Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!
Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!
Amigos, aconteceu um fato muito curioso ontem...Bom, ontem pela manha, desci até a garagem de meu prédio para ligar o Monzão pois desde domingo que eu não o ligava. Iria somente dar uma esquentadinha nele e nada mais.. Mais ao virar a chave na ignição veio a surpresa...Não tinha carga na bateria para virar o arranque e ligar o motor...Então, abri o capo e escutei um tec tec tec bem baixinho que a cada 2 segundos fazia tec tec tec.....tec tec tec....Isso sem a chave na ignição hein amigos....E comecei a procurar de onde vinha....O barulho vinha do Atuador de marcha Lenta, mais onhecido como Motor de Passo....Fiquei entrigado pois como um peça poderia estar apresentado tal barulho com o motor desligado ou sem receber corrente....Liguei para um amigo meu que tem muito mais experiencia e ele foi me ajudar...Coloquei um outro atuador que ele tinha em casa e colocamos o carro para funcionar.....Agora está legal o carro e a marcha lenta tanto na gasolina quanto no gás estão ótimos...Tudo leva a crer que o atuador velho entrou em curto....Alguém já viu isso ??
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3307
- Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
- Cidade: Cianorte
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Fato muito curioso!!
opa, cara nunca vi isso, ehhehe
abrass
logo alguem q sabe posta ae!
abrass
abrass
logo alguem q sabe posta ae!
abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4252
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Fato muito curioso!!
Um curto circuito no enrolamento do atuador não explica isso, pois não chega corrente para ele com a chave de ignição desligada (acho). :smt017
Mais provável é o plugue ter alguma ligação errada.
Para checar isso é bom desconectar o plugue do motor de passo, com a ignição desligada, e verificar se chega corrente em algum pino dele.
Abraços
Mais provável é o plugue ter alguma ligação errada.
Para checar isso é bom desconectar o plugue do motor de passo, com a ignição desligada, e verificar se chega corrente em algum pino dele.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Re: Fato muito curioso!!
Desmontei o Autador velho e vi que ele estava torrado por dentro............Ou seja, entrou mesmo em curto
- Raphael Ventura
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 698
- Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!
rapaz, vc parou o carro no gnv? será que nao fizeram alguma coisa na hora de instalar o gnv de modo que ele fique mandando corrente pra lá qdo carro ta no gnv??
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Re: Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!
Nao parei nao....Ele entrou em curto mesmo.......Vai ver que quando desliguei o carro ele entrou em pane e ficou fazendo ese tec tec tec direto mesmo com o carro desligado......sei lá.derrepente ele estava puxando corrente por estar em curto........coloquei o outro e o problema foi resolvido
Re: Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!
Amigos, o problema voltou. Voltou em um novo atuador que coloquei e aí vai a pergunta. Será que é problema no Módulo pois quando tiramos a chave na ignição ele fica em modo STAND BY ?
Para não ficar fazendo o tec tec tec, resolvi desligar a tomadinha que vai no Atuador e ainda bem que a marcha lenta ficou legal no gás quanto na gasolina. A luz da Injeção não fica acesa para indicar anomalia no sistema, a luz de marcha ascendente está funcionando sem problemas, e todo o restante do carro funciona perfeitamente. Como estou sem grana, não vou mexer nele agora. Vai ficar sem funcionar o Atuador... Alguem aí tem alguma dica ?
Para não ficar fazendo o tec tec tec, resolvi desligar a tomadinha que vai no Atuador e ainda bem que a marcha lenta ficou legal no gás quanto na gasolina. A luz da Injeção não fica acesa para indicar anomalia no sistema, a luz de marcha ascendente está funcionando sem problemas, e todo o restante do carro funciona perfeitamente. Como estou sem grana, não vou mexer nele agora. Vai ficar sem funcionar o Atuador... Alguem aí tem alguma dica ?
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2601
- Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Fato muito curioso!! Atuador de marcha lenta em curto!
Tem algum amigo com Monza ou Kadett EFI? Basta tirar o módulo de um e passar para o outro e ver no que dá, Também pode procurar um em ferro velho, nem precisa comprar, converse com o cara do ferro velho pague R$ 15,00 para ele, faça o teste e devolva para ele, pode fazer isso na frente dele!