Não teve como escapar...

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
joseapiran
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Não teve como escapar...

Mensagem não lida por joseapiran »

Boa noite galera.

Apesar de já ter comentado algo sobre esse assunto em alguns tópicos nessas últimas semanas, criei esse aqui hoje pra dividir a experiência e desabafar um pouco. Infelizmente não tive mais como correr da retífica completa do motor.

Vamos à trajetória:

04/2007 - Comprei o carro com 56.000km (acredito ser 156.000, já que o odômetro só marca até 99.999). O carro "veio de fábrica"(rs) já com problemas de arrefecimento, que somente 3 meses mais tarde descobri ser defeito na bomba dágua (miolo solto). Nesses 3 meses tive vários problemas de superaquecimento, entretanto não chegou a queimar a junta do cabeçote. Foi trocada a bomba dagua e a correia dentada;

12/2009 - Primeira manutenção significativa do motor, com a troca da junta do cabeçote que enfim "abriu o bico" (vejam que mesmo com os problemas de antes, andei mais de 2 anos e meio sem manutenção).

03/2011 - Para meu espanto, novamente houve a queima da junta. Assim do nada. O motor já apresentava alguns barulhos, principalmente frio (batendo saia), mas após aquecer parava. Não baixava água e nem aquecia, somente o óleo baixava um pouco e ja tava fumaceando. E de repente a junta partiu entre os cilindros 1 e 2. Foi então feita a troca da junta e da correia dentada novamente;

03/2011 - Quinze dias depois, a correia nova roçou. O carro morreu sem explicação e não pegava mais. Por sorte ( :?: ) não danificou as válvulas, segundo o mecânico depois de testar a compressão. Novamente trocamos a correia, porém o carro não ficou muito bom. O mecânico sugeriu que fosse o distribuidor (o meu estava bem ruim mesmo), pois o carro falhava entre 2500 e 3500 giros. Troquei o distribuidor, primeiro por um recondicionado que não aguentou e moeu. Depois por um novo. Melhorou, mas não resolveu;

04/2011 - Uma semana depois e lá se foi outra correia dentada. Dessa vez levou junto as válvulas. Então tive que fazer todo o cabeçote (tuchos, balancins, vedadores, válvulas). Trocamos também a bomba dágua e a polia do virabrequim, visto que ambas as correias anteriores roçaram. Fui alertado pelo mecânico que o cabeçote estava no limite de rebaixamento :? . Enfim, ficou pior do que eu esperava, pq parece q a fumaça aumentou, e as falhas em giro médio continuaram. Foi então que eu desconfiei do carburador. Fiz eu mesmo a limpeza e troca dos reparos e resolvi o problema das falhas;

05/2011 - Minha alegria durou bem pouco. Apenas 900km após a retifica do cabeçote a junta queimou denovo!!! Dessa vez entre o 3° e 4° cilindros. Passei a desconfiar profundamente do mecânico, apesar de ter muitas referencias boas dele. Mas enfim, ele mandou confeccionar uma junta mais grossa, instalou e não cobrou, por ainda estar na garantia do serviço de antes. Sugeri uma junta metálica, mas ele me disse q seria tapar o sol com a peneira. E que essa junta mais grossa ajudaria se o problema fosse o cabeçote taxado.

05/2011 - 10 dias depois, ainda sem forçar o motor, andando macio somente dentro da cidade, acreditei que os problemas tinham acabado. Cheguei animado em casa depois do trabalho as 8 da manhã (trabalho a noite :smt015 rs), fui na autopeças, comprei um jogo de pastilhas e resolvi trocar seguindo um tutorial daqui :wink: . Nunca tinha feito eu mesmo a troca, e vi ser muito fácil. Fiquei contente com o resultado. Andei um pouco pra assentar o freio e quando fui chegando em casa o carro morreu ao parar numa esquina. Achei estranho, mas dei outra partida e acabei de chegar, normalmente. Deixei a ventoinha desligar com o motor funcionando, até então tudo certo. Descansei um pouco, ansioso pra ir buscar a namorada a tarde e contar a façanha da manutenção. Mas quando sai de casa ja no começo da noite, senti o carro falhando denovo. No percurso de menos de 3km foi piorando e quase nem chego na casa dela. O carro morre. Tento na partida e nada. Quando pega é só fumaça pra todo lado. Deixei o carro lá, e hoje o mecânico foi guinchar.

Depois disso não falei mais com ele pra constatar se novamente foi a junta a causadora do problema. Mas já adiantei pra ele desmontar tudo e fazer as medições pra providenciarmos as peças e a retifica. É complicado fazer uma manutenção dessas sem dinheiro, mas ele já disse que me parcela. Ainda vou ver se consigo algumas peças mais em conta, mas quero tudo novo. Só o cabeçote que eu preciso providenciar outro e acho que vai ter q ser um retificado, pq o meu já não dá mais retifica :( .

Mas enfim, tem lá os seus prós. É um mês sem carro e mais 5 meses sem grana, pagando a retifica. Mas em compensação vou ter um motorzão zerinho no Tenebroso... :D . Depois só vai faltar o resto da reforma, rs... Mas essa fica pra depois q eu ganhar na Mega. :mrgreen:

Saudações a todos,

Piran.
TeNeBrOsO
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rafamts
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Re: Não teve como escapar...

Mensagem não lida por rafamts »

A saga do monzão! Já passei por isso também. Boa sorte ao amigo e olho vivo nesse mecânico!!
chrisbergamo
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Re: Não teve como escapar...

Mensagem não lida por chrisbergamo »

Velho, se vale como consolo, também peguei meu tuba usado e com MUITA coisa por fazer, durante quase 1 ano(literalmente), quase todo mes apareceu coisa pra fazer(eu juro), de suspenção (amortecedores, molas, buchas), a freios e cubo de roda empenado, a carburador(só nele gastei 350 pila), a mola quebrada, forros de porta lascados, carter novo também coloquei(o original tava vazando), caixa de direção hidraulica também troquei, que mais deixa eu ver, borrachas, bomba dagua, cebolão do radiador, travas elétricas originais também foram pro saco, que mais, bem, teve mais, mas eu não lembro agora, a lista tá boa ou quer mais? hehehe a UNICA coisa boa no meu carro é justamente o motor, não queima UMA gota de oleo, puxa na imigrantes com um torque que é uma delicia, mas nos outros itens todos que relatei, gastei mais de 4 pila fácil. Não tem jeito, o monzão é excelente, mas se o antigo proprietario não tomou conta, acontece essas coisas. Agora ja faz meses que graças a deus não apareceu mais nada pra resolver. Morre com essa grana no motor e bola pra frente.
marcel2
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Re: Não teve como escapar...

Mensagem não lida por marcel2 »

boa sorte amigo ,no meu ja fiz cabeçote ,comando e ainda vo ter q fazer a parte de baixo tbm :smt010 + pra anda de monzera afinadinho vale a pena :smt005 é um carrão
joseapiran
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Re: Não teve como escapar...

Mensagem não lida por joseapiran »

É realmente oq eu penso. Dá vontade mandar à mer... qdo alguem manda vender logo! E depois dessa retífica vo ta com o motor zerado. Vai ser a primeira vez na vida que tenho um carro zero, rs. E melhor, pra cuidar e amaciar do meu jeito.
Vai ser carro pro resto da vida!
TeNeBrOsO
chrisbergamo
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Re: Não teve como escapar...

Mensagem não lida por chrisbergamo »

É isso ai, depois da retifica, troca o oleo sempre aos 5000km, troque sempre os filtros de oleo e de ar, etc etc que tudo vai durar MUITO tempo, o monza 1992 do meu pai tá com mais de 230.000km e não precisa abrir ainda.
José Leal
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Re: Não teve como escapar...

Mensagem não lida por José Leal »

Se o mecânico disse que o cabeçote não tem mais retífica, provavelmente a taxa de compressão está muito alta. Mas como vc usa álcool, não era para haver tantos problemas assim.

A junta de aço é sim uma boa pedida, desde que bem montada. Meu mecânico teve problemas com uma junta de aço em um motor AP (tinha que ser, né?), que deixava vazar água para os cilindros. Resolveu o problema colocando uma junta de cortiça. Ambas as juntas eram originais VW.
Eu estava pensando em colocar uma junta de aço no meu motor, mas depois desse relato, fiquei com um pé atrás. Ainda mais que como ela é mais fina que a de cortiça, fiquei com medo dos pistões cabecearem as válvulas. Afinal, converti meu motor para álcool.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
joseapiran
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Re: Não teve como escapar...

Mensagem não lida por joseapiran »

O que vc pode fazer Leal, e q eu também ja pensei em fazer, é mandar fazer uma junta metálica (pode ser de chapa de aço ou cobre) de 2,0mm. Se seu cabeçote já está taxado, uma junta mais grossa assim resolve o problema. No meu caso, já que eu vou gastar com a retífica completa, vou ver se encontro um cabeçote em melhores condições, pq eu to desconfiado que o meu pode estar empenado, mesmo depois da última retífica, pelo fato de ter estourado 3 juntas seguidas.
O que eu pretendo agora é deixar o motor zero. Assim eu sei q posso ficar tranquilo por anos.
TeNeBrOsO
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