Então Mauro... como voce pode notar na exposição que fiz, não é que ela "arma", o carro nem precisa estar ligado logo pela manhã, basta apenas virar a chave sem dar partida com o carro totalmente frio e ela já está acionada, portanto a termostática que não está liga a nenhum sistema elétrico e depende unicamente da temperatura, está descartada como problema. De qualquer modo, valeu pela sugestão. ALiás, só prá constar, a minha termostática é nova, não faz dois meses que troquei a carcaça com valvula e tudo. Absmaurosbastos escreveu:A diferença de temperaturas é bem próxima né....por isso a ventoinha sempre arma com facilidade?Carlos A. Freire escreveu:Esse sintoma normalmente tem causa em problemas com a válvula termostática ou interruptor de temperatura do radiador ou aplicação incorreta.
Segundo o manual de reparações do Monza 90, a válvula termostática para esse ano tem início de abertura aos 92ºC e tem abertura máxima aos 103ºC ( pode ser visto no corpo da válvula termotática a inscrição 92/103). Ela voltará a fechar totalmente aos 87ºC.
O interruptor térmico do radiador (CEBOLÃO), deve acionar a ventoinha entre 90 e 95ºC e desarmar entre 85 e 90ºC, ou seja, a diferença de temperatura entre armar e desarmar a ventoinha deve ficar entre 3 e 8ºC, não me lembro, mas se não estiver enganado, no corpo da peça deve vir a inscrição 92/87.
Abs,
Carlos Freire
Ventoinha ligada direto
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Diplo90
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Re: Ventoinha ligada direto
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Re: Ventoinha ligada direto
Ahh sim Diplo90, foi mal...rssrsr é que eu fiz uma pergunta pro Freire e esqueci de colocar pra ele!!!
Agora sim: - Freire, a diferença de temperaturas é bem próxima né....por isso a ventoinha sempre arma com facilidade? No meu carro ela arma direto!
Diplo90, seu mecânico não tem nem idéia do que pode ser??? E no painel do carro, aparece alguma informação?
Agora sim: - Freire, a diferença de temperaturas é bem próxima né....por isso a ventoinha sempre arma com facilidade? No meu carro ela arma direto!
Diplo90, seu mecânico não tem nem idéia do que pode ser??? E no painel do carro, aparece alguma informação?
Mauro Bastos
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Monza é Monza...hehehehehe
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Re: Ventoinha ligada direto
Mauro,
se colocar uma válvula termostática para início de abertura com temperatura alta (92ºC) e interruptor térmico com acionamento em temperatura baixa (85ºC), ao acionar a ventoinha, ela ficará muito tempo em funcionamento e quase não desligará. Já os dois componentes com temperatura próxima, o sistema funcionará normalmente, tendo um tempo entre ligar e desligar a ventoinha do radiador.
Abs,
Carlos Freire
se colocar uma válvula termostática para início de abertura com temperatura alta (92ºC) e interruptor térmico com acionamento em temperatura baixa (85ºC), ao acionar a ventoinha, ela ficará muito tempo em funcionamento e quase não desligará. Já os dois componentes com temperatura próxima, o sistema funcionará normalmente, tendo um tempo entre ligar e desligar a ventoinha do radiador.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Ventoinha ligada direto
Pois é. Problema Resolvido. Levei ao auto elétrico de um amigo e ele ia começar por onde eu já tinha passado, então eu mencionei o que já havia feito com ajauda do pessoal do forum e aí ele foi direto no pressostato do ar condicionado que está atracado, desconectou um fio e agora a ventoinha arma e desarma no tempo certo, tudo blz. A única coisa é que vou ter de ir atrás dessa peça. Até aí tudo bem, já andei vasculhando aqui no forum sobre ela e parece que não é tão dificil assim de conseguir, mas creio que o melhor mesmo é partir pra manutenção do ar condicionado em geral ( limpeza, gas, pressostato, etc..)maurosbastos escreveu:Ahh sim Diplo90, foi mal...rssrsr é que eu fiz uma pergunta pro Freire e esqueci de colocar pra ele!!!
Agora sim: - Freire, a diferença de temperaturas é bem próxima né....por isso a ventoinha sempre arma com facilidade? No meu carro ela arma direto!
Diplo90, seu mecânico não tem nem idéia do que pode ser??? E no painel do carro, aparece alguma informação?
Por acaso alguém conhece um lugar decente na Região do ABC- SP
Quero agradecer a todos que postaram suas dicas aqui, pois pude aprender mais um pouco.
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maurosbastos
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Re: Ventoinha ligada direto
Olha aí Diplo, achei duas lojas, veja se serve:
http://www.densul.com.br/produto/exibir ... monza-r134
http://www.redegreen.com.br/catalogo/index.php?catID=31
Abraço
http://www.densul.com.br/produto/exibir ... monza-r134
http://www.redegreen.com.br/catalogo/index.php?catID=31
Abraço
Mauro Bastos
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Re: Ventoinha ligada direto
O meu agora tá com isso. Troquei sensor de temperatura e a valvula termostática, além de todas as mangueiras..
Agora quando ando no cidade (com o AC desligado), a temperatura passa um quadradinho do meio(painel digital) ai a ventoinha entra.... passa muito tempo ligadada.. desliga e em pouco tempo liga de novo
o que poderá ser isso?
Na estrada fica normal....
Edit: com ac ligado, também não passa do meio.... o segundo estágio entra e da conta de manter a temperatura no meio... será que o problema é o sensor (que tem menos de 2 meses), mandando ligar a ventoinha tarde demais? Tô com vontade de trocar esse sensor MTE
achei o delphi à venda, pelo mesmo preço....
Abraço!
Agora quando ando no cidade (com o AC desligado), a temperatura passa um quadradinho do meio(painel digital) ai a ventoinha entra.... passa muito tempo ligadada.. desliga e em pouco tempo liga de novo
Na estrada fica normal....
Edit: com ac ligado, também não passa do meio.... o segundo estágio entra e da conta de manter a temperatura no meio... será que o problema é o sensor (que tem menos de 2 meses), mandando ligar a ventoinha tarde demais? Tô com vontade de trocar esse sensor MTE
Abraço!
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Re: Ventoinha ligada direto
Tem tudo para ser o sensor de temperatura, mas, antes de trocar faça a medição dos valores de resistência e tensão conforme a temperatura, indicados no manual da IE.
Abs,
Carlos Freire
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Diego Paiva
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Re: Ventoinha ligada direto
Carlos, acho que encontrei o defeito. Parece ser aterramento, aquele que sai da bateria e vai na carcaça da caixa de marchas, sabe? Mexi nele um pouco e o carro não passou mais do meio, ventilador armou bo tempo certo. Estou com vontade de passar um fio extra pro aterramento no motor, o que acha?
Tentei afrouxar o parafuso onde o fio vai, mas tava apertado demais, não saiu nem com reza, como fiquei com medo de quebrar o parafuso, vou pedir pro mecanico afrouxar pra mim e colocar um cabo de 21mm somando com o original de 16mm, o que acha?
Abraço!
Tentei afrouxar o parafuso onde o fio vai, mas tava apertado demais, não saiu nem com reza, como fiquei com medo de quebrar o parafuso, vou pedir pro mecanico afrouxar pra mim e colocar um cabo de 21mm somando com o original de 16mm, o que acha?
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