Bom, eu estava a fim de fazer um esquema pra subir meus vidros pelo controle do alarme há algum tempo. Até aí, nenhum problema. Acontece que eu não tenho módulo para subir vidro pelo alarme e não tava a fim de gastar uma grana que poderia economizar. Pois bem, arregacei as mangas e com o toque de um parceiro fiz os vidros subirem pelo alarme sem módulo.
Esta ligação funcionará durante o tempo da luz de cortesia (por volta de 50 segundos após desligar o contato), depois disso não.
Pra começar é necessário que o alarme instalado no carro tenha a saída para acionar um suposto módulo que poderia ser utilizado (hoje praticamente todo alarme tem), se não tiver, não vai funcionar. Procurei o esquema de ligação do meu alarme (Look-out) e achei o fio que faz esta função (neste caso, de cor azul) e realizei a medição (o pulso gerado é de 12V NEGATIVO, portanto tem que ser medido pegando como referência o positivo, e não o terra na carcaça). Sabendo que os vidros dos carros sobem com uma tensão de 12V POSITIVA, percebi que não poderia ligar os –12V do alarme direto nos vidros (até pq para usar um fio do alarme com dois fios dos motores, eu colocaria os fios dos motores em curto, ou seja, qdo acionasse um pelo botão acionaria o outro, lógico...hehe). A partir daí vi o que precisaria comprar.
Material comprado:
1-Dois relés auxiliares de 12V. Valor R$15,00 (os dois).
2-Um fusível de 15Ampéres. Valor R$0,26.
3-Suporte para fusível. Eu tinha em casa e não sei o valor.rs
Sim, precisei comprar tudo isso....hehehehe...
Material necessário/complementar:
1-Uns metros de fio (com bitola de 2mm no máximo);
2-Ferro de solda e solda;
3-Alicate de corte e de bico;
4-Chave Philips;
5-Fita isolante;
6-Presilhas.
Pois bem, juntado o material, mãos a obra.
Tire a caixa que contém os botões de comando dos vidros que está na porta do motorista (FOTO 1). Atrás dos botões, estão ligados os fios do chicote do comando dos vidros... então identifique os fios que recebem a tensão positiva qdo o vidro do motorista e do passageiro são acionados para subir. No meu caso, o fio VERDE aciona o MOTORISTA e o AZUL aciona o PASSAGEIRO (FOTO 2). Agora, para a ligação ficar escondida sem muito trabalho, mas decente, siga o chicote que sai da porta e passa por trás da capa de plástico ao lado da alavanca para abrir o capô e vai parar embaixo da proteção de plástco que fica onde fecha aporta (FOTO 3). É ali que peguei os fios (AZUL e VERDE) para ligar nos relés. Na foto também mostra os relés que uni para fixar depois.
Depois de identificados, descasque estes 2 fios e solde um fio de 1 metro em cada um, isole SEPARADAMENTE os fios, esconda novamente o chicote pois não será mais usado e deixe as pontas destes dois fios para fora pois serão ligadas nos relés. Agora, pegue os 2 relés que serão usados e junte-os (colando ou fixando da melhor forma que achar) lado a lado, pois ficará mais fácil de trabalhar e fixá-los posteriormente. Agora vamos trabalhar com os terminais dos relés. Na IMAGEM 1 é possível visualizar o desenho da ligação feita e a numeração dos terminais, para aqueles que não estão familiarizados com este relé e a parte elétrica envolvida.
Essa IMAGEM 1 mostra que 2 pontos de cada relé poderão utilizar o mesmo ponto positivo (pinos 30 e 86), ou seja, é possível unir os 4 terminais dos 2 relés no mesmo positivo (pinos 30 e 86 de um com os pinos 30 e 86 do outro). No meu caso não usei terminais, soldei os fios usando jumpers direto nos pinos. Feito isso, solde o fio que controla a subida do vidro do motorista no pino 87 de um relé e o fio que controla a subida do vidro do passageiro no pino 87 do outro relé. Agora só falta soldar o negativo do alarme que acionará os relés para subirem os vidros qdo o alarme for acionado, nos pinos 85 de cada relé (o mesmo fio negativo vai ser ligado nos dois pinos 85 ao mesmo tempo, jumpeando-os). Agora, solde o suporte do fusível no fio que vai servir de positivo para os relés, e por fim ligue na bateria.
Agora faça o teste pra ver se está tudo ligado corretamente. Ligue o contato e veja se os vidros estão subindo e descendo corretamente. Deixe os vidros abertos, desligue a chave e acione o alarme (lembre-se que esta ligação só funcionará durante o tempo de cortesia!!!). Se os vidros fecharem ao acionar o alarme está pronto e agora é só fixar os relés e esconder os fios da melhor maneira que quiser, caso não funcione, revise o que foi feito prestando muita atenção na ligação dos fios nos relés.

Até mais e bom divertimento!
[EDIT]Amigos, parece que tem uma informação errada aqui: o sistema vai funcionar enquanto a temporização dos vidros estiver ativa. No caso, enquanto estiverem temporizados, os relés simularão o aperto do botão para subir os vidros.