Bomba de combustível não aciona

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Lucas Flores Pozzer
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Bomba de combustível não aciona

Mensagem não lida por Lucas Flores Pozzer »

Olá amigos tenho um Monza Classic SE EFI e pude perceber que quando giro a chave até ligar as luzes do painel, a bomba não aciona (2 segundos), porém é possível ouvir o relê da bomba estalando. Dei uma olhada no sensor de óleo, aquele que possui três fios e pude perceber que seu conector está bastante deteriorado e melado de óleo, limpei ele e mesmo assim nada...
E ao insistir na partida do veículo a pressão do óleo no painel não sobe, o que me leva a pensar que o defeito está neste chicote, assim também é bomba de combustível não aciona. Já revisei aterramento da bomba e a bomba é nova da marca Delphi, não há curto-circuito no chicote da bomba, está tudo certo.
Gostaria de saber se há algo relacionado a este conector e como poderia proceder para resolver esse problema.
-CHEVROLET MONZA - A LIGAÇÃO ENTRE O HOMEM E A MÁQUINA-
-MONZA CLASSIC SE 1992/1993 2.0 EFI PRETO MEMPHIS-
-PALIO WEEKEND ADVENTURE 2005/2005 1.8 GM PRATA BARI-
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Re: Bomba de combustível não aciona

Mensagem não lida por tyo »

Veja se chega 12v no conector da bomba. Com isso você já eliminou tudo dali para traz e só resta a bomba. Não se esqueça que peças novas também dão defeitos.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Lucas Flores Pozzer
Membro GL (Ní­vel 2)

Tyo
Chegam os 12V, fiz testes com um multímetro, e sei que esta bomba funciona, pois ela foi acionada em uma das minhas inúmeras tentativas de girar a chave, depois de ter ido até o conector do interruptor de óleo e ter dado uma limpada nele, logo depois parou de funcionar novamente.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Lucas Flores Pozzer escreveu: 17 Fev 2020, 08:09 Tyo
Chegam os 12V, fiz testes com um multímetro, e sei que esta bomba funciona, pois ela foi acionada em uma das minhas inúmeras tentativas de girar a chave, depois de ter ido até o conector do interruptor de óleo e ter dado uma limpada nele, logo depois parou de funcionar novamente.
Lucas, você colocou o multi teste com as duas ponteiras no conector da bomba de combustível, estando conectado? Caso afirmativo, tem 12v e a bomba não funciona ´e ela o seu defeito. Se fez esse procedimento, faça para ter uma análise melhor do problema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

você colocou o multi teste com as duas ponteiras no conector da bomba de combustível, estando conectado? Caso afirmativo, tem 12v e a bomba não funciona ´e ela o seu defeito
Carlos Freire

Pode estar chegando corrente no plugue e o plugue estar com mau contato. Isso ocorreu na minha última pane de bomba. Eu já havia até comprado uma bomba nova, que acabei não usando.

Lucas

Panes, para serem sanadas, exigem uma estratégia de pesquisa. Senão, você estará andando em círculos, sem resolver o problema.
O conector existente no pressostato de óleo existe como um reforço para que a bomba de combustível continue funcionando, caso o relé dela dê problemas. Ele faz uma ponte direta para a alimentação da bomba, sem passar pelo relé, desde que haja pressão de óleo no motor.
O único problema relatado com pane desse pressostato é a queima do fusível da bomba. Se o fusível está íntegro, esqueça o pressostato.
O que pode estar ocorrendo é uma interrupção do circuito elétrico entre o sistema e a bomba.
Existe uma maneira simples de testar esse circuito, juntamente com a bomba: é ligar um fio direto do polo positivo da bateria para um dos pinos da tomada de diagnóstico. Não me lembro no momento qual pino é, mas é só pesquisar 'tomada aldl do monza' e você descobrirá.Se ao alimentar o referido pino a bomba não funcionar, o problema ficará restrito a bomba defeituosa, mau contato no plugue da bomba ou fiação interrompida.
O relé pode ser testado trocando o mesmo por outro da caixa de fusíveis. São todos iguais, com exceção do relé do ventilador interno.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Lucas Flores Pozzer
Membro GL (Ní­vel 2)

Luiz Carlos
Pois é, o fusível da bomba está intacto, e o do módulo de injeção também, irei fazer este teste no conector da bomba, pode realmente ser ele o causador deste defeito, tenho um pequeno manual da MULTEC 700 que eu mesmo fiz no computador, com informações sobre o conector ALDL e características do sistema.

Irei fazer esta "ponte direta" no pino respectivo da bomba de combustível no conector ALDL, buscando movimentar o conector em busca de maus contatos, pois aquele chicote já pode estar "cansado" de ficar na mesma posição, logo, vibrações e outras causas podem acarretar no rompimento interno dos fios, uma vez que o defeito se mostrou intermitente, e também levando em consideração que os fusíveis estão intactos, o relé arma normalmente, o interruptor de óleo serve apenas como "reforço emergencial", só me leva a crer em um possível defeito no conector.

Vou fazer um breve teste na parte da noite e lhes trago novas informações.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Lucas Flores Pozzer escreveu: 17 Fev 2020, 13:23 Luiz Carlos
Pois é, o fusível da bomba está intacto, e o do módulo de injeção também, irei fazer este teste no conector da bomba, pode realmente ser ele o causador deste defeito, tenho um pequeno manual da MULTEC 700 que eu mesmo fiz no computador, com informações sobre o conector ALDL e características do sistema.

Irei fazer esta "ponte direta" no pino respectivo da bomba de combustível no conector ALDL, buscando movimentar o conector em busca de maus contatos, pois aquele chicote já pode estar "cansado" de ficar na mesma posição, logo, vibrações e outras causas podem acarretar no rompimento interno dos fios, uma vez que o defeito se mostrou intermitente, e também levando em consideração que os fusíveis estão intactos, o relé arma normalmente, o interruptor de óleo serve apenas como "reforço emergencial", só me leva a crer em um possível defeito no conector.

Vou fazer um breve teste na parte da noite e lhes trago novas informações.
Como disse que chega os 12v no conector, não confie cegamente na bomba só porque ela é nova, veja o conector. Tudo bem, pode ser ele sim e veja se chega terra na bomba também, só o positivo não adianta nada, kk! Chegado terra e positivo ai só resta a bomba com defeito, e sim, peça nova da muiiiiito defeito.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Lucas Flores Pozzer
Membro GL (Ní­vel 2)

Olá amigos, chega 12V no conector, tanto girando a chave como injetando tensão no ALDL, mas pude perceber que o mesmo parece frouxo e "cansado" Pois para botar a ponta do multímetro ela força bem o pino interno do conector, mas creio que não consegue passar contato para a bomba.
Acho que devo trocá-lo, pois é barato e rápido.

Segue vídeo teste: https://youtu.be/m_-3XWwnAgo
Responder