Cabeçote 16 válvulas
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Cabeçote 16 válvulas
Pessoal, tenho um monza GLS 95/96 EFI, estou precisando fazer uma pequena retifica de cabeçote nele. Mas queria aproveitar para ganhar alguma potência, seria possível migrar de 8v para 16 válvulas? Po, se sim ficaria animal.. mto bala, e ainda poderia guardar o antigo cabeçote para se um dia vier a vender o carro..
Vi um camarada que fez isso em um kadett, ele tem vídeos no youtube, alguns são estes:
http://www.youtube.com/watch?v=4jI89JLA ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=fDsztTZ-F28
Ele descreve que o kadett dele é um GLS 98 e que usou cabeçote de Astra 16v X20XEV.
Abraço a todos! Valeu!
Vi um camarada que fez isso em um kadett, ele tem vídeos no youtube, alguns são estes:
http://www.youtube.com/watch?v=4jI89JLA ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=fDsztTZ-F28
Ele descreve que o kadett dele é um GLS 98 e que usou cabeçote de Astra 16v X20XEV.
Abraço a todos! Valeu!
-
- Membro Classic (Nível 7)
Re: Cabeçote 16 válvulas
Fernando, a adaptação do cabeçote 16v é bastante complicada e requer várias modificações no motor.
Engrenagem do virabrequim, toda a parte de correias e tensionadores, pistões (os originais batem nas válvulas), bomba d´água, coletores... e outro detalhe, o cabeçote do X20XEV não tem entrada para distribuidor, precisaria adaptar uma roda fônica!
Acaba sendo muito mais simples e barato, comprar um motor 16v completo
Engrenagem do virabrequim, toda a parte de correias e tensionadores, pistões (os originais batem nas válvulas), bomba d´água, coletores... e outro detalhe, o cabeçote do X20XEV não tem entrada para distribuidor, precisaria adaptar uma roda fônica!
Acaba sendo muito mais simples e barato, comprar um motor 16v completo

-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Valeu pela resposta cara!
Nego é fhoda, o camarada do kadett mencionou até que era plug and play o cabeçote, isso foi em um topico dos kadetteiros que não sei mais o link, falava que era só chegar e colocar, e dpois mecher em coisa boba... Surreal!
Mas como eu muita gnt tbm deve ter essa dúvida, e esse tópico acho que é inédito aqui no fórum.. então já ta valendo!
Po então vou mesmo é fazer uma retifica no meu cabeçote, dar uma rebaixada boa, ver se coloco os pistões do monza alcool, e dpois só curtir o meu total flex.. bem mais potente! heheheh
Nego é fhoda, o camarada do kadett mencionou até que era plug and play o cabeçote, isso foi em um topico dos kadetteiros que não sei mais o link, falava que era só chegar e colocar, e dpois mecher em coisa boba... Surreal!
Mas como eu muita gnt tbm deve ter essa dúvida, e esse tópico acho que é inédito aqui no fórum.. então já ta valendo!

Po então vou mesmo é fazer uma retifica no meu cabeçote, dar uma rebaixada boa, ver se coloco os pistões do monza alcool, e dpois só curtir o meu total flex.. bem mais potente! heheheh
-
- Membro Classic (Nível 7)
Fernando Seibel escreveu:Valeu pela resposta cara!
Mas como eu muita gnt tbm deve ter essa dúvida, e esse tópico acho que é inédito aqui no fórum.. então já ta valendo!![]()
Pois é, o "coisa boba" que tem pra mexer é isso que falei

Não tire mais de 1mm do seu cabeçote! Com pistões a álcool e menos 1mm, já vai ficar com quase 13:1 de taxa, que é o limite seguro para rodar no álcool com comando original. O que você pode fazer para melhorar é trocar as válvulas de admissão pelas de 43mm (saiu em alguns Monzas 2.0 carburados) e dar um polimento nos dutos, com mais ênfase no escape. Já vai dar uns cavalinhos a mais :smt023
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
É mais fácil no Kadett 98 onde foi feita tal alteração. A partir de 97 o Kadett já tem injeção eletrônica MPFI digital (sem distribuidor), já tem roda fônica no virabrequim e suas polias e tensionadores já são iguais as do Vectra. O Monza e Kadett 96, já tem o tensionador e correia dentada, bomba d´água iguais as do Vectra.Fernando Seibel escreveu:Valeu pela resposta cara!
Mas como eu muita gnt tbm deve ter essa dúvida, e esse tópico acho que é inédito aqui no fórum.. então já ta valendo!![]()
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GLS (Nível 6)
Se não estou enganado, Flex não. Rebaixado e com pistões p/ alcool ele só vai rodar no alcool, colocar gasolina pode ser perigoso, já que a taxa vai ser muito alta. Na melhor das hipoteses vai funcionar com gasolina Podium, mas não é garantido.Fernando Seibel escreveu:Po então vou mesmo é fazer uma retifica no meu cabeçote, dar uma rebaixada boa, ver se coloco os pistões do monza alcool, e dpois só curtir o meu total flex.. bem mais potente! heheheh
Monza: SL/E 1993
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
o surfin tem razao vai ficar com taxa 12:1 so trocando os pistoes pra alcool e sem rebaixar. e se dar passe minimo que seja 0,2mm ja vai subir pra mais de 12:1 acho que nem com a podium anti-detonante vai segura, somente no alcool mesmo. é melhor faze os calculos das peças e ve qual foi o resultado dae ve oque melhor combustivelSurfin escreveu:Se não estou enganado, Flex não. Rebaixado e com pistões p/ alcool ele só vai rodar no alcool, colocar gasolina pode ser perigoso, já que a taxa vai ser muito alta. Na melhor das hipoteses vai funcionar com gasolina Podium, mas não é garantido.Fernando Seibel escreveu:Po então vou mesmo é fazer uma retifica no meu cabeçote, dar uma rebaixada boa, ver se coloco os pistões do monza alcool, e dpois só curtir o meu total flex.. bem mais potente! heheheh
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Ainda que ele consiga andar com 12:1 na gasolina, o carro nunca vai ser "flex", pois ele não vai se regular automaticamente para álcool ou gasolina.Rafaelo escreveu:o surfin tem razao vai ficar com taxa 12:1 so trocando os pistoes pra alcool e sem rebaixar. e se dar passe minimo que seja 0,2mm ja vai subir pra mais de 12:1 acho que nem com a podium anti-detonante vai segura, somente no alcool mesmo. é melhor faze os calculos das peças e ve qual foi o resultado dae ve oque melhor combustivel
Vai ter que ser sempre regulado manualmente para usar somente um determinado tipo de combustível.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.