500 EF automatico

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: 500 EF automatico

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafaelo escreveu:
Evandro Monza SR escreveu:2 - Técnica: a GM pode ter sido conservadora e, baseada nas experiências da VW com o GTi, onde a injeção teve problemas de adaptação, tenha decidido manter o câmbio manual, pois um câmbio automático multiplicaria um potencial problema com a injeção.
com certeza foi por falta de tecnologia, o sistema de IE do monza mpfi sao defasados ao extremo e nao era pq estavam em 1990 :D injeções mpfi com correção por sonda,mapas,entre outros recursos é algo dos anos 80 no mundo a fora. só nessa selva aqui que usaram esse E-... que nao tinha recurso algum muito limitada pra tudo. tanto era que tinha peças de carburador no meio de um carro tao caro.

digo pelo seguinte fatos, essa ECU nao tinha processador. o sistema era analogico feito por pre programação e integrados.

exemplo A: o CB era analogico a leitura de vazao era analogica pq a ECU nao tinha como se comunicar e calcular a taxa do pulso.
exemplo B: o rele do eletroventilador do radiador era analogico tb. via interruptor o tal do cebolao = carburador.
exemplo C: era um injeção totalmente adaptada de fabrica usaram peças do carburado, misturando peças de injeção = salada mixta de problemas
exemplo D: o acionamento do AC ainda era analogico sem interação com a ECU

em fim, da pra tira uma base da encrenca que era isso, usar isso com um cambio AT seria mais problematico ainda e tb seria feito de forma analogica aumentando o risco de problema e podendo cair no gosto popular como um fiasco. tudo isso pq que nao tinha capacidade tecnica de se comunicar com a ECU.

ae vcs vao me falar :) ta mas AT tem carburador e funciona bem. ok funciona! mas é carburador onde tudo é resumido e menos variaveis. quando se tem um injeção tao instavel como essa a inclusao de um cambio AT traria enormes problema e nao daria pra usar um cambio AT(configuração carburada) em um sistema mpfi analogico.

EFI tem AT pq é um sistema digital, mesmo com suas limitaçoes tecnica mas tem.
Rafaelo, discordo neste quesito ai, pois, no diagrama elétrico do Monza 90 (aquele que redesenhei com imensa ajuda sua) consta que, no Monza com 4 bicos de injeção, ele pega o pulso de um dos bicos e manda pro CB!
Olhe na imagem!
Imagem
Isso foi discutido muito com o David que, achava que o sensor de vazão que ele tinha comprado, era para o Monza MPFI, sendo que, o que estava errado no dele, era o CB!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

tem razao Leo, eu sempre achei que era por sensor de vazao a mediação e nao por pulso da ECU. tenho a impressao que li isso no forum assim como o David se enganou. por isso quando aparece casos assim devemos alertar pra nao passar em diante informações equivocadas. valeu pelo alerta.
Jonatas Lima escreveu:dois anos atraz em sorocaba vi um monza com as inscrições " 2.0i automatic" vinho 2portas,meio caido,com bagageiros,calotas etc,mas com as lanternas trazeiras e apliques,e as faixas laterais do 500 EF em bom estado, apenas não pude ver por dentro
posso ta enganado novamente mas pelo pouco que sei de 500EF so sairam 4 portas. oque tu deve ter visto era outro modelo de monza e o cara deu uma encrementada pra deixar mais parecido com o 500EF levanto a falsa interpretaçao do modelo original.

nao consegui achar nenhuma ligação AT <-> MPFI analogica do monza, os diagramas que tenho nao tem ligação entre eles. ou seja, a GM assumiu os riscos CASO tenha instalado AT em monza com esse tipo de injeção mpfi analogica. entao ela é totalmente paralela ao sistema pelo visto, estilo carburador. algo bem critico foi feito e assumido, pq os itens que citei sao reais a nao ser esse do CB que me pegou.

esqueci de falar la em cima que essa ECU nao possui controle de AR extra(autocorreçao) ela é do tipo aberta/fechada especialmente do AC. esse sistema nao tem ClosedLoop(autocorreção) como nos EFI(IAC motor de passo). IE com corretor de AR sempre sao solicitados em cambios AT modernos ajustando a rpm corretamente, tanto é que existe varias ligações entre eles AT <-> ECU ajudando na economia e no conforto, entre outras funçoes.

se monza MPFI foi instalado AT, entao a teorica da limitação tecnica nao é valida.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Jonatas Lima
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Jonatas Lima »

Olá Rafaelo, Sairam sim Monza 500EF duas portas.cerca de 500 unidades. meu tio na epoca teve um Okm, é ha dois carros iguais a venda no mercado livre. agora sobre o cambio automatico restam duvidas.

Abraços.
MARCEL JAROS KRINSKI
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1983
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por MARCEL JAROS KRINSKI »

é realmente sairam duas portas, já vi dois monzas E.F duas portas, mais não sabia que tinham sido fabricados pouquissimos exemplares, quem tem é uma verdadeira jóia...
"Monza SL/E 83/84"
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

coisas da GM hehe legal mais uma que aprendi.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
leoest

Mensagem não lida por leoest »

Boa noite Monzeiros.
Por coicidencia estou agora mesmo com uma revista Oficina Mecânica de 90 que tem um teste do Monza E.F e Santana Executivo que achei num sebo por pura sorte (nem estava procurando).
Aqui cita que realmente o Monza 500 E.F tinha como opção o cambio automatico.
Sobre a versão duas portas alem dos carros a venda que tem no mercado livre também tenho um scan de uma quatro rodas que fala desse "opcional" que subtraia 35.000 cruzeiros do valor do carro se não me engano.

Quando a internet do meu computador for reparada abrirei um tópico com os scans dessa matéria para aumentar o acervo.

Acho muito bacana pesquisar sobre essas versões raras.
à muito tempo vi a venda na internet um Monza S/R venezuelano 89 azul que além de automatico pude notar na traseira a inscrição 2.0i :smt030

Abraços.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Pessoal, complementando, se saiu ou não Monza 500EF 2 portas, por curiosidade encontrei no Mercado Livre.
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-21 ... estado-_JM

E, considerando ser raro ter o 500EF, e mais raro ter ele 2 portas, o estado de conservação deste ai é interessante!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

leoest escreveu:Boa noite Monzeiros.
Por coicidencia estou agora mesmo com uma revista Oficina Mecânica de 90 que tem um teste do Monza E.F e Santana Executivo que achei num sebo por pura sorte (nem estava procurando).
Aqui cita que realmente o Monza 500 E.F tinha como opção o cambio automatico.
Sobre a versão duas portas alem dos carros a venda que tem no mercado livre também tenho um scan de uma quatro rodas que fala desse "opcional" que subtraia 35.000 cruzeiros do valor do carro se não me engano.

Quando a internet do meu computador for reparada abrirei um tópico com os scans dessa matéria para aumentar o acervo.

Acho muito bacana pesquisar sobre essas versões raras.
à muito tempo vi a venda na internet um Monza S/R venezuelano 89 azul que além de automatico pude notar na traseira a inscrição 2.0i :smt030

Abraços.
Muito legal essa contribuição. Creio que por ser carro de executivo, e naquela época qualquer diretor tinha direito a motorista (coisa que hj em dia poucos presidentes de empresa tem), a maioria optaria por um carro versão 4 portas.

Me lembro quem em 91 eu trabalhava numa multi e o diretor da base ia pra cima e pra baixo de Diplomata 90 com motorista...kkkk...eita tempo bom...
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Responder