Óleo Ruim no Monza

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Óleo Ruim no Monza

Mensagem não lida por mello3 »

John Cleiton escreveu:Rodou só 1.500km
A questão não é a quantidade de kms rodados. A primeira troca pós retífica, deve ser feita com 1000 kms, pois soltam-se do motor uma quantidade maior de resíduos logo após a retífica.

Faça uma pequena busca no google e veja a quantidade de pessoas falando a respeito:
http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... =4&t=12200
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=61058
http://www.xpeedclub.com.br/viewtopic.php?f=3&t=34180
http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 930AAKEHK3

E sobre o óleo de moto, pode aguentar a temperatura que for, mas como você mesmo pode verificar no verso da embalagem, as especificações são inferiores. Também, se não existisse diferença entre os motores, não teria lógica ter óleos diferentes para cada um. Tenta colocar aí no seu motor um LA3 pra ver o que acontece então.

Esse óleo de 7 reais, embalagem preta, eu conheço um assim, o elaion super (ou SJ, não lembro) da potencial, mas não é tão ruim assim.
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fiz um outro tópico com um assunto semelhante...

viewtopic.php?f=49&t=12959

O que faço ?
Penso que ao usar algum tipo de flushing, deve desmontar o motor para verificar a eficácia da limpeza e possíveis obstruções. Sem desmontar o motor eu não recomendaria o uso.
A Autoplast (http://www.autoplast.com.br/abertura/au ... tura.shtml ) participa dos Encontros do Monza Clube em São Paulo - SP. Nos eventos faz palestras sobre a limpeza do motor. Tem um produto deles, que segundo testes, aplicado em motor novo ou limpo, cria um filme de teflon, aumentando a vida últil do motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por mello3 »

andre.nizer escreveu:Neste caso o que é mais recomendado.... esperar estourar tudo e fazer tudo novo ou arrumar o que está estragando.. ?
o meu eu comecei a usar o Bardal PROLONGA, mas de vez em quando ele ainda dah umas fumadas....
tenho medo desse aditivo trancar algum orificio e dar algo errado...
Usando esse aditivo, você pode até conseguir diminuir a queima de óleo, mas tem um detalhe... O motor vai virar mais pesado, perdendo força e aumentando o consumo. Eu, na minha opinião, acho melhor usar óleo sem aditivo e ir completando o nível até que seja possível fazer os devidos reparos no motor.

No meu, tá baixando óleo, mas ontem felizmente descobri o problema (ou talvez parte do problema). Completei o óleo que tinha baixado desde a troca e começou a vazar bastante pela junta da tampa de válvulas. Agora tenho que trocar a junta e ver o que vai acontecer depois.

[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por John Cleiton »

Sobre camada de teflon no motor, isso é uma cois aque não acredito, pois como fabricamos pistões aki na empresa, alguns são feitos com aplicação de teflon e esse processo não é bem assim.
andre.nizer

Mensagem não lida por andre.nizer »

mello3 escreveu:[...]Usando esse aditivo, você pode até conseguir diminuir a queima de óleo, mas tem um detalhe... O motor vai virar mais pesado, perdendo força e aumentando o consumo. Eu, na minha opinião, acho melhor usar óleo sem aditivo e ir completando o nível até que seja possível fazer os devidos reparos no motor.
[...]
[]´s
Bom... tendo isso como base não irei mais usar o aditivo.. ate pq custa uns 25 reais jogados no lixo..
pq reparei que o carro realmente enfraqueceu... mas o consumo continuou o mesmo pq to pisando menos.....

Maaasss o jeito eh juntar grana e arrumar o motor...
queria comprar as peças aos poucos e fazer tudo, mas não sei por onde começar... e se vale a pena
Carlos A. Freire
MODERADOR

John Cleiton escreveu:Sobre camada de teflon no motor, isso é uma cois aque não acredito, pois como fabricamos pistões aki na empresa, alguns são feitos com aplicação de teflon e esse processo não é bem assim.
Eu falei teflon não sei porque... talvez me veio na cabeça no momento... na verdade é PTFE.

http://www.autoplast.com.br/frame_abert ... life50.htm

ATUAÇÃO:- As partículas sólidas de PTFE contidas em suspensão no óleo, ao ser introduzidas no circuito de lubrificação, são conduzidas na zona de atrito e, ao sofrer ação mecânica, são laminadas e incrustadas na porosidade do metal, formando filme de centésimos de micros, que proporciona as características da resina. Na bomba de engrenagem, forma filme nos dentes, alterando o regime de escoamento do óleo a menos turbulento o que permite maior vazão com menor aquecimento. Entre a camisa e o pistão, forma um filme de PTFE que tende a câmara "hermética" resultando maior rendimento na queima, e melhor desempenho .Em teste de desgaste efetuado pôr TITAN ENGINEERING, constatamos economia de 10% em combustível e ganho de potência de 10% e a proteção total do TDC (ponto morto superior do cilindro com o anel), com presença de PTFE. Nas guias de válvulas, nas canaletes do pistão, a presença do PTFE mostrou a não aderência de carvão e verniz, o que mantém o ambiente limpo e contribui para um motor sadio. No comando e no virabrequim a presença do PTFE é notado em filme transparente preenchendo riscos e escoriações.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Fabiano_Emmanuel
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Fabiano_Emmanuel »

andre.nizer escreveu:pois eh... eu to pensando em começar a usar um Castrol GTX Magnatec ou algum para alta quilometragem jah
Meu monza nao deu certo com esse óleo nao, coloquei ele e tirai com 1500km, simplismente batia valvulas o tmepo todo, ele parece muito ralo.

hoje eu uso oleo de caminhao 15w 40
creio nao ter problema nenhnum,s e tiver vou ver mais tarde. rsrs
mais o motor ficou silencioso e nao bate nada.
alias esse óleo que coloquei é pra 30.000km .
Fabiano_Emmanuel
Carlos A. Freire
MODERADOR

Ao colocar óleo com especificação incorreta para o motor álcool ou gasolina, no caso para motores a diesel, não terá a formulação e aditivação adequados para o seu motor. Podendo ter uma reação com álcool (foi o que ocorreu com motores 1.0l da Volks, onde não duravam 10.000km e já começavam a bater) ou criar borra ou oxidação. Isso só poderá perceber no futuro...
aí poderá ser tarde de mais.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder