Exumação: Plymouth Belvedere - 1957/2007

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Ad®iano

Exumação: Plymouth Belvedere - 1957/2007

Mensagem não lida por Ad®iano »

Exumação: Plymouth Belvedere - 1957/2007

Trata-se de uma história interessante que achei pela net e resolvi trazer pro Piratas, uma exumação de um Plymouth Belvedere Sport Coupé 1957, motor V8 de 4,9 litros e 215 cavalos, transmissão automática, "0 Km", dourado com detalhes em branco. A cor dourada está ligada ao jubileu de ouro da cidade de Tulsa.

O carro foi embalado numa capa de estireno e enterrado em 15 de junho de 1957 sob a calçada à frente do Tulsa County Courthouse (aproximadamente 30 metros ao norte do cruzamento da Denver Ave. com a Rua 6). A "cápsula do tempo" era parte da Semana do Jubileu de Ouro: a comemoração em Tulsa do 50º aniversário de Oklahoma como o 46º Estado Americano.

Segundo Lewis Roberts Jr. (organizador do evento) o modelo foi escolhido por ser o que havia de mais avançado e que ainda estaria atual mesmo após 50 anos. Criado por Virgil Exner, o Plymouth Belvedere incorporava o "forward look" ("estilo à frente”). Com suas barbatanas pronunciadas, o Belvedere representava muito bem o novo estilo adotado em 1957 pela Chrysler, com perfil mais baixo e alongado em comparação aos demais carrões norte-americanos.

A "exumação" deu início à comemoração do centenário da cidade, e contou com a ilustre presença de Max True (98 anos), empregado da empresa que construiu a cápsula de cimento, em 1957.

Até aí ia tudo bem mas o que se viu foi decepcionante, a caixa de concreto não resistiu ao tempo e o veículo foi danificado por água e lama.

No porta-malas foram encontrados 10 galões (37,3 litros) de gasolina (achavam que em 2007 não mais existiria o combustível), 4,7 litros de óleo, um mapa aéreo da infra-estrutura aeroportuária da extinta companhia Douglas Aircraft Co., indicações do comércio da cidade, das instalações e história do aeroporto local, história dos prefeitos dos primeiros 50 anos, uma grade de cerveja Schlitz, cartas de cidadãos locais e um microfilme contendo os nomes das pessoas que participaram do concurso para saber quantos habitantes teria a cidade de Tulsa em 2007.

O conteúdo de uma bolsa feminina (rolinhos de cabelo, tranqüilizantes, cigarros e um bilhete de estacionamento não pago) foi colocado no porta-luva momentos antes do enterro.

O prêmio para o vencedor – além do Plymouth – era uma caderneta de poupança no valor de US$ 100 que, corrigidos, equivalem hoje a US$ 1,2 mil. A poupança atualizou o valor dos cem dólares, pena que não paga a reforma do Plymouth...

O vendecor do concurso se chama Raymond Humbertson. – Marine e veterano da Guerra da Coréia, e terminou os seus dias como administrador do Northern Virginia Community College. Ele foi a pessoa que mais perto chegou do número atual de habitantes da cidade de Tulsa (apostou que a cidade teria 384.743 habitantes em 2007, mas o número exato é de 382.457). Infelizmente o Sr. Humberston faleceu (vítima de câncer, em 1979), assim como sua esposa, em 1988. Como não tiveram filhos, o Plymouth passa a pertencer a duas irmãs do vencedor do concurso (que vivem em Maryland) e aos seus respectivos filhos.

Estima-se que o carro, se resgatado em estado impecável, valeria 50 mil dólares. Diante dos danos causados, seu valor é meramente histórico.



Imagens do enterro dia 15/06/1957:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem



Imagens da "exumação" dia 15/06/2007:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem



Outras imagens:

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem




Imagem

Plymouth Belvedere 1957
http://br.youtube.com/watch?v=pHZRr8Kj7XY


Lá o YouTube tem outros vídeos do carro pra quem quiser ver.




Imagem
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1626
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

História muito interessante.... e idéia era boa.... mas que incompetência na construção do túnel... rsrsrs :lol:
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
tcpthiago
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 499
Registrado em: 30 Mar 2007, 17:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por tcpthiago »

Legal isso.

eu vi isso na tv.
hehehe

aí, vamos enterrar um Monza pra quem viver daqui 1000 anos conhecer o que realmente é um carro de verdade!
------> Monza GL 93/94 <------
-------> Verde Vivaldi <-------
-------> 2.0 Completo <-------
-> Agora, rodando na pinga <-
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Eu já estava imaginando que o carro teria saído neste estado, mas se tivessem feito uma cova decente (com drenagem de água, etc, etc) o carro ia sair zeradoooo, alguns pneus ainda tinham ar!!! Se duvidar, até ligaria (com outra bateria).
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Bernardo Gaetani
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1455
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Bernardo Gaetani »

Em 50 anos o carro foi destruido pela terra, mais não deixou de ser uma boa experiência...
Responder