[IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
RicardoDS
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[IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios

Mensagem não lida por RicardoDS »

Boa tarde Pessoal!

Seguinte, estou hoje criando este tópico para alertar sobre a manutenção preventiva nos freios.
Muito vão pensar logo de inicio: "meus discos, pastilhas e lonas estão 100%, não preciso de preventiva" ... ERRADO.

Contando o que aconteceu comigo nesta ultima sexta feira:
Tenho meu Celta desde 2009... manutenção sempre foi a normal: óleo, combustível, válvula termostática e pneus, nunca precisou nada além disso.
Sexta, ao sair com meu Celta, entre um acionamento do freio e outro, fiquei sem freio na roda traseira direira e na dianteira esquerda... o pedal do freio descia "meia embreagem" sem ação nenhuma, aí levava mais 1/4 do curso para frear de leve a roda dianteira direita e a traseira esquerda (pra quem não sabe, de forma extremamente resumida, o freio funciona em 2 circuitos na diagonal).

Beleza, fui até em casa só reduzindo na marcha sem problema algum.
Sábado arranquei as 4 rodas fora e fui investigar a causa da falta de freio... inspecionei a tubulação, tudo ok ... nada de vazamentos.
Pastilhas, pinças e lonas em perfeito estado.... pensei: "entrou ar" ... foi aí a surpresa: ao abrir o reservatório do fluído de freio, quem diz que tinha fluido lá dentro... NADA de fluído.

Muitos devem estar pensando: "tá, mas a luz do freio não acendeu?" ... já respondo: NÃO!, e sabem por que? o fluído virou uma PASTA e travou o sensor que acende a luz de freio.... e eu rodando por aí, todo bonito e faceiro.

Tirei o reservatório do fluído, lavei, tirei toda a pasta que o fluído tinha se transformado, coloquei fluído novo e sangrei o freio nas 4 rodas ... até sair toda a sujeira, gastei um frasco de 500ml de dot 4, fui pro próximo frasco e continuei, até limpar tudo.... resultado: quase 1 litro de dot 4 pra deixar em ordem.... agora tenho freio novamente.

Resumo: a relaxada da primeira dona nunca trocou o fluído, aí o relaxado do dono atual (esta anta que vos escreve) também não trocou o fluído.... deu nisso, poderia ter me matado se a falta de freio tivesse ocorrido em uma situação de emergência.

Sabem o que o manual diz disso?
Manual do Celta: Substituir o fluído (nunca completar) a cada 30mil km ou 2 anos.
Manual do Monza: 20mil km ou 1 ano.

Meu celta está pouco rodado ... mesmo sendo 2003 está com apenas 52 mil km ... porém, já tem 8 anos ... tá velho... no mínimo 4 trocas do fluído já deveriam ter sido feitas.

Outro ponto importante: o fluído de freio acumula umidade... se não trocar, essa umidade pode ferrar com toda a tubulação de freio.

Fica aí a dica: muita atenção ao fluído de freio.... troquem no prazo, essa coisa é barata.... a segurança sua e de sua familia pode depender disso.


Valeu pela atenção, até+ :smt023
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eltonfernandos
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios

Mensagem não lida por eltonfernandos »

Que susto hein... :?

vlw a dica, nunca tinha pensado no assunto :smt021 , eh como vc disse, dirigindo o carro todo dia e percebendo q o freio aparentemente ta 100% a gente nem se preocupa...
vou verificar o meu...

Abs :smt023
Elton Fernando

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Monza: Só tendo um para entender...
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david crozeta
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios

Mensagem não lida por david crozeta »

Outra coisa pessoal....
troquem os flexiveis...são relativamente barato.....vale a pena trocar... na faixa de $10 reais cada....


um abraço
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios

Mensagem não lida por Leocastro »

Troquei recentemente todo o fluido do meu Monza pelo DOT 4, discos, pastilhas, lonas tambores, válvulas equalizadoras e flexíveis!

Para substituir oo fluido DOT-3 pelo DOT-4, deve-se ir sangrando até sair o fluido novo em cada roda.

Outra coisa, a troca dos flexíveis, influenciou muito a frenagem! os meus, ainda eram originais e, quando eu pisava no freio, ele "inflava".

É isso!
Abraços!
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios

Mensagem não lida por luiz sle »

No Monza já foi trocado, discos, lonas, flexíveis, fluído, cilindro mestre, hidrovácuo... Um monte de coisas. Tenho até algumas fotos aqui no computador das peças e da substituição.

Sendo sincero, não percebi diferença na frenagem não. Continua a mesma coisa, como todo freio de Monza, não estanca de uma vez mas numa brecada forte trava as quatro.

Alguém sabe dizer a diferença do sistema de freio dos Monza até 87, e de 88 em diante?
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios

Mensagem não lida por fiaelaine »

Luiz,

estamos querendo mexer no freio aqui em casa, se pudesse postar as fotos das peças e da troca ficaríamos agradecidos.

depois desse relato vamos ficar mais atentos com o freio.

a família agradece,

gratos
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luiz sle
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios

Mensagem não lida por luiz sle »

Posto da última manutenção dos freios. A mais antiga não tenho...

Aí vai, algumas peças misturadas com de outras partes do carro:

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Foram trocados cilindro mestre e hidrovácuo que havia furado o diafragma. Mas esses não tenho fotos...
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Re: [IMPORTANTE] Manutenção preventiva nos freios

Mensagem não lida por gleidson »

cacetada que susto monstro hein :shock:
preciso fazer isso aqui com o classic do meu pai....
no monza ja troquei bastante peças mas falta o flexivel....
com o monza fiz isso das fotos...
Imagem
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Imagem
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