Comandos do painel com iluminação por LED

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Comandos do painel com iluminação por LED

Mensagem não lida por waldir »

andre bruno escreveu:pessoal sou daki de Natal-RN e gostaria de saber sobre esses LED'S como faço pra compra eles?? eles tbm tem o nome de neon?? e pra ligar eles eu ligo eles no msm fio q liga as luzes amarelas???
Bruno há uma variedade de Leds, desde os mais simples pouco brilhantes e coloridos até os Leds de alto-brilho de 10...; 12.000 e 15.000 Mcd (milicandelas) que podem ser coloridos e brancos(meio azulados)

Eles tem poralidades e não podem ser ligados diretos sem a redução de corrente por um resistor de 470 ohms, 560 ohms. pois cada led de alto-brilho consome 3,4 volts e os 9 ou 10 volts estantes para somar 13,8 ou 14,2 volts vindos da alimentação do alternador precisam ser dissipados pelo resistor ou os levaria a queima.

Procure no Google por NEONLIGHT e vc encontrará informações suficientes.

Abraços

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
andre bruno
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por andre bruno »

Waldir mais pra mim usar no painel do monza do jeito q a rapazeada esta fazendo aki eu uso qual potencia de led's e qual o resitor e qual potencia dele tbm? eu vou comprar no mercado livre os led's mais quero saber a potencia q vou usar e tbm dos resistores me diz ai por favor!

ABS!!
" o velho guerreiro é sempre respeitado " Monza GLS 96 Gasolina
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

andre bruno escreveu:Waldir mais pra mim usar no painel do monza do jeito q a rapazeada esta fazendo aki eu uso qual potencia de led's e qual o resitor e qual potencia dele tbm? eu vou comprar no mercado livre os led's mais quero saber a potencia q vou usar e tbm dos resistores me diz ai por favor!

ABS!!
Bruno, penso que a rapaziada está usando o Led de alto-brilho. Então use o resistor de 560 ohms em cada Led que está de bom tamanho (se usar de 470 ohms vai chegar mais de 3,4 voltas no Led e vai diminuir a vida dele, embora cada Led dure cerca de 10.000 horas. Se colocar um resistor de 1 Khoms via chegar menos de 3 volts e ele poderá não brilhar tanto que se espera.

O Mercado livre vende também Leds montados com o resistor de 470 ou 560 ohms que economiza serviço. Procure na seção de tutorial que tem informações interessantes sobre a iluminação com LED

waldir
homero diaz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por homero diaz »

waldir escreveu:Bruno, penso que a rapaziada está usando o Led de alto-brilho. Então use o resistor de 560 ohms em cada Led que está de bom tamanho... Procure na seção de tutorial que tem informações interessantes sobre a iluminação com LED
waldir

é vero, Bruno. o waldir tá correto. eu por exemplo, estou usando esse leds, alto brilho, com esses resistores ae...
é fácil, vc vai ver.

(e é viciante...rsrsrs)
abraços!
Velhinho, pouco econômico, tudo bem. Mas quando ele desfila ainda causa torcicolos. Class 93.
ImagemImagem
negasarado
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por negasarado »

:smt017 :smt017 quero fazer no meu mas to 100coragem!
andre bruno
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por andre bruno »

Valeu Galera q muito tem me ajudado, ja fiz o pedido dos led's de 25.000 MCD difuso, com resistor de 560 ohms ja prontos do geito q v6 me falaram agora é só esperar chegar pra montar no Monzão hehehe.

Abraços a todos!! e muito obg!!
" o velho guerreiro é sempre respeitado " Monza GLS 96 Gasolina
douglaslanca
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por douglaslanca »

luis cristiano escreveu:
José Leal escreveu:Esqueminha básico para montagem

Desmontando o console central (nossa, quanto fio :!: :!: :!: ):
Imagem

O LED. Como eles são polarizados, a perna maior indica o positivo. Se ligar invertido, não acende.
Imagem

Nos locais originais existe um soquete para a lâmpada igual a este. Dependendo do local, é possível colocar um LED no local da lâmpada.
Imagem

Os LEDs funcionam com uma tensão menor que a da bateria, sendo preciso colocar um resistor. O valor do resistor é de 1K ohm. O valor do resistor é indicado pela cores estampadas em seu corpo. Neste caso as cores são, na sequência: marrom, preto, vermelho e dourado. Para a instalação do resistor, basta cortar um dos fios que chegam no soquete da lâmpada.
Imagem

Para fixar os LEDs e garantir uma boa iluminação, usei cola quente:
Imagem

mais LEDs, mais cola...
Imagem

Novamente:
Imagem

Os comandos iluminados. Pena que no momento da montagem, os LEDs que coloquei para iluminar os botões de farol de milha e de desembassador deram um curto e queimaram. Mesmo assim a visualização ficou boa.
Imagem

Imagem

Fica aí a dica para quem quiser fazer no carro. Qqer dúvida, podem perguntar a vontade.
Ficou linda essa iluminação!!! Tô querendo fazer também e estou com a idéia de colocar um led de 2 cores na iluminação do alerta. Como faço para retirar essa tampa do comando central ? :smt017

Que beleza to quase pra fazer no meu....!!!!

Uma pergunta!!!!

Qual a tensao dos comandos (das lampadas)? 12 ou 14 volts

Porque resistores de 1k ohm e não 470 ohm? :smt017

:smt023
MONZA SL/E 2.0 (ALCOOLATRA)+AAANDA
"Agora com LED´S no painel!!!!"
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

[quote="doug Que beleza to quase pra fazer no meu....!!!!
Uma pergunta!!!!
Qual a tensao dos comandos (das lampadas)? 12 ou 14 volts
Porque resistores de 1k ohm e não 470 ohm? :smt017 :smt023[/quote]
..................
Douglas, existe uma formula para isso. Com o resistor de 470 ohms 'pode' entregar mais tensão ao Led e o de 1K menor que os 3 volts o que pode diminuir o brilho. No primeiro caso reduz o prazo de vida de um LED que é aprox. 10.000 horas em condições normais e com 1K o Led dura eternamente à meia luz :lol:

Como identificar um resistor correto para os LEDs 15.000 Mcd branco para substituição das lâmpadas pinguinho de 1,2 W.
Já vi em alguns fóruns, a indicação de 470, 680, 750 e 1K ohms.

Mas, há uma formula para isso, a saber: R=VF (-) VL ( / ) I
Resistor = Voltagem da Fonte (menos) Voltagem do Led (dividido) I que é a corrente-amperes do Led

Se o VF for 12 volts
Led 15000 Mcd consome 3,4 volts
Corrente do Led é de 20 miliamperes

temos:
VF 12 (-) VL 3,4 = 8,6 volts que é a voltagem que o resistor tem que ‘matar’ para não queimar o LED que trabalha com 3,4v

Então 8,6 (dividido) por I 0,020 amperes = 430 ohms, o valor do resistor.
Como 430 ohms não é disponível no mercado usa-se o valor imediatamente superior que é o de 470 ohms (cores amarelo, roxo, marrom). Peça resistor de 1 Watt embora pequeno à 1ª vista é o suficiente para dissipar a voltagem em excesso e não aquecer.

Ocorre que o alternador entrega uma voltagem entre 13,8 a 14,2 volts e é com esta variação e não 12V fixos que vai influenciar no Led após a resistência do componente em questão:

VF 14 (-) VL 3,4 = 10,6 (para matar) / (dividido) por I 0,020 = 530 ohms e o mercado oferece 560 ohms (cores verde, azul, marrom). Peça resistor de 1Watt

Os dois resistores de 470 ou 560 ohms são aplicáveis e os Leds brilham intensamente; só que com 470 ohms o Led vai receber a mais 1,4 volts que fatalmente reduzirá a vida útil; e o resistor de 560 ohms vai entregar na mínima (13,8 V) 2,6V ao Led e na máxima (14,2V) 3,0 V
Responder