MONZA TUBARÃO X SANTANA APARTIR DE 91

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
kadetteiro
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

MONZA TUBARÃO X SANTANA APARTIR DE 91

Mensagem não lida por kadetteiro »

QUAIS SÃO AS QUALIDADES DE CADA UM, O QUÊ UM LEVA VANTAGEM E DESVANTAGEM DE UM EM RELAÇÃO AO OUTRO, GOSTARIA QUE A GALERA FIZESSE UM COMPARATIVO DESSES DOIS CARROS QUANTO A DESIGN, MODERNIDADE, CONFORTO DE RODAGEM, OPCIONAIS, MOTORIZAÇÃO, RUIDO ETC...
Imagem
Imagem
boyzinho em carro 1000 novo morre de raiva quando é empurrado em subida e toma coro do velho guerreiro
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Re: MONZA TUBARÃO X SANTANA APARTIR DE 91

Mensagem não lida por BR MONZA »

E aí Kadetteiro! :smt023
Eu vou deixar a parte de conforto,opicionais e essas coisas de luxo para os nossos companheiros. O que me importa mesmo é desempenho e estabilidade. O Santana é meio "Vectrão", perde pro Monza nas arrancadas, atinge uma velocidade máxima superior, porém demora mais para atingí-la. Isso com relação ao Monza EFI a álcool, pois o a gasolina, na maioria das suas versões, é um pouco mais lento. Em relação aos modelos MPFI, nunca tive oportunidade de aferir o desempenho na prática, porém acredito que fique próxima ou até melhor que as versões a álcool. Todos os motores aqui relacionados são 2l. A posição de dirigir nem de longe é tão esportiva quanto a do nosso GM. Nas retomadas em marchas altas, tem vantagem devido ao curto escalonamento do câmbio. Em curvas travadas não pega o Monzão devido ao seu entre-eixos maior.
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
Bernardo Gaetani
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Bernardo Gaetani »

Díficil escolha, primeiramente já digo que são dois carrões mas com filosófias bem diferenciadas.

O Santana é um carro mais robusto por sua suspensão mais elevada e os motores AP, conhecidos por sua longa duração e torque assustadoramente grande, já o Monza é um carro mais confortável, por priorizar o acabamento e a direção mais macia e esportiva.

O Santana ''Geração 2'' e o Monza ''Tubarão'' são carros que não podiam ser considerados sinais de atualidade, uma vez que ambos são face-lifts que tentam imitar carros mais novos europeus. Em 1988 na Europa o Volkswagen Santana (Passat Sedã segunda geração em alguns mercados) e o Opel Ascona C foram descontinuados dando lugar ao Passat Sedã da terceira geração e o Opel Vectra A.

Imagem do Passat Sedã da terceira geração:

Imagem

Mesmo desatualizados em relação aos padrões europeus os face-lifts deram certo e as linhas de ambos os carros continuaram harmônicas, o Santana teve uma produnda mudança na carroceria, aonde todos os pontos de solda foram alterados enquanto a face-lift do Monza foi concentrada na traseira e dianteira.

Já no interior o Santana segue uma linha mais clean e o Monza um toque mais esportivo com o painel mais virado ao motorista, e um painel de instrumentos bem mais completo que o do Santana. O mesmo pode ser sentido nos bancos, os bancos do Monza têm um estilo ''falso-concha'' e com encostos de cabeça bem esportivos.

Como já tinha ressaltado no ínicio o Monza é um carro confortável para a direção, já o Santana é um carro mais bruto, não que seja desconfortável, mas é bem mais duro que o Monza.

A lista de opicionais de ambos os carros pode ser bem ampla, desde que esteja comprando uma versão top de linha. Ambos são carros de uma época em que podia-se comprar o mesmo carro com diferenças de acabamento insanas, para conferir isto basta entrar em um Santana CL e um Santana GLS ou em um Monza SL e um Monza Classic SE. Em todo caso, facilmente ambos carros podem ser encontrados com um bom nível de equipamento, constando direção hidraúlica, bancos com tecido aveludado, condicionador de ar, sistemas de som, vidros e travas elétricas, rodas de liga leve, entre outros.

Ambos carros tem duas opções de motorização, 1.8 e 2.0, a 1.8 em ambos os casos muito econômica sem perder muito no desempenho, e a 2.0 bem beberrona. Procure modelos dotados de injeção eletronica, já que os modelos a carburador de ambos os carros normalmente eram versões mais simples ou mais antigas. Os motores do Santana priorizam o torque, e não tem velocidade final tão alta, já o Monza é o inverso. Ambos tem manutenção fácil e barata. O motor do Santana é conhecido por durar mais, mas o valor da manutenção é mais alto do que a do Monza.

O Monza é muito mais silêncioso que o Santana, porém o barulho do Santana, principalmente o 2.0 é um ronco bem bonito de se ouvir.

Tentei ser o mais imparcial possível, em todo caso digo uma coisa, carro usado é melhor olhar o estado de conservação, equipamentos e conforto do que decidir-se por um modelo ou outro...
Você já possui o adesivo Oficial MONZEIROS.COM em seu carro?
Mais informações em: http://adesivos.monzeiros.com
kadetteiro
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por kadetteiro »

BERNARDO, NOTA 10!!! VC FOI BEM A FUNDO NOS DETALHES!!! :smt023
meus comentários:
O santana realmente passou por uma reestilização bem mais detalhada, desde a carroceria até a parte interna, a traseira ficou mais alta, tirou as calhas no teto dando um aspecto mais liso no teto do carro e no interior o painel(os revestimentos) são completamente diferentes de seu antecessor, ao contrario do monza que manteve o mesmo painel de 1982. Percebi também que o monza é um carro mais baixo, talvez isso explique a melhor estabilidade, porém o santana não deve bater o fundo em quebra-molas quando carregado.. Desagrada no santana aquela levantada na dianteira quando se acelera forte parecendo que vai decolar. O santana GLSi tem um acabamento espetacular, alguns com bancos em couro no tom cinza. Espaço do banco traseiro do santana parece ser mais amplo.
Mas o mais mais pecou na reestilização do monza ao meu ver foi ter mantido as mesmas portas do antigo que são meio barulhentas para fechar e as vezes tem que bater com força, as maçanetas de ferro também são ruidosas
boyzinho em carro 1000 novo morre de raiva quando é empurrado em subida e toma coro do velho guerreiro
Bernardo Gaetani

Bem, temos que lembrar que o santana também teve uma reestilização mais elaborada, porque quando foi lançado em 1984 aqui no Brasil, o pessoal achou seu design muito mais conservador que o do Monza de 1982.

Os acabamentos do Santana GLSi ou GLS Mi e dos Monzas Classic em alguns casos me espantam, são melhores que muitos carros de luxo atuais e tem atenção em detalhes e em equipamentos para aumentar o conforto tanto do motorista quanto do passageiro.
kdt_go

Mensagem não lida por kdt_go »

São dois excelentes carros, mas o Santana tem uma coisa que eu acho horrivel, ele tem 5 janelas e cada lado! Parece um onibus! E é alto demais do chão sem sem ter altura livre do solo tão maior que o Monza, e a suspensão da GM mata a pau, por isso, prefiro o Monza
Bernardo Gaetani

Bem pelo menos o Santana têm um ponto cego mínimo com aquela área envidraçada... Eu também particularmente não gosto de janelas na coluna C em sedãs...
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Os dois são excelentes carros, mas o conjunto do monza é melhor, minha opinião.
Em 1995 meu tio tinha um santana GLS completão acho que tinha até ABS... e meu pai tinha um monza SL/E completo, 5 anos mais velho que o santana ( o monza era 1990).... nem se comparava, o monza era muito melhor.. mais estavel, silencioso, confortavel... a mecanica dos dois era muito boa, não quebra fácil. Mas prefiro o OHCzão
Em 5 anos o monza nunca tinha deixado na mão... Até hj meu pai fala que foi um dos melhores carros que ele já teve....
Na estrada o santana tinha certa vantagem(alcançava maior velocidade)... mas em curva, o monza ganhava em todas...
O acabamento interno.. putz nem preciso comparar... os bancos do monza era macios, bem confortaveis, sem falar no tecido!!! Os bancos do santana pareciam cadeira de palha :|
O painel do monza bem mais completo!! Mas a iluminação do santana era melhor...

Monza é MONZA :mrgreen:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder