PTC?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

PTC?

Mensagem não lida por leeloy »

Vendo por trás da minha caixa de fusíveis reparei que há um relé faltando, e os fios que vão para o encaixe do relé são de cores: vermelho, marrom, preto, azul escuro, azul claro e marrom/branco, e vendo o manual de reparações do Monza vi que ali deveria estar o relé K3 que é Relé PTC e advertência Alta Temperatura do Motor. Então pergunto. O que é PTC? E o meu Monza (95 GLS) realmente não deve ter este relé? :smt017

Abrçs. :smt023
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Re: PTC?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em inglês: Positive Temperature Coefficient - é um termistor ou componente eletrônico semicondutor sensível a temperatura. Utilizado para controle, medição ou polarização de circuitos eletrônicos. Possui um coeficiente de variação de resistência que varia positivamente conforme a temperatura aumenta, ou seja, a sua resistência elétrica aumenta com o aumento da temperatura.

Ele é usado em veículos movido a álcool, no pré aquecimento do coletor de admissão.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Carlos A. Freire escreveu:Em inglês: Positive Temperature Coefficient - é um termistor ou componente eletrônico semicondutor sensível a temperatura. Utilizado para controle, medição ou polarização de circuitos eletrônicos. Possui um coeficiente de variação de resistência que varia positivamente conforme a temperatura aumenta, ou seja, a sua resistência elétrica aumenta com o aumento da temperatura.

Ele é usado em veículos movido a álcool, no pré aquecimento do coletor de admissão.

Abs,

Carlos Freire
Professor sempre dando uma aula :wink: :smt023

Qual seria o prejuízo em não der este relé instalado na prática? Será que é por isso que sofro para ligar o carro, principalmente em tempo frio? Já que o meu está sem o relé.

E teria alguma teoria para terem tirado de lá?

Abrçs.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Não é apenas o relê, deve verificar porque está sem... Pode ter outros problemas, por isso retiraram a peça.

Nos veículos movidos a álcool sem o pré aquecimento do coletor de admissão, poderá ter aumento de consumo com veículo na fase fria do motor, instabilidade na marcha lenta com motor frio e motor "engasgando" na fase fria.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Valeu professor :smt023

Pessoal, com as informações do professor e com a busca vi que o relé, K3 que é o Relé PTC e advertência Alta Temperatura do Motor, aciona o AQUECEDOR da mistura do coletor de admissão (52267583), entre outras coisas, e sobre o mesmo eu fiz um teste com o mutímetro e a resistência deu 1,9 ohms e no manual de reparações do Monza diz que tem que dá entre 0,25 - 0,50 ohms. Está correto o valor que eu medi (1,9 Ohms)? Essa peça é a mesma em todos os modelos dos Monzas? Pois no CEP CHEV diz 1994-1996. E para confirmar que está funcionando eu a liguei direto na bateria durante alguns segundo e ela esquentou :smt023 .

Então fui comprar o relé que está faltando K3 (Relé PTC e advertência Alta Temperatura do Motor) de código 52267685, mas comprei o equivalente DNI-0343.

Mas tive uma grande surpresa qdo fui colocar o relé, porque o terminal 87 que vai para o aquecedor não está no porta relé, o seu lugar está vazio :smt011 . Inclusive o porta relé está um pouco diferente da fiação do manual de reparações vejam como está:

31-> Terra
L ->Lâmpada de Advertência Alta Temperatura do Motor
87 -> PTC Pré Aquecimento (que o meu está sem o fio :smt010 )
30 -> +12V da Bateria
S -> Sensor de Temperatura do Óleo

Até a ai os fios coincidem do Manual de Reparaões com o carro, exceto pelo 87 que está sem fio.
Mas ai começa a diferença, pois no Manual tem o terminal 31b que pelo o que eu li por aqui recebe sinal do Interruptor do Óleo e no carro não há e tem outros 2 que não constam no Manual de Reparações que é o 85 e o 15. Pesquisando achei eles aqui:

Imagem

Poderiam traduzir as funções deles para mim? :lol:

Já que o PTC está funcionando alguém teria alguma teoria porque alguém iria isolá-lo?

Não sei se tem haver, mas com não original no carro tem o Alarme e o Painel Digital.

Abrçs. :smt023
Carlos A. Freire
MODERADOR

Em outro esquema da Multec 700, está assim:

L - lâmpada indicadora de advertência de alta temperatura do motor
S - Indicador de temperatura no motor
31 - Terra - GND
85 - D12 do MCE
87 - PTC
30 - Fusível F2
15 - Fusível F4

Obs: No Monza EFI a alimentação da bomba de combustível passa pelo interruptor de pressão de óleo, não a luz de temperatura.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Vlw Carlos Freire :smt023

Dei uma olha no distinto abaixo do carro e tirei umas fts para o pessoal :wink:

Imagem

Imagem

E estudei o relé viewtopic.php?f=6&t=10988

Agora está tudo ok :mrgreen:

Abrçs.
Marcel Murai
MODERADOR

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Sinceramente, este rele aí do "alcool" na configuraçao que está, está fazendo a mesma função que um rele comum.

Tenho quase certeza que nao usa o S desse rele nos EFI.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder