Polia do virabrequim

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
marcal

Polia do virabrequim

Mensagem não lida por marcal »

Oi, pessoal.
acho q a polia do meu carro esta quebrando, pois ta fazendo um barulho muito estranho, dizem q é uma peça cara em torno dos $200 isso é verdade ou mito. E oq acontece se eu tiver rodando e ela quebrar oq aconteceria ? quebraria outras peças ? o carro ficaria imovel ? só no :smt017 guincho ? . :?:

valeu um

abraço a todos
ahh meu monza é um GLS completo
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Polia do virabrequim

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marcal escreveu:Oi, pessoal.
acho q a polia do meu carro esta quebrando, pois ta fazendo um barulho muito estranho, dizem q é uma peça cara em torno dos $200 isso é verdade ou mito. E oq acontece se eu tiver rodando e ela quebrar oq aconteceria ? quebraria outras peças ? o carro ficaria imovel ? só no :smt017 guincho ? . :?:

valeu um

abraço a todos
Não foi mencionado qual polia do motor está com problemas, e o ano do Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
marcal

me desculpem, o ano do carro é 93/93 ea polia é aquela q na verdade é dupla a parte de fora da polia é da correia q faz girar o motor do ar cond. :smt023
Felippe Delgado
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Amazonas-AM

Mensagem não lida por Felippe Delgado »

marcal escreveu:Oi, pessoal.

valeu um

abraço a todos
Mano...

Eh o seguinte...comecando acho que nao eh tgao cara...em ferro velho com certeza encontra e baratinho...
Essa polia que vc esta falando ela eh fixada na polia do virabrequim por 4 parafuso m8 por uns 30 mm sextavado...e roda com a correia do alternador/dh na frexa poli-V e na frexa V roda o compressor do ar...
Primeiro pede para o mecanico aliviar a correia do ar condicionado e depois a do alternador...e pede para ele verificar os parafusos que falei (m8 por uns 30mm sextavado) se estao frouxos e o estado dos parafuso...se necessario troque..num da nem R$ 1,00 os 4 com arruela de pressao...
Depois disso vc testa e verificar se continuar ... pode ser que ela esteje empenada..ou mesmo a polia do virabrequim esteja empenada...ai ja eh um pouquino mais complicado..pois ele tera que mexer na correia dentada...e precisa entender para mexer la...

Ve la e manda a resposta...
Felippe Delgado

Continuando...
alpha
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por alpha »

Amigo, tive que trocar essa polia do meu monza pois os dentes da mesma estava gasto e estava comendo a correia dentada, paguei 45,00 R$ numa nova do monza 86.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Monza S/R 1986 - Alcool - Cor: Prata
William Medeiro
marcal

Mano delgado
O negocio éo seguinte quando o mecanico tirou a maldita polia ela demanchou :smt010
ai rodei uns 30 desmanche e nada, achar algumas peças aqui em SP é dificil até em desmanche.
o pior é q agora a temperatura esta subindo e eu percebi q só o primeiro estagio da ventuinha esta funcionando, a temperatura sobe mas desce muito devagar, sera o tal do cebolão ou cebolinha porque as vezes o sugundo estagio funciona, a verdade q de cebolinha ou cebolão eu não entendo nada, só sei q este carro só ta me dando pepino e abacaxi :lol:
ahhh a polia ficou 10, também $197 a polia 60 pra colocar :smt005
Um abraços a todos valeu :smt023
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marcal escreveu:Mano delgado
O negocio éo seguinte quando o mecanico tirou a maldita polia ela demanchou :smt010
ai rodei uns 30 desmanche e nada, achar algumas peças aqui em SP é dificil até em desmanche.
o pior é q agora a temperatura esta subindo e eu percebi q só o primeiro estagio da ventuinha esta funcionando, a temperatura sobe mas desce muito devagar, sera o tal do cebolão ou cebolinha porque as vezes o sugundo estagio funciona, a verdade q de cebolinha ou cebolão eu não entendo nada, só sei q este carro só ta me dando pepino e abacaxi :lol:
ahhh a polia ficou 10, também $197 a polia 60 pra colocar :smt005
Um abraços a todos valeu :smt023
Caramba... R$60,00 só para colocar a polia? Um serviço simples e rápido, tão simples que pode ser feito em casa... enfiaram a faca, hein?

Com relação ao aquecimento, os motivos podem ser vários. Em condição normal, meu Monza GLS 96, com AC desligado, não entra a segunda velocidade da ventuinha, porque o ponteiro de temperatura não passa do meio de escala. com AC acionado a situação é outra.
No seu caso é importante verificar:
- Aterramento do motor e carroceria
- Ventuinha (pode estar girando mais devagar ou em sentido contrário)
- Radiador obstruído
- Válvula termostática (travando fechada)
- Bomba d´água
- Junta de cabeçote

Se não tiver um bom reparador, um que tenha conhecimentos e equipamentos para solução dos problemas e, ainda seja honesto e cobre preços justos, certamente quem vai sofrer é o carro e o bolso do proprietário. O comum nesses casos, é o proprietário colocar a culpa no carro e não no reparador. O que está ocorrendo não acontece somente com Monza, mas com qualquer carro de qualquer marca, modelo ou ano de fabricação, quando não se tem um bom reparador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Bruno Buck
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Bruno Buck »

Carlos, vou aproveitar o tópico pra perguntar:

Recomenda alguma oficina aqui em Curitiba-PR?
Responder