Aumentar pressão de óleo no motor.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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luiz sle
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Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por luiz sle »

Pessoal, vi que algumas pessoas colocam calços nas molas das válvulas de alivio, do cabeçote e da bomba de óleo. Sei que pressão e vazão de óleo são sempre desejáveis. Há algum risco em fazer isto?

Para exemplificar, fotos respectivamente da válvula do cabeçote e da bomba:
Imagem
Imagem
Monza, a relação do homem e a máquina.

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Carlos A. Freire
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Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A válvula no cabeçote e na bomba de óleo, onde fica o filtro serve apenas para manter o óleo dentro do motor e assim manter o motor lubrificado no momento da partida.
A mola que se altera pressão (não recomendo mexer) fica na bomba de óleo.

Agora vem a pergunta? Por que aumentar a pressão do óleo?
Se a pressão estiver baixa deve procurar o defeito, que muitas vezes são provocados por folga excessiva nas partes móveis do motor.

Abs,

Carlos Freire
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luiz sle
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Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por luiz sle »

Carlos A. Freire escreveu:A válvula no cabeçote e na bomba de óleo, onde fica o filtro serve apenas para manter o óleo dentro do motor e assim manter o motor lubrificado no momento da partida.
A mola que se altera pressão (não recomendo mexer) fica na bomba de óleo.

Agora vem a pergunta? Por que aumentar a pressão do óleo?
Se a pressão estiver baixa deve procurar o defeito, que muitas vezes são provocados por folga excessiva nas partes móveis do motor.

Abs,

Carlos Freire
A válvula da bomba não é essa da foto? Pois achei que a unica válvula existente na bomba fosse essa. O resto são as engrenagens movidas.

A bomba e o cabeçote são novos Carlos. Gostaria de uma pressão maior por usar óleo muito fino, 5W30 e com o passar do tempo essa pressão tende a diminuir.
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Carlos A. Freire
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Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz,em geral se aumenta a pressão com diminuição de passagens de óleo, o que já faz parte do motor. Por isso as montadoras recomendam alguns tipos de viscosidades de lubrificantes.

O óleo não age apenas como lubrificante, mas também como arrefecimento, amortecimento (nas descidas dos pistões, pancadas entre bronzinas de virabrequim), anti desgaste e detergentes entre outros.

Se que saber da válvula da bomba, entre no CepChev e veja na imagem da bomba de óleo em explosão, que vai ver a mola que o pessoal altera para dar mais pressão, mas volto a dizer que não recomendo esse procedimento. Uma pane na bomba de óleo pode causar sérios problemas no motor.

Veja esse link de preparação, onde alteram a bomba de óleo de um Kadett:

http://www.flatout.com.br/project-cars- ... tt-gl-2-4/

Imagem da bomba de óleo:
bomba de oleo.jpg


Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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jesuino b ferreira
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Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Aquela do filtro serve como um by-pass.se ocorrer alguma.obstruçao no filtro ela abre e deixa o oleo passar direto.e se aumentar muito a pressao do sistema ela tambem vai fazer isso. A que regula a pressao fica na lateral da bomba.naquele parafuso sextavado que fica na parte da frente do motor.vai ter que mexer no conjunto todo,senao nao vai ter uma resposta satisfatória de aumento de pressao. :ok:
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 13 Jul 2016, 21:59, em um total de 1 vez.
Rafaelo
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Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz, tu vai usar o cabeçote N20XF(balacin rolete) ? se sim, nao sentido algum tu ficar mexendo nisso. primeiro que o cabeçote ja vem calibrado pra trabalhar com oleo 5W30 ou ate mais finos como o 0w15.

segundo como o Carlos disse, essa valvula é de retenção e nao de pressao. a de pressao fica na bomba naquele embolo, é muito maior a mola que esse molinha... essa valvula de retenção que tu mostrou so serve pra manter o oleo dentro da galeria dos tucho hidraulicos.

e outra que a bomba usada no monza é a mesma bomba usada no FGP N20XF, mesma pressão.

não mexa nisso nunca, se fizer isso pode da um problemão como aumento de pressao nos tuchos, e dae vem batedeira e pode ate quebrar o comando ou balancim pq vai ficar duro demais os tuchos. e o cabeçote N20XF não é cabeçote de "monza" sao muito delicados.
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luiz sle
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Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por luiz sle »

Carlos A. Freire escreveu:Luiz,em geral se aumenta a pressão com diminuição de passagens de óleo, o que já faz parte do motor. Por isso as montadoras recomendam alguns tipos de viscosidades de lubrificantes.

O óleo não age apenas como lubrificante, mas também como arrefecimento, amortecimento (nas descidas dos pistões, pancadas entre bronzinas de virabrequim), anti desgaste e detergentes entre outros.

Se que saber da válvula da bomba, entre no CepChev e veja na imagem da bomba de óleo em explosão, que vai ver a mola que o pessoal altera para dar mais pressão, mas volto a dizer que não recomendo esse procedimento. Uma pane na bomba de óleo pode causar sérios problemas no motor.

Veja esse link de preparação, onde alteram a bomba de óleo de um Kadett:

http://www.flatout.com.br/project-cars- ... tt-gl-2-4/

Imagem da bomba de óleo:

bomba de oleo.jpg

Abs,

Carlos Freire
Acredito que aumentar a pressão de óleo restringindo a passagem é um tiro no próprio pé. A pressão aumenta, mas diminui a vazão.

Agora sim entendi. É bem parecido com o que há no fusca.
Rafaelo escreveu:Luiz, tu vai usar o cabeçote N20XF(balacin rolete) ? se sim, nao sentido algum tu ficar mexendo nisso. primeiro que o cabeçote ja vem calibrado pra trabalhar com oleo 5W30 ou ate mais finos como o 0w15.

segundo como o Carlos disse, essa valvula é de retenção e nao de pressao. a de pressao fica na bomba naquele embolo, é muito maior a mola que esse molinha... essa valvula de retenção que tu mostrou so serve pra manter o oleo dentro da galeria dos tucho hidraulicos.

e outra que a bomba usada no monza é a mesma bomba usada no FGP N20XF, mesma pressão.

não mexa nisso nunca, se fizer isso pode da um problemão como aumento de pressao nos tuchos, e dae vem batedeira e pode ate quebrar o comando ou balancim pq vai ficar duro demais os tuchos. e o cabeçote N20XF não é cabeçote de "monza" sao muito delicados.
Sim Rafa, o roletado.

A bomba que eu to aqui é FGP, comprei do Diego. A original era bem mais cara e sempre tive receio dela, em algumas matérias da 4Rodas de época falavam da durabilidade dessas bombas nos primeiros motores fase II. O LCD também teve problemas em um desses motores. Inclusive o problema do motor do meu acho que está vindo por conta da baixa pressão da bomba.

Tá ok então, manterei original. No bloco original do Monza há alguma alteração que possa ser feita para otimizar o fluxo?
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Rafaelo
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Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por Rafaelo »

luiz sle escreveu:Tá ok então, manterei original. No bloco original do Monza há alguma alteração que possa ser feita para otimizar o fluxo?
nao.
faz como eu...

*filtro genuíno (GM ou acdelco)
*oleo sintetico 100% 5w30 (mobil,castrol,texaco,motul,shell, oleos de marca conceituadas)
*bomba original, pressao original
*bomba FGP

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o bloco GM X FGP nessa parte de baixo mudou quase nada, que lembro as capas de mancais e dreno no pe da biela mudaram. agora nao existe mais o dreno de saida do oleo neles como no GM. agora no FGP é fechado, mas mudar isso pra mim é arriscado. eu deixaria tudo original, quanto menos coisa inventar, menos chances de dar errado.

aqui no forum teve um exemplo de um cara que fuçou tanto no motor que depois deu varios problemas e nao sabia por onde começar a achar eles...


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monta a bomba, compre filtro e oleo qualidade, encha o carter de oleo com a quantidade usada no monza, fecha o motor que vai funcionar muito bem.
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