Olá pessoal.
Muito se tem falado ultimamente sobre a vibração excessiva nesses novos motores de 3 cilindros que equipam vários carros modernos.
O ultimo desses motores a surgir foi o de 1,5 litros que vem no Ford EcoSport e agora no Ka.
Muitos dizem que qto mais cilindros tem um motor, menor a vibração. Mas a coisa não é tão simples assim.
Segundo tenho lido aqui e ali, o motor mais suave é o de 6 cilindros em linha. É mais suave que o de 4 e, por incrível que pareça, o de 8 cilindros. Isso porque, apesar de ter explosões menos espaçadas durante o ciclo completo, a movimentação dos pistões (2 a 2, no de 4 cilindros), impõe um movimento para cima e para baixo no motor.
O comprimento das bielas é outro fator. O motor 1.0 Fiasa do meu Fiat Mille Ex é muito suave. O motor dele é o que chamam de super quadrado. Tem vezes que não dá para saber se ele está funcionando pela vibração do volante. Já no meu Monza eu percebo perfeitamente o volante vibrando na marcha lenta.
Para encurtar a conversa, abaixo está uma tabela com motores de motores mais antigos (os dos nossos Monzas, por exemplo) e seu grau de vibração.
Nos Monzas, o motor de 1.8 ganha do 2.0, que por sua vez ganha do 2.2 e mais ainda do 2.4. Esse número é resultante de uma relação entre o curso dos pistões e o comprimento das bielas, se não me engano.
Abs
Vibração em motores de carros
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Vibração em motores de carros
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
Re: Vibração em motores de carros
Aqui uma tabela de motores da Fiat. Notem o baixo índice r/l do motorzinho 1.0 Fiasa:
AbsVocê não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
o monza vibra bem pouco mesmo meu tio teve um marea nem dava pra ver que o carro tava ligano tanto pelo ruido quanto pela vibração eu nunca andei em carros 3 cilindros e não pretendo kkkk
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
Eu já tive um carro com motor de 3 cilindros. Era um DKW Vemag S 1967.
A vibração do motor a dois tempos dele não me incomodava. O que incomodava era a marcha lenta instável.
O carro andava, para um carro da época, pois tinha 60 HP. Naquela época se indicava a potência máxima em HP, que difere um pouco do CV.
Abs
A vibração do motor a dois tempos dele não me incomodava. O que incomodava era a marcha lenta instável.
O carro andava, para um carro da época, pois tinha 60 HP. Naquela época se indicava a potência máxima em HP, que difere um pouco do CV.
Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1989
sem contar que tem faisca a cada giro do virabrequim ou seja éra o verdadeiro 6 em 3
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Ano: 1991
- Combustível:: Etanol
Já rodei com o Sandero de 4 cilindros e com o novo motor sce de 3 cilindros, ambos com 1.0, e a diferença é muita viu, só que a favor do motor 3 cilindros, no caso do Sandero 1.0 com 3 cilindros o torque e muito melhor e o nível de ruido do motor também bem mais baixo, e olha que o Sandero não é nenhuma referência de isolamento acústico.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)