[IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios
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[IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios
Boa tarde Pessoal!
Seguinte, estou hoje criando este tópico para alertar sobre a manutenção preventiva nos freios.
Muito vão pensar logo de inicio: "meus discos, pastilhas e lonas estão 100%, não preciso de preventiva" ... ERRADO.
Contando o que aconteceu comigo nesta ultima sexta feira:
Tenho meu Celta desde 2009... manutenção sempre foi a normal: óleo, combustível, válvula termostática e pneus, nunca precisou nada além disso.
Sexta, ao sair com meu Celta, entre um acionamento do freio e outro, fiquei sem freio na roda traseira direira e na dianteira esquerda... o pedal do freio descia "meia embreagem" sem ação nenhuma, aí levava mais 1/4 do curso para frear de leve a roda dianteira direita e a traseira esquerda (pra quem não sabe, de forma extremamente resumida, o freio funciona em 2 circuitos na diagonal).
Beleza, fui até em casa só reduzindo na marcha sem problema algum.
Sábado arranquei as 4 rodas fora e fui investigar a causa da falta de freio... inspecionei a tubulação, tudo ok ... nada de vazamentos.
Pastilhas, pinças e lonas em perfeito estado.... pensei: "entrou ar" ... foi aí a surpresa: ao abrir o reservatório do fluído de freio, quem diz que tinha fluido lá dentro... NADA de fluído.
Muitos devem estar pensando: "tá, mas a luz do freio não acendeu?" ... já respondo: NÃO!, e sabem por que? o fluído virou uma PASTA e travou o sensor que acende a luz de freio.... e eu rodando por aí, todo bonito e faceiro.
Tirei o reservatório do fluído, lavei, tirei toda a pasta que o fluído tinha se transformado, coloquei fluído novo e sangrei o freio nas 4 rodas ... até sair toda a sujeira, gastei um frasco de 500ml de dot 4, fui pro próximo frasco e continuei, até limpar tudo.... resultado: quase 1 litro de dot 4 pra deixar em ordem.... agora tenho freio novamente.
Resumo: a relaxada da primeira dona nunca trocou o fluído, aí o relaxado do dono atual (esta anta que vos escreve) também não trocou o fluído.... deu nisso, poderia ter me matado se a falta de freio tivesse ocorrido em uma situação de emergência.
Sabem o que o manual diz disso?
Manual do Celta: Substituir o fluído (nunca completar) a cada 30mil km ou 2 anos.
Manual do Monza: 20mil km ou 1 ano.
Meu celta está pouco rodado ... mesmo sendo 2003 está com apenas 52 mil km ... porém, já tem 8 anos ... tá velho... no mínimo 4 trocas do fluído já deveriam ter sido feitas.
Outro ponto importante: o fluído de freio acumula umidade... se não trocar, essa umidade pode ferrar com toda a tubulação de freio.
Fica aí a dica: muita atenção ao fluído de freio.... troquem no prazo, essa coisa é barata.... a segurança sua e de sua familia pode depender disso.
Valeu pela atenção, até+ :smt023
Seguinte, estou hoje criando este tópico para alertar sobre a manutenção preventiva nos freios.
Muito vão pensar logo de inicio: "meus discos, pastilhas e lonas estão 100%, não preciso de preventiva" ... ERRADO.
Contando o que aconteceu comigo nesta ultima sexta feira:
Tenho meu Celta desde 2009... manutenção sempre foi a normal: óleo, combustível, válvula termostática e pneus, nunca precisou nada além disso.
Sexta, ao sair com meu Celta, entre um acionamento do freio e outro, fiquei sem freio na roda traseira direira e na dianteira esquerda... o pedal do freio descia "meia embreagem" sem ação nenhuma, aí levava mais 1/4 do curso para frear de leve a roda dianteira direita e a traseira esquerda (pra quem não sabe, de forma extremamente resumida, o freio funciona em 2 circuitos na diagonal).
Beleza, fui até em casa só reduzindo na marcha sem problema algum.
Sábado arranquei as 4 rodas fora e fui investigar a causa da falta de freio... inspecionei a tubulação, tudo ok ... nada de vazamentos.
Pastilhas, pinças e lonas em perfeito estado.... pensei: "entrou ar" ... foi aí a surpresa: ao abrir o reservatório do fluído de freio, quem diz que tinha fluido lá dentro... NADA de fluído.
Muitos devem estar pensando: "tá, mas a luz do freio não acendeu?" ... já respondo: NÃO!, e sabem por que? o fluído virou uma PASTA e travou o sensor que acende a luz de freio.... e eu rodando por aí, todo bonito e faceiro.
Tirei o reservatório do fluído, lavei, tirei toda a pasta que o fluído tinha se transformado, coloquei fluído novo e sangrei o freio nas 4 rodas ... até sair toda a sujeira, gastei um frasco de 500ml de dot 4, fui pro próximo frasco e continuei, até limpar tudo.... resultado: quase 1 litro de dot 4 pra deixar em ordem.... agora tenho freio novamente.
Resumo: a relaxada da primeira dona nunca trocou o fluído, aí o relaxado do dono atual (esta anta que vos escreve) também não trocou o fluído.... deu nisso, poderia ter me matado se a falta de freio tivesse ocorrido em uma situação de emergência.
Sabem o que o manual diz disso?
Manual do Celta: Substituir o fluído (nunca completar) a cada 30mil km ou 2 anos.
Manual do Monza: 20mil km ou 1 ano.
Meu celta está pouco rodado ... mesmo sendo 2003 está com apenas 52 mil km ... porém, já tem 8 anos ... tá velho... no mínimo 4 trocas do fluído já deveriam ter sido feitas.
Outro ponto importante: o fluído de freio acumula umidade... se não trocar, essa umidade pode ferrar com toda a tubulação de freio.
Fica aí a dica: muita atenção ao fluído de freio.... troquem no prazo, essa coisa é barata.... a segurança sua e de sua familia pode depender disso.
Valeu pela atenção, até+ :smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios
Que susto hein...
vlw a dica, nunca tinha pensado no assunto :smt021 , eh como vc disse, dirigindo o carro todo dia e percebendo q o freio aparentemente ta 100% a gente nem se preocupa...
vou verificar o meu...
Abs :smt023

vlw a dica, nunca tinha pensado no assunto :smt021 , eh como vc disse, dirigindo o carro todo dia e percebendo q o freio aparentemente ta 100% a gente nem se preocupa...
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Elton Fernando
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Monza: Só tendo um para entender...
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios
Outra coisa pessoal....
troquem os flexiveis...são relativamente barato.....vale a pena trocar... na faixa de $10 reais cada....
um abraço
troquem os flexiveis...são relativamente barato.....vale a pena trocar... na faixa de $10 reais cada....
um abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988


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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios
Troquei recentemente todo o fluido do meu Monza pelo DOT 4, discos, pastilhas, lonas tambores, válvulas equalizadoras e flexíveis!
Para substituir oo fluido DOT-3 pelo DOT-4, deve-se ir sangrando até sair o fluido novo em cada roda.
Outra coisa, a troca dos flexíveis, influenciou muito a frenagem! os meus, ainda eram originais e, quando eu pisava no freio, ele "inflava".
É isso!
Abraços!
Para substituir oo fluido DOT-3 pelo DOT-4, deve-se ir sangrando até sair o fluido novo em cada roda.
Outra coisa, a troca dos flexíveis, influenciou muito a frenagem! os meus, ainda eram originais e, quando eu pisava no freio, ele "inflava".
É isso!
Abraços!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
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- luiz sle
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios
No Monza já foi trocado, discos, lonas, flexíveis, fluído, cilindro mestre, hidrovácuo... Um monte de coisas. Tenho até algumas fotos aqui no computador das peças e da substituição.
Sendo sincero, não percebi diferença na frenagem não. Continua a mesma coisa, como todo freio de Monza, não estanca de uma vez mas numa brecada forte trava as quatro.
Alguém sabe dizer a diferença do sistema de freio dos Monza até 87, e de 88 em diante?
Sendo sincero, não percebi diferença na frenagem não. Continua a mesma coisa, como todo freio de Monza, não estanca de uma vez mas numa brecada forte trava as quatro.
Alguém sabe dizer a diferença do sistema de freio dos Monza até 87, e de 88 em diante?
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios
Luiz,
estamos querendo mexer no freio aqui em casa, se pudesse postar as fotos das peças e da troca ficaríamos agradecidos.
depois desse relato vamos ficar mais atentos com o freio.
a família agradece,
gratos
estamos querendo mexer no freio aqui em casa, se pudesse postar as fotos das peças e da troca ficaríamos agradecidos.
depois desse relato vamos ficar mais atentos com o freio.
a família agradece,
gratos
- luiz sle
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios
Posto da última manutenção dos freios. A mais antiga não tenho...
Aí vai, algumas peças misturadas com de outras partes do carro:




Foram trocados cilindro mestre e hidrovácuo que havia furado o diafragma. Mas esses não tenho fotos...
Aí vai, algumas peças misturadas com de outras partes do carro:




Foram trocados cilindro mestre e hidrovácuo que havia furado o diafragma. Mas esses não tenho fotos...
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios
cacetada que susto monstro hein
preciso fazer isso aqui com o classic do meu pai....
no monza ja troquei bastante peças mas falta o flexivel....
com o monza fiz isso das fotos...


preciso fazer isso aqui com o classic do meu pai....
no monza ja troquei bastante peças mas falta o flexivel....
com o monza fiz isso das fotos...

MONZEIROS DE GUARULHOS !
Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv

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