Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
-
- MODERADOR
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
Fala Pessoal!
Estive lendo uns testes mais antigos da revista 4 rodas, e me deparei com algo que nunca tinha percebido:
O Omega 2.0 a álcool tem 130cv.
Alguém sabe dizer o que esse motor tem de diferente para os outros da linha na mesma época? comando mais nervoso? alguma otimização na admissão e/ou no escape?
Ou apenas a taxa de 12,1:1 + álcool + injeção MPFI já foi suficiente para 130cv? (Vectra rodando na Gasolina tinha 116cv na mesma época, mesma injeção)
:smt023
Estive lendo uns testes mais antigos da revista 4 rodas, e me deparei com algo que nunca tinha percebido:
O Omega 2.0 a álcool tem 130cv.
Alguém sabe dizer o que esse motor tem de diferente para os outros da linha na mesma época? comando mais nervoso? alguma otimização na admissão e/ou no escape?
Ou apenas a taxa de 12,1:1 + álcool + injeção MPFI já foi suficiente para 130cv? (Vectra rodando na Gasolina tinha 116cv na mesma época, mesma injeção)
:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010

-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Preciso de informações: Motor 2.0 Omega a álcool
Acho que é apenas a taxa e a MPFI pois o celta VHC mantém 1.0 mas com mais taxa, dando mais fôlego ao motor.
-
- MODERADOR
Estou suspeitando que o comando do motor a alcool é diferente do motor a gasolina.
No CEP CHEV, o comando para o motor a álcool tem um código, e o a gasolina tem outro código.
No CEP CHEV, o comando para o motor a álcool tem um código, e o a gasolina tem outro código.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Astra 2.0 2009/2010

-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
O comando pra álcool é diferente... tem uma letra que identifica os comandos.... acho que à gasolina é J ou K, não lembro.
O Eduardo já tinha falado várias vezes sobre a potencia do omega à álcool, parece que até os dias atuais, este é o 2.0 mais potente.... Mas acho que que o comando não influência tanto assim não... Acho que é a combinação álcool + MPFI que deu esses 130CV...
O Eduardo já tinha falado várias vezes sobre a potencia do omega à álcool, parece que até os dias atuais, este é o 2.0 mais potente.... Mas acho que que o comando não influência tanto assim não... Acho que é a combinação álcool + MPFI que deu esses 130CV...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- MODERADOR
Também acho que é o 2.0 8v mais potente.Diego Paiva escreveu:parece que até os dias atuais, este é o 2.0 mais potente....
Vou ver se acho um comando de Monza e um comando do Omega a Álcool para medir, daí descubro se é diferente e o que é diferente.
Falando nisso, alguém tem os dados do comando do Monza? graduação, lift, etc...?
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Astra 2.0 2009/2010

- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Exatamente... eu havia dito que não conheço até hoje outro 2.0 8v mais potente, mesmo passados 15 anos...RicardoDS escreveu:Também acho que é o 2.0 8v mais potente.Diego Paiva escreveu:parece que até os dias atuais, este é o 2.0 mais potente....

Vai ser difícil achar um... Eu ralei para achar os bicos da injeção, imagina comando...Vou ver se acho um comando de Monza e um comando do Omega a Álcool para medir, daí descubro se é diferente e o que é diferente.

Antes de turbinar, eu cheguei a cogitar taxa+ignição+comando e não consegui encontrar esta informação em canto nenhum.Falando nisso, alguém tem os dados do comando do Monza? graduação, lift, etc...?
Existem várias suposições na internet, mas nada concreto.
Cheguei a ligar na JPF e nem os técnicos souberam me responder... Diziam que tinha mais ou menos 250 graus. Mas isso não é preciso e nem quer dizer nada isoladamente, teria que saber lift, etc..
Ainda bem que desisti desta idéia... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Classic (Nível 7)
O grande lance é que, naquela época, os motores a gasolina já usavam catalisador, e os a álcool não, por isso a diferença de potência é tão discrepante. Além disso, pode-se abusar um pouco mais no acerto de mistura (mistura rica), que as emissões de poluentes ainda irão se manter dentro do padrão.
Não tenho certeza de como era o gerenciamento do Omega, preciso pesquisar, mas se ele usava knock sensor, como o Kadett GSi, é possível usar um mapa de ignição mais agressivo, aumentando ainda mais a potência. Para descobrir se o Omega tinha comando mais bravo, a primeira dica é ver as faixas de torque de potência.
Mas vejam os 2.0 Flex atuais, com catalisador, taxa de apenas 11,3:1 e com "127,5cv", sendo que provavelmente tem mais, pois 128cv é o limite para se enquadrar numa faixa inferior de imposto. E o detalhe é que a potência máxima é alcançada a 5.200rpm, ou seja, o comando é bem manso, provavelmente mais manso do que de qualquer Monza já produzido. Imaginem esse motor com 13:1 de taxa, sem catalisador, e com comando do Monza S/R 1.8s ou do Astra 1.8 até 99! Provavelmente iria superar os 140cv
Não tenho certeza de como era o gerenciamento do Omega, preciso pesquisar, mas se ele usava knock sensor, como o Kadett GSi, é possível usar um mapa de ignição mais agressivo, aumentando ainda mais a potência. Para descobrir se o Omega tinha comando mais bravo, a primeira dica é ver as faixas de torque de potência.
Mas vejam os 2.0 Flex atuais, com catalisador, taxa de apenas 11,3:1 e com "127,5cv", sendo que provavelmente tem mais, pois 128cv é o limite para se enquadrar numa faixa inferior de imposto. E o detalhe é que a potência máxima é alcançada a 5.200rpm, ou seja, o comando é bem manso, provavelmente mais manso do que de qualquer Monza já produzido. Imaginem esse motor com 13:1 de taxa, sem catalisador, e com comando do Monza S/R 1.8s ou do Astra 1.8 até 99! Provavelmente iria superar os 140cv

Editado pela última vez por TheRipper em 26 Abr 2008, 12:34, em um total de 1 vez.
-
- Membro Classic (Nível 7)
Os dados que tenho sobre o comando dos motores 2.0 a gasolina são estes:
Duração: 266º @ SAE
Levante: 6,5mm
Lobe Center: 116º
Em breve irei colocar um comando 271º, com 6,9mm de levante e 110º de lobcenter. Já vai dar uma boa diferença, sem prejudicar a dirigibilidade.
O pessoal do Kadetteiros está se reunindo para vazer uma vaquinha e trazer 10 kits, com comando, tuchos e balancins especiais. O comando é belga, da marca CatCams, de ótima qualidade, muito melhor do que os nacionais. Quem quiser entrar, ainda está em tempo, só falta um pra fechar o pacote!
Duração: 266º @ SAE
Levante: 6,5mm
Lobe Center: 116º
Em breve irei colocar um comando 271º, com 6,9mm de levante e 110º de lobcenter. Já vai dar uma boa diferença, sem prejudicar a dirigibilidade.
O pessoal do Kadetteiros está se reunindo para vazer uma vaquinha e trazer 10 kits, com comando, tuchos e balancins especiais. O comando é belga, da marca CatCams, de ótima qualidade, muito melhor do que os nacionais. Quem quiser entrar, ainda está em tempo, só falta um pra fechar o pacote!