Resistor seletor de velocidade da ventilação interna

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Resistor seletor de velocidade da ventilação interna

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Meu monza vinha dando uns piripaques na ventilação interna até que morreu de vez. As velocidades diferentes são conseguidas por resistores de fio em um corpo único. A chave seletora aciona diferentes segmentos do resistor que está em série com o ventilador. O meu resistor foi pro beleléu ! Ele é composto de dois segmentos de 1 ohm cada. Achar um desses é quase impossível. Resolvi o problema cortando elos de uma resistência de chuveiro até conseguir os valores ôhmicos adequados ! Funciona perfeitamente uma vez que a resistência de chuveiro é dimensionada para potências beeeem maiores ! agora vou confeccionar um encapsulamento decente talvez com durepox para dar o acabamento final. Cada segmento é composto de 23 espiras de resistência para chuveiro lorenzete . Desmontei o botão e dei uma boa limpeza também e um preenchimento com solda. Adicionei um relé para a velocidade intermediária também. Depois coloco fotos melhores:

Imagem
Editado pela última vez por gabri_hawk em 16 Nov 2011, 23:35, em um total de 1 vez.
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Re: Resistor seletor de velocidade da ventilação interna

Mensagem não lida por teste »

cara, rs eu nao entendi nada... rs mas se funciono e o que importa... o meu tb nao funciona todas velociades so a ultima...
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Teste
Se o seu ventilador só funciona na velocidade 4, é bem provável que o relé que está instalado no seu carro não seja o relé correto.
O relé da 4ª velocidade, já muito comentado aqui no fórum, tem um contato a mais que os outros relés.

Qto a dificuldade em se encontrar o conjunto de resistores, como é um ítem importado dos EEUU, é fácil encontrá-lo em lojas de lá, até pela internet:

http://www.amazon.com/dp/B000C9GY1S/ref ... B000C9GY1S

Esse aqui está à venda na Amazon.com
O frete grátis citado, infelizmente, só é válido para entregas dentro dos EEUU. :(

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
teste

Mensagem não lida por teste »

meu rele ta bom... o que queimo sao os resistores que ficam proximo ao ventialdor.. aonde tem uns conectores coloridos..
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
filipenogueira

Mensagem não lida por filipenogueira »

caraca amigo, belo trabalho hein, se eu fosse você daria um acabamento inicial em silicone para vedar inclusive umidade, mas posta ae como chegou no resultado, foi usando multimetro? como foi?? isso pode ajudar muita gente. abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
gabri_hawk

Gostei do resistor Luiz !! pena que venha de tão longe !!. Como tenho muitos amigos americanos talvez consiga uma ajudinha. Alias sou amigo do Andy King administrador do http://www.mk2cav.com , vou ver se existe algo parecido na Inglaterra também .Estou pra receber do Andy um par de lanternas traseiras do SRi . Por enquanto vou me virando com a resistencia de chuveiro mesmo :lol: até porque ela é feita do mesmo material . Depois eu crio um envólucro apropriado para ela .

Teste , depois de verificar o que o Luiz falou , verifique se a chave seletora fecha normalmente os contatos e se o resistor duplo não está aberto. A coisa funciona assim : Na ventilação máxima o motor do ventilador e alimentado diretamente pela linha positivo (linha 15a) , a chave seletora coloca um ou dois resistores em série com ventilador. Com um resistor vc tem ventilaçao média , com 2 vc tem ventilação mínima . Olhe o esquema abaixo o conjunto ventilador e resistores representado por M4 e chave seletora por S25)

Imagem
Editado pela última vez por gabri_hawk em 17 Nov 2011, 14:16, em um total de 1 vez.
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
gabri_hawk

filipenogueira escreveu:caraca amigo, belo trabalho hein, se eu fosse você daria um acabamento inicial em silicone para vedar inclusive umidade, mas posta ae como chegou no resultado, foi usando multimetro? como foi?? isso pode ajudar muita gente. abraços
Sim sim amigo foi com um multímetro fui cortando e medindo , cortando e medindo ... Putz legal a sua idéia do silicone !!! se eu não me engano existe um tipo de silicone especial para alta temperatura . Valeu pela sua sacada !! :smt023
filipenogueira

Mensagem não lida por filipenogueira »

gabri_hawk escreveu:
filipenogueira escreveu:caraca amigo, belo trabalho hein, se eu fosse você daria um acabamento inicial em silicone para vedar inclusive umidade, mas posta ae como chegou no resultado, foi usando multimetro? como foi?? isso pode ajudar muita gente. abraços
Sim sim amigo foi com um multímetro fui cortando e medindo , cortando e medindo ... Putz legal a sua idéia do silicone !!! se eu não me engano existe um tipo de silicone especial para alta temperatura . Valeu pela sua sacada !! :smt023
Opa, estamos aí pra isso, hehehe, silicone é bom demais pra esse tipo de coisa e não é tão caro. pra melhorar ainda eu acho que dá pra você pegar uma caixinha de plástico um pouquinho maior pra acomodar bem a resistência e preencher com silicone, daí fica mais profissional e esteticamente melhor a "solução técnica alternativa", rsrsrs, bom estava pensando aqui mas acho que o silicone não dará nenhum tipo de isolamento indevido na resistência.

Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Responder