Consumo 500 EF

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Consumo 500 EF

Mensagem não lida por Rafaelo »

simpson escreveu:Quanto ao MAF o carro do meu amigo entram 4 fios e pelo que vi no dele o chicote é original está em perfeito estado o chicote e o conector.
Hoje o que reparei é que o carro dele tem uma retomada muito mais rapida e forte que a do meu carro, pois dirigi o carro dele hoje.
Outra coisa que reparei que meu carro sempre acelero ele tem um barrulho tipo um asovio soprando ou puxando ar, porém nao consegui identificar onde é? ja aconteceu com algum de vcs? Me parece que está perto do TBI
deve ser a entrada de baixo da TBI aberta. alias essa entrada de vacuo abaixo da TBI pode ser a puxada dos gases do reservatorio de vapor (canister) vc disse que ta aberta nao? e o canister desativado...

tente reativar ele olhando o carro do seu amigo

quanto ao sensor MAF sao apenas 4 fios segundo o diagrama eletrico do seu carro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

simpson escreveu: Andei com o carro hoje por 25 km não notei diferença na força, porém o ponteiro da gasolina quase nao se mexeu tenho que fazer a media para confirmar é claro.
Só de ter eliminado esta entrada falsa, com toda certeza ganhou potência. E com o avanço à vácuo voltando a funcionar também. Mas você vai sentir mais diferença em situações de carga, como uma subida íngreme, em segunda marcha e pé mais embaixo.
Hoje o que reparei é que o carro dele tem uma retomada muito mais rapida e forte que a do meu carro, pois dirigi o carro dele hoje.
500EF é assim mesmo... mesmo original, anda forte...

Se você tiver paciência, vamos deixar o seu assim também. :wink:
Outra coisa que reparei que meu carro sempre acelero ele tem um barrulho tipo um asovio soprando ou puxando ar, porém nao consegui identificar onde é? ja aconteceu com algum de vcs? Me parece que está perto do TBI
Então ainda tem mais entrada falsa. Infelizmente, só quem está perto do carro vai poder ajudá-lo a encontrar. Revise todas as mangueiras que entram e saem da TBI e do coletor de admissão. Às vezes, mesmo conectada, elas ressecam e trincam em alguma parte e fica difícil de achar mesmo...

Rafaelo escreveu:deve ser a entrada de baixo da TBI aberta. alias essa entrada de vacuo abaixo da TBI pode ser a puxada dos gases do reservatorio de vapor (canister) vc disse que ta aberta nao? e o canister desativado...
Se ele já tiver feito o que eu falei, esta entrada já está ligada ao avanço à vácuo do distribuidor. E realmente, dela também deriva a tomada de vácuo que aciona a válvula do canister (só aciona, os vapores vêm por outra mangueira, ligada diretamente ao coletor... ).

PRONTO!!! Lembrei a saída que está sobrando no seu coletor ( peça enferrujada ) é a que traz os vapores do canister!!!

Como você não está usando ele mesmo, pode só isolar. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por simpson »

Estou postando essa imagens, um para mostrar o que fizemos até agora que basicamente foi ligar a mangueira do avanço até o TBI e isolar a saida do meio da peça (enferrujada). outra é uma duvida sobre a ultima saida da peça (enferrujada) que não sei aonde vai notem na foto que a mangueira está isolada.
E a ultima foto e rara dois 500EF com o capo aberto no mesmo lugar o meu é o da direita.

Nessa foto não sei onde vai a mangueira indicada, ela sai do lado esquerdo da peça (enferrujada), no carro do meu amigo essa mangueira sai continua indo para a esquerda e entra como se fosse para dentro do carro porém, nao consegui reastrear no carro dele onde ela termina.
Imagem Imagem

Essa mostra oque alteramos até agora.
Imagem Imagem

Olha os dois bichão ae.
Imagem Imagem
500EF
MODERADOR

simpson escreveu: Nessa foto não sei onde vai a mangueira indicada, ela sai do lado esquerdo da peça (enferrujada), no carro do meu amigo essa mangueira sai continua indo para a esquerda e entra como se fosse para dentro do carro porém, nao consegui reastrear no carro dele onde ela termina.
Imagem
Deve ser a que faz o acionamento da chave seletora da ventilação interna do carro (a que você escolhe se quer ventilação no para-brisa, nos pés ou saídas frontais). Acho que o reservatório de vácuo fica atrás do porta-luvas (alguém confirma, por favor...).

Para facilitar, resumindo todas as ligações que eu consegui lembrar:

Por baixo da TBI:

- Avanço à vácuo / válvula de abertura do canister (vem uma mangueira e deriva por um "T" perto do avanço à vácuo)

No coletor de admissão:

- Regulador de pressão de combustível
- Entrada dos gases do canister
- Hidrovácuo (freio)
- econômetro (se não me engano, entra pela corta-fogo do lado do motorista)
- chave seletora da ventilação (se não me engano, entra pela corta-fogo do lado do passageiro)

Só reforçando que estou dizendo as coisas que lembro, porque meu carro agora é turbo, então muita coisa está diferente nestas tomadas de vácuo. Mas o Marcell500EF já desmontou grande parte do monza dele. Ajuda aí se eu tiver falado alguma coisa errada, Marcell! hehehe

Olha os dois bichão ae.
Coisa linda ver 2 500EF assim... hehehe :smt023
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)

simpson escreveu: Outra coisa que reparei que meu carro sempre acelero ele tem um barrulho tipo um asovio soprando ou puxando ar, porém nao consegui identificar onde é? ja aconteceu com algum de vcs? Me parece que está perto do TBI
hoje procurei por tudo enquanto é canto esse assovio e nao achei... alguém tem alguma ideia?
500EF
MODERADOR

simpson escreveu:
simpson escreveu: Outra coisa que reparei que meu carro sempre acelero ele tem um barrulho tipo um asovio soprando ou puxando ar, porém nao consegui identificar onde é? ja aconteceu com algum de vcs? Me parece que está perto do TBI
hoje procurei por tudo enquanto é canto esse assovio e nao achei... alguém tem alguma ideia?
Se está difícil para você, que está perto do carro, imagina para nós... hehehe

Um detalhe que esqueci de comentar ontem é que estes isolamentos "gambiarra" com mangueira e parafuso na ponta costumam deixar passar ar. Sugiro que tire esta mangueira e isole melhor a saída. :smt023

Outra coisa que é mais difícil de ser, mas é uma possibilidade, é de estar entrando pela junta da TBI (fica na junção, próxima ao seu dedo indicador nesta foto)

Imagem

Enquanto isso, como está o consumo do carro só com a mudança da ligação do avanço?
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)

Na verdade ainda não enchi o tanque para fazer a media, provavelmente vou fazer isso no fim de semana.

Acabei de trocar aquele rele que estava todo lenhado (temporizador da injeção DNI 0336) morri em R$52,00, porém a bomba continua armando quando somente ligo o carro antes de dar na partida.
Editado pela última vez por simpson em 26 Nov 2009, 18:28, em um total de 1 vez.
simpson
Membro SL (Ní­vel 1)

Fiz um teste. Retirei o rele (DNI 0336) e liguei o carro assim a bomba não armou e sem o fusivel a mesma coisa, ou seja, a alimentação da bomba está passando por la, porém nao sei porque a bomba arma quando ligo o carro, pelo que sei ela so deveria funcionar quando dou na partida. Alguém sabe o que posso fazer ?

Olhei a caixa de fusiveis tem la um monte de reles por baixo está faltando um verde????? para que serve?????

Retirei hoje também o porta luvas e atras dele tem um monte de peças redondas que acho que fazem parte de ar (no meu carro não está funcionando nenhum tipo de ar nem o comum) reparei que todas essas peças tem uma entrada (parece que para ar) e todas não tem nada entrando será que pode ser aquela mangueira que está isolada com parafuso, que derivaria para essas entradas? reparei também que tem um chicote com alguns fios (azul, laranja, preto, marrom) todos estam cortados exceto o marrom que parece estar ligado em uma dessas peças redondas. Alguém sabe algo sobre isso?

Desculpem se tem coisas ai que "não tem haver com o consumo", só que na verdade acho que essas peças redondas receberiam a mangueira que está isolada com o parafuso como mostra uma das fotos acima, pois no carro do meu amigo essa mangueira entra exatamente ali perto.
Responder