PREPARAÇÃO NOS MONZAS...

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

PREPARAÇÃO NOS MONZAS...

Mensagem não lida por Leandro_tevars »

Olá pessoal,

Acabei de me associar ao monzeiros e estava lendo alguns tópicos e me deparei com esse que eu me interessei muito...

É o seguinte. Tenho um Monza EFI 95 à gasolina e decidi "mexer" um pouco nele. Tive que arrumar algumas coisinhas nele e demorei mais tempo do que eu esperava...resultado: acabei tendo que abrir o motor porque fiquei com receio dele me dar problemas devido a já estar com algum tempo de uso :smt010 . Estou procurando acertar o motor para que eu possa em um futuro turbinar e/ou aspirar :mrgreen: . Como meu motor tá no chão decidi fazer já algumas alterações no cabeçote. Rebaixei 0,5mm na medida dele que era standart(fiquei com receio de aumentar demais a compressão), troquei válvulas, infelizmente não por 43mm de diâmetro :smt011 (já havia sido comprada e montada antes de eu tomar conhecimento) e decidi brunir os dutos de admissão e escape. Na mesma época das válvulas eu retifiquei o volante de embreagem e aliviei algo em torno de 1,2Kg nele(pra ver se o monza fica com um torque na arrancada parecido com o do meu santana 2000MI) pois queria uma curva de torque mais próxima de 4000rpm e mandei balancear o Conjunto Virabrequim-Volante-Embreagem montados. Queria saber a opinião de vocês.....Se vocês acham que pode dar algum resultado.....Sugestões para up.... AH!!!! No caso do brunimento eu ainda não o fiz, estava querendo tomar uma opinião de alguém que já o fez para ver o que "dá", se tem acertos e desacertos, enfim, experiências. Trabalho com usinagem e pretendo eu mesmo fazer o brunimento e fresamento das guias até a base do duto de Admissão/Escape já que elas estão sobrando(Olha as fotos). Mais um detalhe: Se eu retificar essas guias no comprimento eu não poderia estar prejudicando a vida útil das mesmas devido à menor área de contato? E tem mais uma coisinha...li um comentário que dizia em encamisar as guias de válvulas com bronze só que não tinha especificamente qual deles :smt102 , acho que o Tm23 é fraco demais o 620 engrimpa com alta temperatura e o 660 talvez vá diminuir a vida útil da válvula. Seria o grafitado?!? Alguém já leu algo à respeito?!? :smt017

Me desculpem pelo testamento e pelo excesso de perguntas....É que estou bem empolgado e estou querendo colocar meu brinquedo pra rodar novamente. Ah!!! Pretendo fazer um vídeo e postar aqui no monzeiros do brunimento e do rebaixamento das guias na fresadora :mrgreen: .

Abraços à todos. :smt023
No momento brincando no meu Monza GLS 95 EFI.

Cabeçote após rebaixamento e antes do brunimento da Admição e Escape.

ImagemImagemImagemImagemImagem
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: PREPARAÇÃO NOS MONZAS...

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

Olha meu caso, assim é mais facil hehehe, aspirado 2.0 cabeçote carburado e coletor carburado com injeção mono ponto, como meu motor estava mais pra la do que pra cá resolvi retificar todo bloco pistão 2 medida KS valvulas 43mm e 37mm de escape eu axo ñ lembro direito TRW comando do kadett GS, polimento nos dutos de admissão e escape e só pois ja era a alcool, ficou bem bom mas a borboleta prejuticava bastante o desempenho "pq queria emgolir mais ar" não fiquei muito contente mais ficou bonzinho! Não fiquei muito tempo aspirado e já passei pro turbo rapidinho assim que a grana veio, hehehe a bricadeira ficou melhor :mrgreen:

No seu caso para aspirado, coletor de escape 4x1, comando mais bravo tipo 272°, combustivel alcool, já que vc aliviou o volante ajuda bastande sobre o cabeçote cortar a guia de valvula fica melhor sim mas a chance dela sair de centro é mais facil não sei quanto tempo pode levar ou numca acontecer :smt023 mas vc deveria trocar o borboleta sei que é uma "missão impossivel" mais iria ajudar e muito, quem pode de dar uns conselhos legais é o THE RIPPER ele estava fazendo um com 4 borboletas!
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

Cleber Brogni escreveu:Olha meu caso, assim é mais facil hehehe, aspirado 2.0 cabeçote carburado e coletor carburado com injeção mono ponto, como meu motor estava mais pra la do que pra cá resolvi retificar todo bloco pistão 2 medida KS valvulas 43mm e 37mm de escape eu axo ñ lembro direito TRW comando do kadett GS, polimento nos dutos de admissão e escape e só pois ja era a alcool, ficou bem bom mas a borboleta prejuticava bastante o desempenho "pq queria emgolir mais ar" não fiquei muito contente mais ficou bonzinho! Não fiquei muito tempo aspirado e já passei pro turbo rapidinho assim que a grana veio, hehehe a bricadeira ficou melhor :mrgreen:

No seu caso para aspirado, coletor de escape 4x1, comando mais bravo tipo 272°, combustivel alcool, já que vc aliviou o volante ajuda bastande sobre o cabeçote cortar a guia de valvula fica melhor sim mas a chance dela sair de centro é mais facil não sei quanto tempo pode levar ou numca acontecer :smt023 mas vc deveria trocar o borboleta sei que é uma "missão impossivel" mais iria ajudar e muito, quem pode de dar uns conselhos legais é o THE RIPPER ele estava fazendo um com 4 borboletas!
Fala aí Cleber....Tipo que na válvula já dancei pq já peguei ori msm :smt011 ....mas tb tem que eu queria priorizar agora o bloco. Ver o que poderia ser feito nele pra montar com tudo finalizado na parte de baixo pq o cabeçote é bem mais fácil de "mexer" dp...só desparafusar e puxar pra cima, mô simples, já o bloco é mais "chato". E tem mais uma...o $$$ tá meio apertado pra fazer bloco e cabeçote. Mais um lance, se eu lançar um 272º a criança vai beber mais, correto? Só que por ter aliviado o volante vc acha que o maior consumo que o comando vai dar eu posso anular por causa do alívio do volante ou nada a ver? Vo tentar uma MP pro The Ripper e ver se ele dá uma "mão" tb. :smt023

Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

Fotos do cabeçote rebaixado

Imagem

Imagem

Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

Fotos Brunimento.

Primeiro Desbaste do excesso....

Imagem

Imagem

Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

Como nem tudo são flores........ :mrgreen:

Imagem

Mas nada que esteja fora do planejado...... :smt005

Imagem

Leandro_tevars
Membro GL (Ní­vel 2)

Seguindo no trabalho.....

Imagem

Imagem

Imagem

Responder