Nao ta chegando corrente no farol!!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Nao ta chegando corrente no farol!!

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Amigos, ja estou ... da vida com este o problema o farol de neblina ou milha aquele que fica no parachoque do carro.rsrs parou de funcionar!!!

Testei como multi metro e vi que nao chega corrente na lampada do farol!!!

Entao ja olheio o fusivel - esta bom /Rele atras da caixa de fusiveis - troquei por outro da mesma numeraçao que estava na caixa, e nada / o botao acende no painel. olhei tbm o chicote que liga no farol tipo plugue, esta legal ate pq nao chega corrente nele!!! qual o proximo passo? estou pensando em tirar a caixa de fusiveis para chegar no botao e verificar se a corrente sai dele!!

Se alguem souber me indicar o proximo passo ficarei agradecido!!! Proximo passo???
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Re: Nao ta chegando corrente no farol!!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Medir tensão de entrada e saída do botão, medir tensão de entrada e saída do relê (verificando se o relê está atuando), medir tensão nas lâmpadas e o aterramento do milha ou do neblina que está com problema. Essa é a sequencia.
É um circuito muito simples, poucos componentes envolvidos, basta ter noção de elétrica que se encontra o defeito com facilidade. Não adianta trocar peças boas por peças novas. Tem que avaliar, fazer testes para chegar a conclusão do defeito.
Não mencionou o ano e o modelo do Monza. Atualize seu perfil com esses dados.
Já não tinha criado tópico sobre esse problema? Me parece que conversamos a respeito...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Caramaneiro1

Esse problema pode ser difícil de resolver.
No meu Monza anterior, um 94/95, durante uma viagem na qual peguei muita chuva, ao chegar em casa os faróis de neblina não queriam mais apagar. Desliguei na chave, desliguei a chave do farol alto/baixo e nada.
Só apagou quando desliguei um polo da bateria.
A partir desse dia os faróis de neblina nunca mais acenderam.
Pior que aqui no estado do Rio, se o carro tiver farol de neblina instalado, ele tem de funcionar, senão é reprovado na vistoria anual.
Nunca consegui descobrir a causa do problema. Pequisei tudo isso que vc pesquisou, sem chegar a uma conclusão.
Enquanto eu pesquisava tudo no circuito, minha filha bateu com o carro e o seguro deu perda total
Nunca fiquei sabendo a causa...

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)

Carlos A. Freire escreveu:Medir tensão de entrada e saída do botão, medir tensão de entrada e saída do relê (verificando se o relê está atuando), medir tensão nas lâmpadas e o aterramento do milha ou do neblina que está com problema. Essa é a sequencia.
É um circuito muito simples, poucos componentes envolvidos, basta ter noção de elétrica que se encontra o defeito com facilidade. Não adianta trocar peças boas por peças novas. Tem que avaliar, fazer testes para chegar a conclusão do defeito.
Já não tinha criado tópico sobre esse problema? Me parece que conversamos a respeito...

Abs,

Carlos Freire
Nao conversamos sobre esse assunto nao!!!
Vou atualizar assim que possivel o perfil!! o meu é um GLS 95!!!
Entao acho melhor eu chegar no botao do painel para realizar os testes!!! porque, nao tem necessidade de testar o aterramento da lampada, se nao chega corrente(fiz teste com um multiteste e com uma lampada polo com fio aterrando na lataria do carro)

Lembrando que o botao acende ao aciona-lo e se retirar o fusivel ou o rele , ele simplesmente apaga o led verde!!

para chegar no botao o ideal e descer a caixa de fusiveis ne?
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)

Carlos A. Freire escreveu:Medir tensão de entrada e saída do botão, medir tensão de entrada e saída do relê (verificando se o relê está atuando), medir tensão nas lâmpadas e o aterramento do milha ou do neblina que está com problema. Essa é a sequencia.

Abs,

Carlos Freire
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)

[quote="Carlos A. Freire"]Medir tensão de entrada e saída do botão, medir tensão de entrada e saída do relê (verificando se o relê está atuando), medir tensão nas lâmpadas e o aterramento do milha ou do neblina que está com problema. Essa é a sequencia.
É um circuito muito simples, poucos componentes envolvidos, basta ter noção de elétrica que se encontra o defeito com facilidade.

Testes realizados!!!

Abaixei a caixa de fusiveis e cheguei no botao do painel , entra corrente e sai corrente normalmente ( sao 4 fios, um é o terra os outros tres ao acionar o botao chega corrente!!!! testei tbm, o terra ali mesmo no chicote do botao!!

Chega corrente tbm no rele!!! testei nos tres fios do rele e no chicote onde ele é encaixado !!!

Porem as duas lampadas nao acendem!!!!!, Estou apanhando feio nisso, e olha que ja tirei distribuidor algumas vezes , modulo hei, b.impulsora, painel de instrumentos, desmontei a TBI!!!!! Alguem tem mais alguma dica?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Está comendo bola... É um circuito muito simples... Rs!
Use o esquema elétrico do Monza 90 como referência.

No esquema elétrico do Monza 90, página 12, o relê K-11 e o interruptor S-30.
O aterramento na chave S-30 é por conta de acender o led.

A alimentação 12vcc da chave interna do relê é pelo terminal 30 e a saída é pelo terminal 87. Quem vai fazer atuar essa chave do relê é a sua bobina interna, que tem alimentação 12vcc pelo terminal 86 e o aterramento pelo terminal 85.
O interruptor do painel alimenta a bobina do relê pelo terminal 86, ligando ou desligando o relê.

Agora é medir o terminal 30 e 87 do relê, para saber se o relê está funcionando. Tendo tensão nos dois terminais, o defeito é o chicote ou conector do farol de neblina. Não tem mais nada.
Se tem tensão no terminal 30, tem no 86 e não tem no 87, o relê está com defeito, desde que o 85 esteja aterrado.

Se não tiver nada no terminal 30, pode ter problema com fusível ou com a alimentação que vem do interruptor que liga lanternas e faróis.

É um circuito muito simples, com poucos componentes envolvidos. Dá mais trabalho escrever tudo isso aqui do que fazer esses testes, rs!

O esquema também mostra, que se o led do interruptor acende e apaga como disse em mensagem anterior, o relê e suas alimentações estão em ordem. estando em ordem, o problema é depois do relê, restando o chicote, conectores e lâmpadas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)

Obrigado pela resposta.rsrsrs

Isso mostra que nunca sabemos 100% como lhe disse ja fiz muitas coisas mais complicadas entre outras que não mencionei!!ate mesmo retirar o carro da rua enguiçado duas vezes!!! e agora apanhando feio aqui com a lampada!!!

Não olhei os números do rele!! medi os quatro terminais, três tinham corrente!!tbm troquei com o outro rele do farol, e nada!!
mas como vc mesmo confirmou, o led acende, então, restam três opções!!!

Lampadas= essas nao são !! tbm troquei pelo outro farol, tem o mesmo encaixe!!!
chicote=?
conectores?

Assim que possível irei verificar e posto o resultado aqui!!
Responder