Cabeçote Furado ???

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
AlexTM
Modelo: - SELECIONE --------

Cabeçote Furado ???

Mensagem não lida por AlexTM »

Pessoal, sou novo por aqui e novato com Monza, aconteceu o seguinte, o carro tava falhando e misturando agua no oleo, o mecanico disse que quimou a junta e ao retirar o cabeçote enviou para a retifica onde me foi falado que foi feito completo o cabeçote, plainado, sede e guia. Ao remontar e me entregar o carro, notei que a queima nao era perfeita, comentei com o mecanico e o mesmo me disse que era problema de gasolina. Pois entao gastei a gasolina do tanque e colequei a nova. Parti entao para uma auto eletrica que trabalha com injeção, onde foi tudo verificado e estava tudo ok até o camarada puxar o respiro que sai do cabeçote ( ali perto da sigla OHC ) onde a cada acelerada sai vapor de agua. Retornei entao para o mecanico onde informei o ocorrido. Hoje ele desmontou e mandou o cabeçote devolta para a retifica e quando fui la quase agora ele disse que o cabeçote furou, e que agora os caras iriam soldar. Fiquei com cara de de interrogação. Caros amigos que entendem muito mais do que eu. Ja aconteceu isso com alguem ? Estou sendo enganado ? Isso é normal ? A retifica fez cagada ? Todas retificas fazem teste de trinca ou só as boas ? Ou estou falando bobagem ?
Gostaria de opniões.

Obrigado.
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote Furado ???

Mensagem não lida por rafamts »

Cara, nunca ouvi um relato desses... Essa história tá meio estranha! Vamos esperar os amigos monzeiros se pronunciarem a respeito!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O cabeçote pode apresentar trincas e corrosão. Uma das tarefas da retífica é avaliar se o cabeçote a fazer manutenção não está com um defeito desses, que muitas vezes a solução é a troca.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
joseapiran
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por joseapiran »

Aproveitando o tópico...
Amigos, estou com um problema crítico com meu cabeçote. A junta havia queimado antes, troquei e fiz a revisão no cabeçote na época, o q me custou R$430,00. Até ai tudo bem. Essa junta durou quase um ano e meio, voltando a queimar, dessa vez dando passagem de compressão entre os cilindros 1 e 2. Levei então em outro mecânico, que fez a troca.
Duas semanas depois roçou a correia dentada (nova). Por sorte nesse dia não atropelou as válvulas (segundo o mecânico). Somente colocamos uma correia nova e fizemos ajuste no ponto.
Porém em menos de um mês a correia roçou denovo, atropelando as válvulas. Fiz então a retifica do cabeçote completa, trocando a polia do vira e a bomba dágua, para evitar danificar outra correia. Com tudo novo na parte de cima (inclusive a junta e mais R$770,00), rodei mais 1000km e adivinhem? Queimou novamente a junta do cabeçote!!!! Sem aquecer, sem faltar água e óleo novo. Dessa vez dando passagem de compressão entre os cilindros 3 e 4.
Como ainda tá na garantia, vou exigir a troca por conta do mecânico, mas já tá decidido q é a última vez que levo o carro nele. Pq isso tá me cheirando nitidamente a serviço mal feito.
Se alguem tiver algum comentário será muito bem vindo.

Abçs.

Piran.
TeNeBrOsO
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994

Mensagem não lida por rafamts »

joseapiran escreveu:Aproveitando o tópico...
Amigos, estou com um problema crítico com meu cabeçote. A junta havia queimado antes, troquei e fiz a revisão no cabeçote na época, o q me custou R$430,00. Até ai tudo bem. Essa junta durou quase um ano e meio, voltando a queimar, dessa vez dando passagem de compressão entre os cilindros 1 e 2. Levei então em outro mecânico, que fez a troca.
Duas semanas depois roçou a correia dentada (nova). Por sorte nesse dia não atropelou as válvulas (segundo o mecânico). Somente colocamos uma correia nova e fizemos ajuste no ponto.
Porém em menos de um mês a correia roçou denovo, atropelando as válvulas. Fiz então a retifica do cabeçote completa, trocando a polia do vira e a bomba dágua, para evitar danificar outra correia. Com tudo novo na parte de cima (inclusive a junta e mais R$770,00), rodei mais 1000km e adivinhem? Queimou novamente a junta do cabeçote!!!! Sem aquecer, sem faltar água e óleo novo. Dessa vez dando passagem de compressão entre os cilindros 3 e 4.
Como ainda tá na garantia, vou exigir a troca por conta do mecânico, mas já tá decidido q é a última vez que levo o carro nele. Pq isso tá me cheirando nitidamente a serviço mal feito.
Se alguem tiver algum comentário será muito bem vindo.

Abçs.

josé, isso tá parecendo serviço muito mal feito! Junta nova tem que durar bastante tempo, não pode estar queimando nesse intervalo de tempo que você mencionou...
Piran.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se o motor não superaqueceu, não faltou água no sistema de arrefecimento, resta apenas cabeçote com base empenada ou erro na sequência ou torque de aperto dos parafusos. A não ser que houve alguma obstrução pela junta de aplicação incorreta, que em todos esses casos, tem haver com a manutenção que foi feita.

Mais um comentário... esperou muito tempo para resolver o problema da correia dentada. Na primeira avaliação, já deveria ter procurado a causa da correia ter, como você disse, "roçada". A correia não estraga sozinha.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
joseapiran
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por joseapiran »

É Carlos, justamente o que eu tinha pensado.
De qualquer forma acabei deixando o carro lá mas essa vez, já que ta na garantia. O mecânico me mostrou a junta quebrada entre os dois pistões. Como o cabeçote foi retificado, descartei a possibilidade de empenamento. Só restou então a falta de perícia do mecânico.
Ele pediu uma justa sob medida, um pouco mais grossa, que segundo ele pode ser melhor, ja que o cabeçote está no limite do rebaixamento. Comentei sobre colocar junta metálica, porém descartou a ideia, pela mesma ser muito fina.
Mas já to procurando outro mecânico para as prózimas manutenções.
Obrigado.
TeNeBrOsO
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

O meu já furou, duas vezes só conosco quando não usávamos aditivo. Foi pra retifica duas vezes e na última foi constatado que não aguenta outra retifica. Acontece que quando não se usa aditivo as paredes da galeria de água corroem drasticamente que no meu caso começou a entrar água dentro da galeria de um pistão. A vela enferrujava em menos de 500m e a mistura ficava totalmente incorreta, falhando muito! Ao tentar medir a compressão dos cilindros logo ao dar partida voava água pelo local onde o aparelho era alojado (voou água no olho do mecânico, rsrsrsrs). Morremos em R$450,00 duas vezes. Ao começar usar aditivo com as trocas especificadas pela fabricante o cabeçote nunca mais deu problema e está assim até hoje sem baixar água!
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder