Ventoinha ligada direto
- Leoeumesmo
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 35
- Registrado em: 20 Dez 2007, 13:03
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Ventoinha ligada direto
Como vão, amigos?
Tenho notado que a ventoinha do meu carro só desliga se o mesmo estiver parado (e o tempo não estiver muito quente).
Explicando melhor, a ventoinha liga quando o ponteiro da temperatura no painel chega entre 1/4 e a metade e só desliga quando quase encosta na parte de cima da faixa azul (motor frio). Sendo assim, com o carro em movimento, uma vez ligada a ventoinha ela só desligará quando eu desligar ou parar o carro.
ISTO É NORMAL? :smt017
Não tenho problemas com superaquecimento.
Gostaria de saber qual a temperatura adequada da válvula termostática (visto que tenho o carro há três anos e meio e nunca a troquei) e também do cebolão, que já foi trocado e o problema persiste.
Meu Monza é um SL/E 2.0 gasolina/GNV 1990.
Agradeço a todos pelas valiosas dicas que sempre recebi neste fórum.
Tenho notado que a ventoinha do meu carro só desliga se o mesmo estiver parado (e o tempo não estiver muito quente).
Explicando melhor, a ventoinha liga quando o ponteiro da temperatura no painel chega entre 1/4 e a metade e só desliga quando quase encosta na parte de cima da faixa azul (motor frio). Sendo assim, com o carro em movimento, uma vez ligada a ventoinha ela só desligará quando eu desligar ou parar o carro.
ISTO É NORMAL? :smt017
Não tenho problemas com superaquecimento.
Gostaria de saber qual a temperatura adequada da válvula termostática (visto que tenho o carro há três anos e meio e nunca a troquei) e também do cebolão, que já foi trocado e o problema persiste.
Meu Monza é um SL/E 2.0 gasolina/GNV 1990.
Agradeço a todos pelas valiosas dicas que sempre recebi neste fórum.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17871
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Ventoinha ligada direto
Esse sintoma normalmente tem causa em problemas com a válvula termostática ou interruptor de temperatura do radiador ou aplicação incorreta.
Segundo o manual de reparações do Monza 90, a válvula termostática para esse ano tem início de abertura aos 92ºC e tem abertura máxima aos 103ºC ( pode ser visto no corpo da válvula termotática a inscrição 92/103). Ela voltará a fechar totalmente aos 87ºC.
O interruptor térmico do radiador (CEBOLÃO), deve acionar a ventoinha entre 90 e 95ºC e desarmar entre 85 e 90ºC, ou seja, a diferença de temperatura entre armar e desarmar a ventoinha deve ficar entre 3 e 8ºC, não me lembro, mas se não estiver enganado, no corpo da peça deve vir a inscrição 92/87.
Abs,
Carlos Freire
Segundo o manual de reparações do Monza 90, a válvula termostática para esse ano tem início de abertura aos 92ºC e tem abertura máxima aos 103ºC ( pode ser visto no corpo da válvula termotática a inscrição 92/103). Ela voltará a fechar totalmente aos 87ºC.
O interruptor térmico do radiador (CEBOLÃO), deve acionar a ventoinha entre 90 e 95ºC e desarmar entre 85 e 90ºC, ou seja, a diferença de temperatura entre armar e desarmar a ventoinha deve ficar entre 3 e 8ºC, não me lembro, mas se não estiver enganado, no corpo da peça deve vir a inscrição 92/87.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 271
- Registrado em: 29 Nov 2008, 21:06
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Ventoinha ligada direto
Oi Leo,
Então ela desliga ou não desliga???
Meu carro também ficava com a ventoinha ligada direto, mesmo quando ligava o carro pela primeira vez ela ficava rodando sem barulho e só armava mais forte quando a temp subia.
Descobri que minha chave AC, que costuma dar defeito em todo monza :smt021 :smt021, estava ferrada! Então, ou eu estava com o Ar condicionado ligado ou o ventilador, pois porcaria da chave mesmo colocando pra baixo não desligava o ar. E com o ar ligado ela fica ligada direto, o carro não apresenta problemas, porém consome mais!
Eu desmontei a chave, lubrifiquei e montei e ela voltou ao normal!!
Se não for a válvula termostática ...dê uma olhada nessa chave!
Abraços
Então ela desliga ou não desliga???

Meu carro também ficava com a ventoinha ligada direto, mesmo quando ligava o carro pela primeira vez ela ficava rodando sem barulho e só armava mais forte quando a temp subia.
Descobri que minha chave AC, que costuma dar defeito em todo monza :smt021 :smt021, estava ferrada! Então, ou eu estava com o Ar condicionado ligado ou o ventilador, pois porcaria da chave mesmo colocando pra baixo não desligava o ar. E com o ar ligado ela fica ligada direto, o carro não apresenta problemas, porém consome mais!
Eu desmontei a chave, lubrifiquei e montei e ela voltou ao normal!!
Se não for a válvula termostática ...dê uma olhada nessa chave!
Abraços
Mauro Bastos
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).
Monza é Monza...hehehehehe
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).
Monza é Monza...hehehehehe
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 86
- Registrado em: 24 Out 2008, 12:36
- Cidade: Santo André
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Ventoinha ligada direto
Olá maurobastos,
Estou com o mesmo problema. Já troquei o Cebolão, já troquei o mini-rele que vai atrás da caixa de fusíveis e nada.
Basta ligar o carro pela manhã mesmo, totalmente frio que ela já dispara. Inclusive para ver se o cebolão estava em curto, desconectei ele e mesmo desconectado ela fica disparada.
O meu é um Classic 89 ------ Como faço para localizar essa chave do AC que voce limpou e como voce fez isso? Por acaso voce está falando da alavanca de acionamento do painel? (sei lá se é esse o nome)
Se alguém tiver mais alguma dica, por favor, não deixe de falar.
Grato
Estou com o mesmo problema. Já troquei o Cebolão, já troquei o mini-rele que vai atrás da caixa de fusíveis e nada.
Basta ligar o carro pela manhã mesmo, totalmente frio que ela já dispara. Inclusive para ver se o cebolão estava em curto, desconectei ele e mesmo desconectado ela fica disparada.
O meu é um Classic 89 ------ Como faço para localizar essa chave do AC que voce limpou e como voce fez isso? Por acaso voce está falando da alavanca de acionamento do painel? (sei lá se é esse o nome)
Se alguém tiver mais alguma dica, por favor, não deixe de falar.
Grato
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4252
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Ventoinha ligada direto
Diplo, a chave seletora do sistema de ar e ventilação que costuma dar problema (folga, etc) fica atrás do painel e é comandada pela alavanca da direita, a que seleciona ventilação, desembaçador, ar normal ,ar mínimo, etc.
Para chegar até ela é só desencaixar o cinzeiro e retirar a parte do painel onde ele é encaixado.
Para isso é só remover um parafuso phillips e puxar o painel plástico.
Abraços
Para chegar até ela é só desencaixar o cinzeiro e retirar a parte do painel onde ele é encaixado.
Para isso é só remover um parafuso phillips e puxar o painel plástico.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 86
- Registrado em: 24 Out 2008, 12:36
- Cidade: Santo André
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Ventoinha ligada direto
OLá Luiz Carlos, grato pela dica.
Creio que voce está falando desta parte cf. abaixo:
Creio que voce está falando desta parte cf. abaixo:
ALém disso, nesse conjunto, há um plug conectado. Desconectei tudo e a ventoinha continua disparada. Verifiquei o fusivel na posição 8 da caixa ele é de 30A estav derretido, retirei o derretido, liguei a ignição (tudo com o carro frio... hoje pela manhã) e então ao retirar o fusivel obviamente ela não disparou. Ufa, pensei, é só substitui-lo e partir pro abraço. Nada feito troquei o fusivel e continua disparada. O que fazer agora????Rafaelo escreveu:essa e "chupeta" da chave seletora a vacuo do A/CDiplo90 escreveu:Pessoal, antes de mais nada, estou usando uma foto do Marcell e espero que os direitos autorais não sejam muito altos.... permita-me por favor.
É o seguinte, precisei dar uma ajeitada nos fios embaixo do painel apósinstalar um Cd-Player e do nada apareceu um soquete solto, que é o que está assinalado na foto.
Alguém saberia dizer o que é isso? Fiquei preocupado
Desde já agradeço. Abs
http://i653.photobucket.com/albums/uu25 ... duvida.jpg
o seu a/c parou de funcionar, ou desativou ele?
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 271
- Registrado em: 29 Nov 2008, 21:06
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Ventoinha ligada direto
O problema do meu era essa chave! só quando levantava ela totalmente e depois colocava ela para baixo totalmente a ventoinha desligava, mas ela sempre ativava o arcond com o balanço do carro. E como meu ar estava sem gás eu só percebia ventilação do carro funcionando. Esse problema é na chave da direita. Se retirando e lubrificando emovendo ela pra cima e pra baixo e também verificando os tubinhos que encaixam não der jeito, vai no site da NAFIL que tem dela pra vender, inclusive tenh oque comprar uma pois a chave da esquerda está qubrada por dentro, mas como não mexo nela nem dei valo ainda em comprar.
Isso se o defeito for nela, já viu a valvula termostática como o Carlos falou.....
Isso se o defeito for nela, já viu a valvula termostática como o Carlos falou.....
Mauro Bastos
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).
Monza é Monza...hehehehehe
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).
Monza é Monza...hehehehehe
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 271
- Registrado em: 29 Nov 2008, 21:06
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Ventoinha ligada direto
A diferença de temperaturas é bem próxima né....por isso a ventoinha sempre arma com facilidade?Carlos A. Freire escreveu:Esse sintoma normalmente tem causa em problemas com a válvula termostática ou interruptor de temperatura do radiador ou aplicação incorreta.
Segundo o manual de reparações do Monza 90, a válvula termostática para esse ano tem início de abertura aos 92ºC e tem abertura máxima aos 103ºC ( pode ser visto no corpo da válvula termotática a inscrição 92/103). Ela voltará a fechar totalmente aos 87ºC.
O interruptor térmico do radiador (CEBOLÃO), deve acionar a ventoinha entre 90 e 95ºC e desarmar entre 85 e 90ºC, ou seja, a diferença de temperatura entre armar e desarmar a ventoinha deve ficar entre 3 e 8ºC, não me lembro, mas se não estiver enganado, no corpo da peça deve vir a inscrição 92/87.
Abs,
Carlos Freire
Mauro Bastos
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).
Monza é Monza...hehehehehe
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).
Monza é Monza...hehehehehe