Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por RicardoDS »

Fala Pessoal!

Estive lendo uns testes mais antigos da revista 4 rodas, e me deparei com algo que nunca tinha percebido:

O Omega 2.0 a álcool tem 130cv.
Alguém sabe dizer o que esse motor tem de diferente para os outros da linha na mesma época? comando mais nervoso? alguma otimização na admissão e/ou no escape?

Ou apenas a taxa de 12,1:1 + álcool + injeção MPFI já foi suficiente para 130cv? (Vectra rodando na Gasolina tinha 116cv na mesma época, mesma injeção)


:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Acho que é apenas a taxa e a MPFI pois o celta VHC mantém 1.0 mas com mais taxa, dando mais fôlego ao motor.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por RicardoDS »

Estou suspeitando que o comando do motor a alcool é diferente do motor a gasolina.
No CEP CHEV, o comando para o motor a álcool tem um código, e o a gasolina tem outro código.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por Diego Paiva »

O comando pra álcool é diferente... tem uma letra que identifica os comandos.... acho que à gasolina é J ou K, não lembro.
O Eduardo já tinha falado várias vezes sobre a potencia do omega à álcool, parece que até os dias atuais, este é o 2.0 mais potente.... Mas acho que que o comando não influência tanto assim não... Acho que é a combinação álcool + MPFI que deu esses 130CV...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por RicardoDS »

Diego Paiva escreveu:parece que até os dias atuais, este é o 2.0 mais potente....
Também acho que é o 2.0 8v mais potente.

Vou ver se acho um comando de Monza e um comando do Omega a Álcool para medir, daí descubro se é diferente e o que é diferente.

Falando nisso, alguém tem os dados do comando do Monza? graduação, lift, etc...?
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por 500EF »

RicardoDS escreveu:
Diego Paiva escreveu:parece que até os dias atuais, este é o 2.0 mais potente....
Também acho que é o 2.0 8v mais potente.
Exatamente... eu havia dito que não conheço até hoje outro 2.0 8v mais potente, mesmo passados 15 anos... :shock:
Vou ver se acho um comando de Monza e um comando do Omega a Álcool para medir, daí descubro se é diferente e o que é diferente.
Vai ser difícil achar um... Eu ralei para achar os bicos da injeção, imagina comando... :roll:
Falando nisso, alguém tem os dados do comando do Monza? graduação, lift, etc...?
Antes de turbinar, eu cheguei a cogitar taxa+ignição+comando e não consegui encontrar esta informação em canto nenhum.
Existem várias suposições na internet, mas nada concreto.

Cheguei a ligar na JPF e nem os técnicos souberam me responder... Diziam que tinha mais ou menos 250 graus. Mas isso não é preciso e nem quer dizer nada isoladamente, teria que saber lift, etc..

Ainda bem que desisti desta idéia... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por TheRipper »

O grande lance é que, naquela época, os motores a gasolina já usavam catalisador, e os a álcool não, por isso a diferença de potência é tão discrepante. Além disso, pode-se abusar um pouco mais no acerto de mistura (mistura rica), que as emissões de poluentes ainda irão se manter dentro do padrão.
Não tenho certeza de como era o gerenciamento do Omega, preciso pesquisar, mas se ele usava knock sensor, como o Kadett GSi, é possível usar um mapa de ignição mais agressivo, aumentando ainda mais a potência. Para descobrir se o Omega tinha comando mais bravo, a primeira dica é ver as faixas de torque de potência.

Mas vejam os 2.0 Flex atuais, com catalisador, taxa de apenas 11,3:1 e com "127,5cv", sendo que provavelmente tem mais, pois 128cv é o limite para se enquadrar numa faixa inferior de imposto. E o detalhe é que a potência máxima é alcançada a 5.200rpm, ou seja, o comando é bem manso, provavelmente mais manso do que de qualquer Monza já produzido. Imaginem esse motor com 13:1 de taxa, sem catalisador, e com comando do Monza S/R 1.8s ou do Astra 1.8 até 99! Provavelmente iria superar os 140cv :D
Editado pela última vez por TheRipper em 26 Abr 2008, 12:34, em um total de 1 vez.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool

Mensagem não lida por TheRipper »

Os dados que tenho sobre o comando dos motores 2.0 a gasolina são estes:

Duração: 266º @ SAE
Levante: 6,5mm
Lobe Center: 116º


Em breve irei colocar um comando 271º, com 6,9mm de levante e 110º de lobcenter. Já vai dar uma boa diferença, sem prejudicar a dirigibilidade.

O pessoal do Kadetteiros está se reunindo para vazer uma vaquinha e trazer 10 kits, com comando, tuchos e balancins especiais. O comando é belga, da marca CatCams, de ótima qualidade, muito melhor do que os nacionais. Quem quiser entrar, ainda está em tempo, só falta um pra fechar o pacote!
Responder