Para exemplificar, fotos respectivamente da válvula do cabeçote e da bomba:


A válvula da bomba não é essa da foto? Pois achei que a unica válvula existente na bomba fosse essa. O resto são as engrenagens movidas.Carlos A. Freire escreveu:A válvula no cabeçote e na bomba de óleo, onde fica o filtro serve apenas para manter o óleo dentro do motor e assim manter o motor lubrificado no momento da partida.
A mola que se altera pressão (não recomendo mexer) fica na bomba de óleo.
Agora vem a pergunta? Por que aumentar a pressão do óleo?
Se a pressão estiver baixa deve procurar o defeito, que muitas vezes são provocados por folga excessiva nas partes móveis do motor.
Abs,
Carlos Freire
Acredito que aumentar a pressão de óleo restringindo a passagem é um tiro no próprio pé. A pressão aumenta, mas diminui a vazão.Carlos A. Freire escreveu:Luiz,em geral se aumenta a pressão com diminuição de passagens de óleo, o que já faz parte do motor. Por isso as montadoras recomendam alguns tipos de viscosidades de lubrificantes.
O óleo não age apenas como lubrificante, mas também como arrefecimento, amortecimento (nas descidas dos pistões, pancadas entre bronzinas de virabrequim), anti desgaste e detergentes entre outros.
Se que saber da válvula da bomba, entre no CepChev e veja na imagem da bomba de óleo em explosão, que vai ver a mola que o pessoal altera para dar mais pressão, mas volto a dizer que não recomendo esse procedimento. Uma pane na bomba de óleo pode causar sérios problemas no motor.
Veja esse link de preparação, onde alteram a bomba de óleo de um Kadett:
http://www.flatout.com.br/project-cars- ... tt-gl-2-4/
Imagem da bomba de óleo:
bomba de oleo.jpg
Abs,
Carlos Freire
Sim Rafa, o roletado.Rafaelo escreveu:Luiz, tu vai usar o cabeçote N20XF(balacin rolete) ? se sim, nao sentido algum tu ficar mexendo nisso. primeiro que o cabeçote ja vem calibrado pra trabalhar com oleo 5W30 ou ate mais finos como o 0w15.
segundo como o Carlos disse, essa valvula é de retenção e nao de pressao. a de pressao fica na bomba naquele embolo, é muito maior a mola que esse molinha... essa valvula de retenção que tu mostrou so serve pra manter o oleo dentro da galeria dos tucho hidraulicos.
e outra que a bomba usada no monza é a mesma bomba usada no FGP N20XF, mesma pressão.
não mexa nisso nunca, se fizer isso pode da um problemão como aumento de pressao nos tuchos, e dae vem batedeira e pode ate quebrar o comando ou balancim pq vai ficar duro demais os tuchos. e o cabeçote N20XF não é cabeçote de "monza" sao muito delicados.
nao.luiz sle escreveu:Tá ok então, manterei original. No bloco original do Monza há alguma alteração que possa ser feita para otimizar o fluxo?