duvida...escapamento pra turbo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Galbiruts
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: duvida...escapamento pra turbo

Mensagem não lida por Galbiruts »

500EF escreveu:Escapamento em turbo, a regra é quanto maior, melhor... se pudesse, o bom mesmo seria deixar sem nada... hehehe

Mas aí ninguém aguenta o barulho.

Para esta potência, o mais indicado realmente seria de 3".

No fórum CM, teve uma vez que um usuário postou que tinha de 2,5" e achava o carro bom. Quando trocou por 3" foi que viu o quanto o escapamento estava "amarrando" o carro.

É um pouco mais complicado de encontrar quem faça as curvas, mas o aumento da área da secção entre do de 2,5" para o de 3" é de 44% :shock:

No meu carro, o escapamento foi feito com tubos de aço inox, na própria oficina onde turbinei o carro. Mas se for usar tubos de aço comum, pode tentar em empresas que fazem escapamento de caminhão que eles costumam ter as curvas prontas em 3".

O abafador você pode fazer um, ou comprar pronto (o giba tem, é o que eu uso). Só observe que ele deve ter 3" direto (você olha de um lado e vê do outro, tudo com 3").
Nossa 44% de aumento e muita coisa :shock:
Olha se eu pudesse andaria sem escape eu axo divino aquele som da wastegate assoviando, turbao sem escape na minha opiniao detona :evil:

Me indicaram 2,5" mas vou seguir seu raciocinio e vou logo de 3" polegadas, no seu carro quantas polegadas vc usa???
Monza 2.0 Turbão...!!!
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: duvida...escapamento pra turbo

Mensagem não lida por 500EF »

Galbiruts escreveu:Nossa 44% de aumento e muita coisa :shock:
Só a título de curiosidade, seguem as contas dos 44% a mais.

Área da secção do tubo = ( TT x D2 ) / 4

de 2,5": ( 3,1416 x 2,5 x 2,5 ) / 4 = 4,90859375 polegadas quadradas

de 3" : ( 3,1416 x 3 x 3 ) /4 = 7,0686 polegadas quadradas

Aumento = 7,0686 / 4,90859375 = 1,4400 => 44% a mais de área.
Olha se eu pudesse andaria sem escape eu axo divino aquele som da wastegate assoviando, turbao sem escape na minha opiniao detona :evil:
É realmente bonito o barulho dela enchendo com escape livre, mas não há quem aguente pegar a estrada com o carro assim...
Me indicaram 2,5" mas vou seguir seu raciocinio e vou logo de 3" polegadas,
Parece uma regra fixa no Brasil... Turbo = escape de 2,5"... Não interessa muito qual motor nem qual potência...
no seu carro quantas polegadas vc usa???
Sai da turbina com o diâmetro pouco maior que o da saída dela, passa por um flexível de 2,5" (na época eu não achei flexível de 3"), abre para 3" e vai assim até o final, passando por um abafador direto giba, também de 3".
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder