Os meus dois carros a Álccol era carburados, Brosol 2E) , nunca tive carro injetado antes do Monza...
Eu estava SEMPRE abastecendo Gasolina Aditivada Ipiranga, mas notei que o carro as vezes falhava em giro BEM BAIXO (entre 1000 RPM e 2900 RPM) quando frio (esquentando melhorava) e o consumo não seguia um padrão sempre, as vezes o tanque rendia bem, as vezes não...
Até que comecei a fazer testes com V-POWER da Shell, fiquei 2 meses colocando SOMENTE Shell V-POWER...
Notei pequenas diferenças, muito positivas, nos quesitos:
Consumo: Agora os tanques com autonomia bem proporcional, não existe mais aquele negócio de 1/4 de tanque fazer 80 Km, e em outro tanque fazer 55 Km! Este teste sempre com A/C desligado.
Pegar em Manhãs Bem Frias: Por incrível que pareça, o carro pega mais fácil numa manhã BEM fria, ao invés de griar 3X o motor de arranque, na segunda virada já pega!!! =D
Desempenho entre 1000RPM e 2900 RPM com o carro Frio: Melhorou muito mesmo, agora com o carro frio o motor não falha mais nessa rotação, o que aconteceu com a gasolina Ipiranga. (excesso de álccol eu acredito).
Desempenho acima de 3200RPM: Não notei ganho de desempenho acima de 3500 RPM, ambas as gasolinas andam bema cima de 3500RPM, PORÉM a V-Power tanto com o carro frio/quente aparenta render MUITO MAIS em giro baixo, sério parece que o carro tem mais torque abaixo de 3200 RPM, fica mais ESPERTO ! Eu garanto que deu diferença, com ctz! Dá pra sentir no pé!
Então depois disso tudo em sá basteço o meu carro com V-Power... As duas vezes que meu carro deu 190Km/h de final na BR101 eu estava de V-Power, com as Ipiranga eu nunca pisei tanto, rs rs, então não sei dizer se ela ia dar uma boa final tb...
Pessoal uma coisa que ajuda muito no consumo do carro é manter a manutenção em dia, Filtro de Ar novo (Troco filtro de ar a cada 8mil Km), Velas de Ignição boas (Troco as velas a cada 15mil Km. O meu já na hora de trocar já), e Filtro de Combústivel novo tb ajuda no consumo.
Monza 2.0 EFI Gasolina na cidade faz 8 Km/L fácil se andar de BOA, na manha! Na Br andando na manha faz 13.5Km/L tranquilo, rodando a 110Km/h e sempre embalando ele, usando o bom torque em baixa.... Pisar fundo no OHC nunca lhe trará boas médias... Tem que embalar ele...
Abraço !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
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