Bom, de todos os carros que tive, o único que não é FIAT é justamente o Monza. Então vcs podem me achar parcial na comparação, mas tentarei não o ser.
O Tempra, como já foi dito antes, possui um desing avaçado para o seu tempo, com muitos itens de conforto, inclusive com banco do motorista com regulagem elétrica. Os motores ACT (acho que é esse mesmo o nome) sempre foram 2.0, com 8 ou 16V. O detalhe é que mesmo sendo 8V, esse motor conta com comando duplo de válvulas (o link logo abaixo mostra um motor 8V).
Inicialmente veio com carburador, mas que foi logo substituido pela injeção multiponto (mpi). Os primeiros modelos tinham problemas de arrefecimento, pois o cebolão de acionamento da ventoinha ficava longe da mangueira de água que chega ao radiador. Isso foi solucionado com o "kit verão"
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73535948-_JM.Sobre a manutenção, pode ser um pouco mais cara, se comparada ao Monza, mas nada de tão absurdo. A confiabilidade no motor 16V acabou sendo prejudicada, pois requer uma atenção maior com relação à manutenção preventiva.
Até hoje é possivel encontrar exemplares em ótimas condições, por preços muito convidativos. Certa vez ví um anúncio de um Tempra HLX 96 completíssimo (inclusive AC digital) por R$9000,00.
Se eu encontrar um Tempra onde o estado de conservação estiver bom, ficaria muito tentado em comprá-lo.
Até mais.