Interruptor do radiador... Cebolão
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Interruptor do radiador... Cebolão
Li aqui num tópico o Carlos Freire falando sobre o cebolão!
103 grau a 92... não seria muito alta mesmo original?
Eu coloco um paralelo da Peugeot acho que é assim que se escreve, haha! Trabalha sempre um pouco acima do azul
e desarma no meio do azul acabei com o problema de aquecimento!
Desculpe a burrice... Ela é de 82 a 68 grau fica muito bom sempre sem superaquecimento!
usando esta de 103 a 92 fica tao quente que estala de calor.
Isso é só uma ideia não sei se afeta em trabalhar nesta temperatura... Mas sempre fiz isso.
Até aqueles vazamentos de óleo chatos que aparecem do nada desaparecem!
103 grau a 92... não seria muito alta mesmo original?
Eu coloco um paralelo da Peugeot acho que é assim que se escreve, haha! Trabalha sempre um pouco acima do azul
e desarma no meio do azul acabei com o problema de aquecimento!
Desculpe a burrice... Ela é de 82 a 68 grau fica muito bom sempre sem superaquecimento!
usando esta de 103 a 92 fica tao quente que estala de calor.
Isso é só uma ideia não sei se afeta em trabalhar nesta temperatura... Mas sempre fiz isso.
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Re: interroptor do radiador..cebolão
vlade, o problema do motor trabalhar frio é que com o tempo pode acontecer dele se desgastar mais.
Eu tb acho que o motor do Monza trabalha muito quente. Mas no caso dos EFI, quem controla a ventoinha é a central de IE, então não tem como alterar a temperatura de trabalho.
Até mais.
Eu tb acho que o motor do Monza trabalha muito quente. Mas no caso dos EFI, quem controla a ventoinha é a central de IE, então não tem como alterar a temperatura de trabalho.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Carlos A. Freire
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Re: interroptor do radiador..cebolão
Vlade, você fez confusão.vlade escreveu:li aqui num topico o carlos freire falando sobre o cebolão!
103 grau a92...nao sería muito alta mesmo original?
eu coloco um paralelo da pegeolt acho que é assim que se escreve haha trabalha sempre um pouco acima do azul
e desarma no meio do azul acabei com o poblema de aquecimento!
desculpe a burrice.. ela é de 82 a 68 grau fica muito bom sempre sem superaquecimento!
usando esta de 103 a 92 fica tao quente que estala de calor
isso é so uma idea nao sei se afeta em trabalhar nesta temperatura..mas sempre fiz isso.
até aqueles vazamentos de oleo chatos que aparecem do nada desaparecem!
O Monza que tem interruptor térmico no radiador (cebolão), são os modelos carburados e MPFI. O modelo EFI não tem, ficando a cargo da ECM controlar o acionamento da ventuinha, através de informações do sensor de temperatura CTS.
O cebolão do Monza a partir de 87 tem acionamento a 92ºC e desliga a 87ºC.
O que tem início de abertura aos 92ºC e atinge a abertura máxima aos 103ºC é a válvula termostática dos modelos caburados, nos modelos EFI começa a abrir aos 92ºC e tem abertura máxima aos 107ºC, em seu corpo está escrito 92/107.
Carros modernos trabalham mais aquecidos do que antigamente. A engenharia descobriu que o motor trabalha melhor e mais economico, polui menos e é mais durável quando está quente, o motivo é dilatação dos componentes. Por isso, todos os carros atualmente adota o sistema de arrefecimento selado. Estando selado e com pressão, a muda seu ponto de ebulição deixando mais alto e com ajuda de aditivo melhora ainda mais.
Alterando o projeto do motor de seu Monza, você pode estar diminuindo a vida útil, fazendo com que trabalhe frio. A faixa normal de temperatura do Monza, vai da marca após a cor azul até o meio de escala. Na cor azul o motor está trabalhando muito frio, sendo muito prejudição a ele.
Abs,
Carlos Freire
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Re: interroptor do radiador..cebolão
Ok Carlos Freire: vc esta certo os engenheiros fizeram assim pois realmente todos dizem que desgasta menos o motor,
mas nestes motores já cansados radiadores enferrujados e bom baixar um pouco, hehehe!
O meu mesmo na temperatura original vaza água, óleo etc... Mas quando eu fizer tudo direitinho vou colocar original de novo,
mas agora neste calor qualquer entrada de ar já viu dispara a temperatura!
ainda mas aqui no rio de janeiro!
valeu: Carlos abs!
mas nestes motores já cansados radiadores enferrujados e bom baixar um pouco, hehehe!
O meu mesmo na temperatura original vaza água, óleo etc... Mas quando eu fizer tudo direitinho vou colocar original de novo,
mas agora neste calor qualquer entrada de ar já viu dispara a temperatura!
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valeu: Carlos abs!
- Carlos A. Freire
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Re: interroptor do radiador..cebolão
Vlade,vlade escreveu:ok Carlos Freire: vc esta certo os engenheiros fizeram assim pôs realmente todos dizem que desgasta menos o motor
mas nestes motores já cansados radiadores enferrujados e bom baixar um pouco, hehehe!
O meu mesmo na temperatura original vaza água óleo etc... Mas quando eu fizer tudo direitinho vou colocar original de novo,
mas agora, neste calor, qualquer entrada de ar já viu dispara a temperatura!
ainda mas aqui no rio de janeiro!
valeu: Carlos abs!
com o cebolão de acionamento a temperatura mais baixa, o ventilador não fica muito tempo ligado? Ele liga e desliga muito rápido, ou seja, a ventoinha liga por pouco tempo e desliga em seguida em pouco tempo e fica assim de modo permanente?
Mesmo em regiões quentes, não vejo vantagem em baixar a temperatura do motor. Sou da seguinte opinião, manter o carro o mais original possível, a não ser para colocar opcionais de veículos mais completos e, se há problemas, devem ser solucionados o mais rápido possível. Assim o carro fica confiável para viagens longas.
Abs,
Carlos Freire
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Re: interroptor do radiador..cebolão
carlos, bom dia
estou com um monza gls 95 alcool
ele está trabalhando frio pq o antigo dono vagabundo :smt021 com o problema no módulo hei, baixou a temperatura do carro.
como posso fazer para que ele volte trabalhar normal
abraço
mauro
estou com um monza gls 95 alcool
ele está trabalhando frio pq o antigo dono vagabundo :smt021 com o problema no módulo hei, baixou a temperatura do carro.
como posso fazer para que ele volte trabalhar normal
abraço
mauro
Ex-Monza GLS 95/95 - 2.0 EFI álcool (saindo)
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Ex-Meriva Maxx 1.4 - 11/12
Ex-Prisma LTZ 1.4 - 14/15
Atual - Palio Fire 1.0 15/16 - Ruim, mas e da empresa
Atual - Cívic LX 1.7 16v 01/02 - Preto - Auto
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- Carlos A. Freire
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Re: interroptor do radiador..cebolão
Mauro,mausan escreveu:carlos, bom dia
estou com um monza gls 95 alcool
ele está trabalhando frio pq o antigo dono vagabundo :smt021 com o problema no módulo hei, baixou a temperatura do carro.
como posso fazer para que ele volte trabalhar normal
abraço
mauro
como ele fez para baixar a temperatura de trabalho do seu Monza?
O Monza EFI tem o acionamento da ventoinha controlado pela ECM, que recebe informações do sensor de temperatura (CTS), alojado na carcaça da válvula termostática.
Abs,
Carlos Freire
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Re: interroptor do radiador..cebolão
Então Carlos
Acho que nosso colega (antigo dono) retirou a termostática, como aconteceu com o outro rapaz que postou antes.
Nisso fica aberto direto, e quando esquenta um pouquinho, a ventoinha já liga e abaixa de novo.
Quando tive o outro monza.... faz tempo, ele sempre trabalhou na faixa do meio até um pouquinho pra cima. Por isso estranhei agora.
E o consumo tá lá em cima
Vou colocar a termostática, conforme tutorial que peguei no kadetteiros.com.
Seria legal fixar este tópico do kadetteiros, pois é a messsma coisa do monza e muito fácil de fazer.
http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... 322c4893e9
Abraços
Acho que nosso colega (antigo dono) retirou a termostática, como aconteceu com o outro rapaz que postou antes.
Nisso fica aberto direto, e quando esquenta um pouquinho, a ventoinha já liga e abaixa de novo.
Quando tive o outro monza.... faz tempo, ele sempre trabalhou na faixa do meio até um pouquinho pra cima. Por isso estranhei agora.
E o consumo tá lá em cima
Vou colocar a termostática, conforme tutorial que peguei no kadetteiros.com.
Seria legal fixar este tópico do kadetteiros, pois é a messsma coisa do monza e muito fácil de fazer.
http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... 322c4893e9
Abraços
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