consumo com a/c

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

consumo com a/c

Mensagem não lida por Carlinho »

pessoal o consumo de combustivel aumenta consideravelmente com o ar condicionado ? Ou não aumenta tanto assim como dizem por aí ? se meu monza faz media de 9/10 km/l na pista quanto fará com a/c ligado? :smt024
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
CRISTIANO.DESENV
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: consumo com a/c

Mensagem não lida por CRISTIANO.DESENV »

Eu tenho um monza igual ao seu porém, branco, fiz uma me´dia na estrada com o ar condicionado e teve um rendimento menor, ou seja, o normal é fazer 13 por litro, com ar eu faço no máximo 12 por litro. Existe sim um maior consumo.
Este nunca me deixou na mão.
Imagem
Imagem
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Carlinho »

Ok cristiano ,mas com certeza o conforto do ar geladinho deve compensar esse consumo a mais não é !!! :D
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu não acredito nisso de que carro com ar ligado gasta mais.
Claro que em teoria deve acontecer isso, da mesma forma que rodar de noite deve gastar mais combustível, pois o alternador, como o compressor do ar, não trabalham de graça.
Na prática eu nunca notei diferença de consumo, com e sem ar condicionado ligado.
Eu já fiz testes práticos no meu antigo Chevette, que tinha ar, e no meu Monza anterior, um GLS 94/95. No Chevette, qdo instalei o ar, fiz uma viagem com ele desligado, e repeti a viagem com ele ligado...mesmo consumo :smt017

Nesse Monza que tive durante 7 anos, rodei durante uns 6 anos com ar ligado o tempo todo, no frio ou no calor, e depois que o sistema apresentou problemas, rodei 1 ano sem usar o ar.
O consumo continuou igual.
Qdo se anda com ar desligado, em lugares quentes, há de se abrir os vidros, o que, principalmente em altas velocidades, aumenta muito o arrasto aerodinâmico, e em consequência, o consumo de combustível.
Mesmo que o ar consumisse metade da gasolina que uso, mesmo assim eu continuaria usando...
Andar com ar cond. ligado num Monza não tem preço :smt020

NOTA: Esses carrinhos com motor 1.0, aí a coisa pode pegar, pois uma porcentagem muito maior da potência do motor é consumida para acionar o compressor. Num Monza com 110 CV, a coisa é um pouco diferente. Sem contar que o isolamento térmico do Monza é infinitamente melhor do que o desses carrinhos de brinquedo.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
CRISTIANO.DESENV
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por CRISTIANO.DESENV »

Sem criar polêmicas, mas é provado que gasta mais, é claro que não sei quanto, pode ser até pouca coisa.
Este nunca me deixou na mão.
Imagem
Imagem
CIRO
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por CIRO »

Eu não sei não, o meu faz agora 4.1 na cidade com ar ligado direto, quando eu dou uma tregua de 15 minutos (pois ele é a alcool) para ele esquentar na saida para o trabalho e depois do trabalho ele passou para 4.7 na média.

[]'s

Ciro
Imagem

28.07.08 PIT STOP FINALIZADO
26.07.08 FINALIZADA REVISÃO GERAL DOS 90.000 KM E MAIS UM CARIMBO NO MANUAL :lol: :smt023
15.07.08 ATUALMENTE AUTORIZADA REVISÃO GERAL DOS 90.000 KM (um pouquinho atrasado) :)

Ciro / Fortaleza
Monza SLE 91 - Azul Completo
Km Atual 96.000 km - Único Dono
Fotos: viewtopic.php?f=5&t=4012
vinicius cabral

Mensagem não lida por vinicius cabral »

De fato com o ar ligado, todo veículo automotor consome no máximo 10% a mais, isto porque há uma pequena queda de energia que antes era entregue ao motor pelo sistema de alternação de corrente, vulgo alternador, e agora possui mais um equipamento pesado a alimentar mesmo que o alternador e bateria sejam potentes, há sempre um espécie de sobre carga no sistema e o motor então será preciso exigir mais dele. Consequentemente, exigindo mais do motor, exige-se mais de combustivel....Isto é fato verídico....As vezes pode passar imperceptível aos olhos e critérios do condutor pois o cálculo de consumo com ar ligado sempre deve ser feito dentro de cidade e nunca estrada pois na estrada mantem-se a velocidade uniforme e não há esforços por conta do motor....Lembrem-se, somente na cidade.....Na estrada praticamente não gastará mais combustivel tendo o ar ligado....
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Nos meus carros eu nunca notei aumento de consumo. Se bem que só não ligo o ar se ele estiver com problemas, e aqui na minha cidade só se anda em alta velocidade, hehehe, devagar só em engarrafamentos :smt020

Mas como fica a situação do consumo com janelas abertas? Eu tinha aqui um estudo sobre consumo de carros que falava sobre vários fatores, como pneus descalibrados, vidros abertos, etc.
Se não me falha a memória, janelas abertas aumenta o consumo MUITO, talvez mais do que os 10% citados acima.

Enfim, esse assunto sempre foi polêmico mesmo :smt014

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder