Motor 2.1 Monza

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Arte Visual
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Motor 2.1 Monza

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Boa Noite Monzeiros.

Estou na fase final de montagem do meu motor, que é um motor 1.8 original gasolina do Monzão Tubarão ano 91, pois bem, agora ele está com o virabrequim do Monza 2.0, pistão do Monza 2.0 alcool, e bielas do meu motor 1.8, foi aberto as camisas do bloco para colocar os pistões do 2.0, e feito retífica no cabeçote, também estou colocando um 4x1 e um carburador 3e, com isso estou passando meu motor do 1.8 para 2.1, uma boa melhora, e sem contar que estou com o meu bloco do 1.8 na qual está a numeração do motor que está cadastrado no documento, porém ele vai ficar com um pouco mais de potência, e futuramente um comando médio para não ficar embaralhando na marcha lenta, em breve colocarei fotos do meu motor finalizado ok, até breve pessoal.
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
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RicardoDS
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Re: Motor 2.1 Monza

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Muito bom!
Só fiquei com uma dúvida, você tem certeza que ele vai pra 2.1?
Pistão do 2.0 + bielas do 1.8 (que são iguais ao 2.0) + vira do 2.0 = 2.0 e não 2.1. Para ir para 2.1 precisaria de pistões acima de 87mm.

:smt023
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Carlos A. Freire
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Re: Motor 2.1 Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para ter cilindrada superior ao do 2.0L, deveria ter diâmetro de pistão maior ou curso de pistão maior. Trocando bielas (maiores ou menores), não se altera curso, altera apenas o R/L, quem dá o curso é o virabrequim.
Com pistão do Monza 2.0 e virabrequim também do Monza 2.0, está colocando os valores do Monza 2.0. A biela não tem diferença entre motor 1.8 e 2.0, a diferença é de motor até 1986 (biela longa) e a partir de 87 (biela curta). Mas longa ou curta, neste caso entendo que só mudaria a faixa de trabalho do pistão em relação a altura.
Para o cálculo de cilindrada temos a seguinte fórmula:

CT= D². ¶. C. Nº / 4

CT= Cilindrada total
D = Diâmetro do cilindro
C = Curso do pistão
¶ = 3.14
Nº = número de cilindros
/ 4 = resultado da multiplicação, dividido por 4

Se eu estiver errado, me corrijam por favor.

Abs,

Carlos Freire
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TheRipper
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Re: Motor 2.1 Monza

Mensagem não lida por TheRipper »

Carlos A. Freire escreveu:...diferença é de motor até 1986 (biela longa) e a partir de 87 (biela curta)...
Carlos, creio que seja o contrário, os antigos usavam bielas mais curtas.
Arte Visual
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Re: Motor 2.1 Monza

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Boa Noite Carlos.

Não sei dizer certamente se vc está certo ou não, devido a minha inexperiência, na verdade quem falou que ficaria 2.1 foi um amigo meu que está fazendo esta montagem do motor, ele é um mecânico aqui na qual trabalha com preparação de motores, tanto turbo como aspirados, e ele disse que iria fazer meu carro ficar 2.2, mas não deu certo porque o bloco do vectra 2.2 é um dedo mais alto, e iria colocar os pistões do 2.2 também, como não deu devido o bloco ser mais alto, ele optou em colocar as peças do 2.0, sei que tivemos que mandar abrir as camisas para os pistões, usamos as mesmas bielas do meu motor 1.8, trocado o virabrequim 1.8 para 2.0, e os pistões 2.0 são alcool, para ter uma taxa de compressão maior, e feito retífica no cabeçote, porém não sei dizer o que foi feito no cabeçote, agora o motor já foi montado, e vamos montar ele no carro na segunda-feira (22/09) segue algumas fotos agora na segunda pergunto para ele para saber como explicar para vc como ele vai conseguir fazer o meu 1.8 virar 2.1 ok.


Motor Montado com os pistões 2.0
Imagem
Pistão montado com bielas 1.8
Imagem
Detalhe da caixa dos pistões, onde tem a medida dos pistões
Imagem
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Re: Motor 2.1 Monza

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Arte Visual escreveu:e iria colocar os pistões do 2.2 também, como não deu devido o bloco ser mais alto
Pistão do 2.2 é igual ao pistão do 2.0, ambos de 86mm.

Seu motor será 2.0, pistões de 86,50mm (2.0 sobre-medida).

Para seu motor ser 2.1 e continuar utilizando esse bloco, a única opção que tenho em mente seria a adoção dos pistões do motor 2.4, 87,50mm (se não estou enganado).

:smt023
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RenatoSR

Re: Motor 2.1 Monza

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Arte Visual escreveu:Boa Noite Monzeiros.

Estou na fase final de montagem do meu motor, que é um motor 1.8 original gasolina do Monzão Tubarão ano 91, pois bem, agora ele está com o virabrequim do Monza 2.0, pistão do Monza 2.0 alcool, e bielas do meu motor 1.8, foi aberto as camisas do bloco para colocar os pistões do 2.0, e feito retífica no cabeçote, também estou colocando um 4x1 e um carburador 3e, com isso estou passando meu motor do 1.8 para 2.1, uma boa melhora, e sem contar que estou com o meu bloco do 1.8 na qual está a numeração do motor que está cadastrado no documento, porém ele vai ficar com um pouco mais de potência, e futuramente um comando médio para não ficar embaralhando na marcha lenta, em breve colocarei fotos do meu motor finalizado ok, até breve pessoal.
Sera que nao enfraquece demais as paredes do bloco com essa abertura?
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Re: Motor 2.1 Monza

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Boa Tarde Caros Monzeiros.

Motor montado, pintura concluída, agora só falta colocar o motor e botar o bicho para funcionar, agora quanto a pergunta se ele será 2.1, meu amigo mecânico (Fernando - PointCar) que está montando tudo disse que os pistões são 0,50 m.m maiores que os 2.0, são pistões 2.0 porém com dimensão maior, com isso a cilindrada do motor aumenta por isso que ele será 2.1 ok, em breve fotos do motor montado no carro.
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