Apesar de já ter comentado algo sobre esse assunto em alguns tópicos nessas últimas semanas, criei esse aqui hoje pra dividir a experiência e desabafar um pouco. Infelizmente não tive mais como correr da retífica completa do motor.
Vamos à trajetória:
04/2007 - Comprei o carro com 56.000km (acredito ser 156.000, já que o odômetro só marca até 99.999). O carro "veio de fábrica"(rs) já com problemas de arrefecimento, que somente 3 meses mais tarde descobri ser defeito na bomba dágua (miolo solto). Nesses 3 meses tive vários problemas de superaquecimento, entretanto não chegou a queimar a junta do cabeçote. Foi trocada a bomba dagua e a correia dentada;
12/2009 - Primeira manutenção significativa do motor, com a troca da junta do cabeçote que enfim "abriu o bico" (vejam que mesmo com os problemas de antes, andei mais de 2 anos e meio sem manutenção).
03/2011 - Para meu espanto, novamente houve a queima da junta. Assim do nada. O motor já apresentava alguns barulhos, principalmente frio (batendo saia), mas após aquecer parava. Não baixava água e nem aquecia, somente o óleo baixava um pouco e ja tava fumaceando. E de repente a junta partiu entre os cilindros 1 e 2. Foi então feita a troca da junta e da correia dentada novamente;
03/2011 - Quinze dias depois, a correia nova roçou. O carro morreu sem explicação e não pegava mais. Por sorte (

04/2011 - Uma semana depois e lá se foi outra correia dentada. Dessa vez levou junto as válvulas. Então tive que fazer todo o cabeçote (tuchos, balancins, vedadores, válvulas). Trocamos também a bomba dágua e a polia do virabrequim, visto que ambas as correias anteriores roçaram. Fui alertado pelo mecânico que o cabeçote estava no limite de rebaixamento

05/2011 - Minha alegria durou bem pouco. Apenas 900km após a retifica do cabeçote a junta queimou denovo!!! Dessa vez entre o 3° e 4° cilindros. Passei a desconfiar profundamente do mecânico, apesar de ter muitas referencias boas dele. Mas enfim, ele mandou confeccionar uma junta mais grossa, instalou e não cobrou, por ainda estar na garantia do serviço de antes. Sugeri uma junta metálica, mas ele me disse q seria tapar o sol com a peneira. E que essa junta mais grossa ajudaria se o problema fosse o cabeçote taxado.
05/2011 - 10 dias depois, ainda sem forçar o motor, andando macio somente dentro da cidade, acreditei que os problemas tinham acabado. Cheguei animado em casa depois do trabalho as 8 da manhã (trabalho a noite :smt015 rs), fui na autopeças, comprei um jogo de pastilhas e resolvi trocar seguindo um tutorial daqui

Depois disso não falei mais com ele pra constatar se novamente foi a junta a causadora do problema. Mas já adiantei pra ele desmontar tudo e fazer as medições pra providenciarmos as peças e a retifica. É complicado fazer uma manutenção dessas sem dinheiro, mas ele já disse que me parcela. Ainda vou ver se consigo algumas peças mais em conta, mas quero tudo novo. Só o cabeçote que eu preciso providenciar outro e acho que vai ter q ser um retificado, pq o meu já não dá mais retifica

Mas enfim, tem lá os seus prós. É um mês sem carro e mais 5 meses sem grana, pagando a retifica. Mas em compensação vou ter um motorzão zerinho no Tenebroso...

Saudações a todos,
Piran.