É normal 2.0 perder na subida pelo 1.0?

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: É normal 2.0 perder na subida pelo 1.0?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pessoal, acho que essa conversa de que anda mais ou não não vai levar a lugar algum...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Acho que o ponto mais importante a ser levado em conta, não é somente a potencia do motor, tem que ver a relação de potencia por peso do carro...

MONZA
Cilindrada 1998 cm³
Potência 110 cv a 5600 rpm
Combustível Gasolina
Torque 16,6 kgfm a 3200 rpm
Peso/potência 10,05 kg/cv
Peso/torque 66,57 kg/kgfm

Peso 1105 kg
Fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... Codigo=280

Celta
Cilindrada 999 cm³
Combustível Flex
Potência 78 cv (A) 77 cv (G) a 6400 rpm
Torque 9,7 kgfm (A) 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
Peso/potência 11,67 kg/cv
Peso/torque 93,81 kg/kgfm

Peso 910 kg
Fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... odigo=1180

Retomada de 0 a 100km/h
Monza = 10,3s Gasolina Fonte: http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... om44.shtml
Celta = 15,5s Alcool Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 2599.shtml

Não consegui valores equivalentes de retomadas de velocidade, nem de ruídos em trafego... mas não preciso mais prolongar eu acho... :smt023

Ou seja o celta carrega 1,6kg a mais por cavalos de potencia do motor, e quase 30kg a mais por kgfm... ou seja é MUITA diferença... não adianta dizer em potencia somente, andar acima de 150, até fusca 1300 anda... isso não quer dizer NADA!

A diferença é quando o carro estiver numa subida, o monza irá fazer as ultrapassagens com MUITO mais segurança e rapidez, isso NÃO SE DISCUTE, e outra é o nível de ruído, quem tem monza S/R sabe como NÃO É confortavel andar a 140km/h constantemente, pois o cambio do S/R é mais curto que o SL/E, fazendo com que ele não seja confortavel para viagens... O mesmo acontece com o celta, para compesnar esse peso extra que ele carrega, veja bem, o celta é apenas 200kg mais leve, é bastante, mas o motor é bem mais fraco... ou seja mesmo o carro tendo um conjunto mais leve acaba sendo mais pesado pro motor, do que o monza com seus 200kg a mais...
Outra coisa o monza tem ar condicionado, este na estrada consegue trafegar tranquilamente, se precisar de ultrapassar ele desliga o compressor momentaneamente para dar folego ao motor e rapidamente ele retorna pois o carro consegue folego MUITO rapido, no celta isso é diferente, celta com ar, não vou nem falar o termo, mas é sofrido... tenho amigo que tem celta com ar e ele fala. Outra coisa, o monzão pra retomar de 100km/h pra 120km/h é muito rapido, puxa quarta da uma pisada e pronto... de 80km/h pra 120km/h tranquilo... em subidas... tranquilo... celta já não... demora, demora... e demora... já fiz viajens em 1.0, na cidade eles realmente IMPRESSIONAM, chego até a pensar que andam mais que monza... mas na estrada... te contar... chego em casa e abraço o monzão de saudades...
Faço viagens em carro 1.0, pois faço visitas a clientes e para não usar meu carro, a empresa aluga uns "pé-de-pano" pra mim... Nada contra, se tivesse que ter um hoje eu teria sem problemas, mas como eu tenho condições de ter um monza, prefito 10000x o monza... eu não tenho muito luxo não... deixo o carro em casa semana inteira, só na sexta venho trabalhar com ele, e ando nos fim de semanas... transito na cidade em dias de semana é só estresse... to fora...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Carlos A. Freire escreveu:Pessoal, acho que essa conversa de que anda mais ou não não vai levar a lugar algum...

Abs,

Carlos Freire
Carlão tem razão...rsrsrs... futebol, religião, política e Monzas não se discute...rsrsrs...
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Carlos A. Freire escreveu:Pessoal, acho que essa conversa de que anda mais ou não não vai levar a lugar algum...

Abs,

Carlos Freire
x2 :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por teste »

Galera, mudando um poco de assunto. Eu moro em Sj. campos
e ontem pela primeira fez fui com meu monza para campos do jordao. notei que o carro la ficou diferente. (fraco) acredito que por causa da altitude.
Ai vem a pergunta. era pra injeção corrigir? so o monza e assim? pq os carro 1.0 parecia normal la rs..
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

teste escreveu:Galera, mudando um poco de assunto. Eu moro em Sj. campos
e ontem pela primeira fez fui com meu monza para campos do jordao. notei que o carro la ficou diferente. (fraco) acredito que por causa da altitude.
Ai vem a pergunta. era pra injeção corrigir? so o monza e assim? pq os carro 1.0 parecia normal la rs..
isso que tu esta se referindo se chama corretor barometrico é uma funçao das IE. toda IE tem isso. a ECU sabe quando a pressao atmosferica cai e faz a correçao automaticamente pra deixar como se estive-se ao nivel do mar.

pro motor sentir uma diferença precisaria estar mais de 1000 metros ao nivel do mar. esse local que tu foi nao tem isso correto?

tirei do manual tecnico da megasquirt(injeção programavel)
1068 metros - (kPa) 89.15 pressao atmosferica - Brasilia (3480 feet)

a cada 1000 metros a uma queda de 10 kpa
0 metros = 100 kpa
1000 metros = 90 kpa
2000 metros = 80 kpa
....
la paz tem 4577metros = 57 kpa atmosferico

so efeito de comparaçao. um motor ao nivel do mar, como o monza produz 40 kpa de vacuo hehehe. falta ar la em cima :D

veja bem, pressao atmosferica ao nive do mar é de 99 a 102 kpa(variando devido o clima), é uma boa diferença 10 kpa entao toda IE tem que ter isso. agora imagina o caso dos carburador que perdem potencia cada 1000 metros que sobem e nao corrigi. essa é a vantagem da IE em relaçao ao carburador, uma delas.

no teu caso pode ser 2 coisa
- psicologico
- ou a mistura esta incorreta(mais plausivel)

lembrando que a multe 700 é malha aberta(sem sonda lambda e autocorreçao), nao tem auto correçao da mistura. e isso é fundamental nessas situaçoes por isso que o exemplo do 1.0 nao deu diferença alguma. no multec 700 é como se fosse um carburador a regulagem fina dela é mecanica e manual e isso faz a diferença em extremos como foi teu caso. se a mistura estiver muito fora do padrao vai sentir sim uma pequena ou grande diferença. e cada vez que subir mais, mais ruim ele fica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por teste »

Eu fui no Pico do Itapeva possui 2.030m de altitude . então a injeção do monza não corrigi. por isso eu axo que ele fico fraco. pra anda so com vacuometro la em cima.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu vi agora a altitude. realmente psicologico nao foi, com 2000 metros teu motor estava respirando pouco. corrigiu sim teste, é que esta alto mesmo e o monza multec 700 tem a limitaçao de nao ter a sonda lambda que poderia melhorar a mistura a ponto de nao notar diferença quase. mais pode ter certeza que corrigiu alguma coisa.

a cada 300 metros a uma perda de pontencia de nao sei quantos % agora, eu vi no manual de um motor que tenho aqui. isso em carburador é claro, e inclusive ele recomenda mexer na mistura do carburador pra compensar a perda.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder