Díficil escolha, primeiramente já digo que são dois carrões mas com filosófias bem diferenciadas.
O Santana é um carro mais robusto por sua suspensão mais elevada e os motores AP, conhecidos por sua longa duração e torque assustadoramente grande, já o Monza é um carro mais confortável, por priorizar o acabamento e a direção mais macia e esportiva.
O Santana ''Geração 2'' e o Monza ''Tubarão'' são carros que não podiam ser considerados sinais de atualidade, uma vez que ambos são face-lifts que tentam imitar carros mais novos europeus. Em 1988 na Europa o Volkswagen Santana (Passat Sedã segunda geração em alguns mercados) e o Opel Ascona C foram descontinuados dando lugar ao Passat Sedã da terceira geração e o Opel Vectra A.
Imagem do Passat Sedã da terceira geração:
Mesmo desatualizados em relação aos padrões europeus os face-lifts deram certo e as linhas de ambos os carros continuaram harmônicas, o Santana teve uma produnda mudança na carroceria, aonde todos os pontos de solda foram alterados enquanto a face-lift do Monza foi concentrada na traseira e dianteira.
Já no interior o Santana segue uma linha mais clean e o Monza um toque mais esportivo com o painel mais virado ao motorista, e um painel de instrumentos bem mais completo que o do Santana. O mesmo pode ser sentido nos bancos, os bancos do Monza têm um estilo ''falso-concha'' e com encostos de cabeça bem esportivos.
Como já tinha ressaltado no ínicio o Monza é um carro confortável para a direção, já o Santana é um carro mais bruto, não que seja desconfortável, mas é bem mais duro que o Monza.
A lista de opicionais de ambos os carros pode ser bem ampla, desde que esteja comprando uma versão top de linha. Ambos são carros de uma época em que podia-se comprar o mesmo carro com diferenças de acabamento insanas, para conferir isto basta entrar em um Santana CL e um Santana GLS ou em um Monza SL e um Monza Classic SE. Em todo caso, facilmente ambos carros podem ser encontrados com um bom nível de equipamento, constando direção hidraúlica, bancos com tecido aveludado, condicionador de ar, sistemas de som, vidros e travas elétricas, rodas de liga leve, entre outros.
Ambos carros tem duas opções de motorização, 1.8 e 2.0, a 1.8 em ambos os casos muito econômica sem perder muito no desempenho, e a 2.0 bem beberrona. Procure modelos dotados de injeção eletronica, já que os modelos a carburador de ambos os carros normalmente eram versões mais simples ou mais antigas. Os motores do Santana priorizam o torque, e não tem velocidade final tão alta, já o Monza é o inverso. Ambos tem manutenção fácil e barata. O motor do Santana é conhecido por durar mais, mas o valor da manutenção é mais alto do que a do Monza.
O Monza é muito mais silêncioso que o Santana, porém o barulho do Santana, principalmente o 2.0 é um ronco bem bonito de se ouvir.
Tentei ser o mais imparcial possível, em todo caso digo uma coisa, carro usado é melhor olhar o estado de conservação, equipamentos e conforto do que decidir-se por um modelo ou outro...