motor 16v ou 8v

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Flavio-Aurelio
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 922
Registrado em: 05 Jun 2009, 18:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

motor 16v ou 8v

Mensagem não lida por Flavio-Aurelio »

Ola a tds por alguns motivos qr colocar um motor com injeçao mais moderno no meu monza, to com duas opçoes o do vectra 2.2 16v ano 2001 2002 completo com i.e, ou o do astra 2010 flex 2.0 tb com i.e de astra.duvidas sao questao de qual seria mais vantagem e mais facil para mmonta.achei os dois motores na faixa de 3mil a 3.500.gostaria de opnioes
Monza shark classic SE em fase final de restauração; agora falta pouco!!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: motor 16v ou 8v

Mensagem não lida por Rafaelo »

Flavio, talvez tu não vai gostar oque vou dizer... ate pq sou contra a fazer isso que pretende quando usado ECU de outros carros... justamente pela adaptaçao que eles te obrigam...

2.2 16V é um motor de baixissima eficiência 2.2 16V com potencia de motor 1.6 é vergonhoso...

ja o 8V 2.0 é um N20XF famoso roletado mesmo motor que eu tenho no meu. porem eu nao uso essa ECU que vem nele bosch, ate pq nao vale nada isso. esses pedal eletronico sao umas porcaria, sem contar no flex.

ambos os motores tu vai ter que adaptar a injeção, ambos precisam de imobilizador na chave pra funcionar(tem que por a chave original toda vez que for dar partida senao nao liga, olha a m... que é isso), precisam de VSS correto pra funcionar e o monza não exite 29P/360° o mais alto é 16P/360° ou seja o motor vai funcionar todo errado rsrsrsrsrs, precisam pedal eletronico o N20XF, precisam de sonda e catalisador o N20XF com ECU original, precisam de scanner pra resetar erros, ou seja é uma adaptaçao atras da outra. se tu nao te incomoda com isso fique com o N20XF. é mais eficiente, tras mais potencia que o 16V e com menos consumo. o 16V precisa adaptar o escapamento

---------------

eu não sou fa de adaptações, eu prefiro uma saida mais tecnica e profissional quando se envolve engenharia mecanica e eletrica como é meu caso. não sei quanto tu ta disposto a gastar, mas essa opçao é bem mais cara, so a ECU custaria 2300,00 uma ECU prog de engenharia aberta como a MS, como a que eu tenho no meu monza. dessa forma eu não preciso fazer nada do que falei acima, pq se trata de um projeto original(OEM) desenhado pra isso, assim é projetado conforme a tua realidade. eu uso o motor N20XF completo menos o coletor de escape,filtro,pedal eletronico, tb não uso o VSS. graças a ECU prog, se tu olhar meus videos no utube vai ver que nao tenho nenhuma dessas tranqueiras pendurado no carro. é tudo bem simplificado. pedal mecanico MPFI original do monza, não usa VSS, não usa scanner, não usa imobilizador, não usa pedal eletronico, pode usar escape original do monza etc. so que tem um custo muittttttttttoooo mais elevado que adaptar a injeção original desses motores. oque encaresse é a ECU o kit de instalaçao e a MO

estude bem antes. 3500,00 é so o começo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Flavio-Aurelio
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 922
Registrado em: 05 Jun 2009, 18:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: motor 16v ou 8v

Mensagem não lida por Flavio-Aurelio »

Rafaelo p/ EU Colocar o do astra completo com a I.e original Como faz p resolver o problems com esse sensor ?
e PRA Colocar I.e programavel Como vC fez nesse motor carburado q USO teriaa possibilidade, caso sim o q teria q mudar , e o q devo ter para colocala no carro.
vi na net umas pandoo progravel com uma central dessa pandoo o q vou precisar para q funcione perfeitamente no carro, qual tbi bicos flauta teria de usar?
Monza shark classic SE em fase final de restauração; agora falta pouco!!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: motor 16v ou 8v

Mensagem não lida por Rafaelo »

Flavio-Aurelio escreveu:Rafaelo p/ EU Colocar o do astra completo com a I.e original Como faz p resolver o problems com esse sensor ?
entao Flavio, é a mesma coisa. astra,vectra tanto faz é o mesmo processo de adaptaçao se for usar IE original de outro carro...

motor N20XF que voces chamam de "astra" é o mesmo motor/IE do vectra-astra-zafira 2.0 8V flex 2009 a 2012, usa os mesmo periféricos e ECU portanto vai precisa fazer tudo isso que te falei. tem um cara aqui no forum que adaptou essa ECU e motor no monza SR dele. apesar que alertei que vai funcionar pela "metade" essa injeção pq como disse monza o maximo que tem sao 16P/360° e o sistema Bosch 7.9.9(original do N20XF) pede padrao 29P. resumidamente a ECU receberia menos velocidade do que a real :smt023

* tem o problema de adaptaçao do pedal eletronico que ja é algo meio estranho diga de passagem, uma pedal de plastico preto de formato totalmente diferente ao original do monza rsrsrsrs
* tem problema que precisar de scanner pra resetar futuros erros de manutençao
* tem problema do VSS (mesmo com esse problema a ECU funciona)
* tem problema mega_importante do imobilizador(sem ele o motor nao pega), e pra pega tem que enjambrar num canto o modulo junto com miolo da igniçao magnetico do carro em questao, junto com a chave codificada do imobilizador, ou seja pra tu ligar teu motor vai ter que ligar duas vezes a igniçao kkkkkkkkkkkkkk uma do imobilizador colocando a chave, e a outra do teu monza girar o arranque. não é recomendavel deixar a chave no contato desses imobilizadores, isso "queima" magnetizando a chave do cilindro do imobilizador. nunca se deve deixar, o i30 é assim e tem gente que perdeu a chave por deixar no contato :smt023
* tem problema do catalisador, é obrigatorio o uso de um catalisador senao vai gerar erros na ECU ou ter mistura alterada, tem uma sonda que monitora apenas ele(catalisador de linha). sao 2 catalisadores que o N20XF original usa. e duas sondas lambdas e datalhe adaptaçao.

te pergunto vale apena? nem falei da eletrica e MO de alguem que entende o basico em IE. é por conta de cada um isso Falvio, eu nao curto adaptações, mas se tu nao liga pra isso bora lá :smt023 meu dever é alertar voces pra nao se frustrarem. eu particularmente prefiro projetos de engenharia original OEM(cunho proprio) ou de fabrica(modelo irmao superior) é mais caro, mas é mais seguro e eficiente. fora que esteticamente é parecido com de fabrica.

---------------------------------------


Flavio-Aurelio escreveu: e PRA Colocar I.e programavel Como vC fez nesse motor carburado q USO teriaa possibilidade, caso sim o q teria q mudar , e o q devo ter para colocala no carro.
vi na net umas pandoo progravel com uma central dessa pandoo o q vou precisar para q funcione perfeitamente no carro, qual tbi bicos flauta teria de usar?
então, essa é a melhor proposta que eu te falo! tu pode fazer isso sem adaptar absolutamente nada, as ECU programáveis foram projetas pensando nesse mercado. problema que o pessoal no brasil ainda ta nos tempos das cavernas e mal sabe oque é ECU de programação e logo te receitam IE de outros carros, dae gera todo esse problema.

faça um projeto original conforme oque tu tem em maos... se tem um motor carburado, legal, pode usar ele pra instalar injeção. porem não seria o ideal... o ideal era tu comprar um motor JÁ injetado 8V facilita muito e poderia usar tecnologia atual. bloco carburador NÃO pode ser usado em motor N20XF por não ter roda fonica. ja que esse motor precisa de roda fonica pra funcionar.

mas é possivel instalar o sistema MPFI(hardware) antigo do vectra/omega A 2.0 em ECU prog. como a MS

apenas comprando um distribuidor HEI e colocar essas peças. lembra do Espero? é isso. "MPFI vectra A" com distribuidor "monza EFI". mesma coisa...

facil, sem adaptaçao alguma, porem tem um custo mais alto devido a ECU prog. e precisa de MO qualificada. eu te recomendaria a Megasquirt na qual faço parte, aqui no brasil vende a nacional. ela deve estar 1700,00 eu acho, e esse modelo tu pode por sem adaptar esse kit que falei. a não ser a eletrica ja que tu vai usar o chicote o monza carburado...

e a firmware(imagem da ECU) tu acha no forum, porem vai precisar de uma pessoa qualificada pra cadastrar as funçoes no teu motor, ou ajustar, pq sempre precisa mesmo pegando emprestado projetos iguais ou parecidos de outros usuarios.

esquece pandoo, isso é ECU prog voltada pra racheiros e carro de pista. carro de passeio somente Megasquirt devido a alta gama de funçoes e instruções originais de varios tipo de motor incorporada nela.

o hardware seria oque te falei. vectra A parte de cima completa, incluindo cabeçote. é so trocar,



posso te dar uma OTIMA dica? converse com o nosso amigo de Araxa-MG "mattador" ele tinha um monza carburador e fez oque falei, trocou toda a parte de cima pelo vectra A e usa MS. ele pode te fornecer ate mesmo a imagem da ECU dele, assim te evitaria ajustes.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Flavio-Aurelio
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 922
Registrado em: 05 Jun 2009, 18:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: motor 16v ou 8v

Mensagem não lida por Flavio-Aurelio »

valew Rafa elo vou analisar e pesquisar alguns valores pra ver o mais dentro das minhas possibilidades, mas desde já agradeço pelas in os.
Monza shark classic SE em fase final de restauração; agora falta pouco!!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: motor 16v ou 8v

Mensagem não lida por Rafaelo »

no que precisar so me chamar, mas tente evitar essas adaptaçoes, tu nao vai gostar.

abss
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Flavio-Aurelio
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 922
Registrado em: 05 Jun 2009, 18:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: motor 16v ou 8v

Mensagem não lida por Flavio-Aurelio »

Ola Rafaelo, rapaz estive pesquisando sobre a I.E ms e pra te falara a verdade gostei muito do que consegui entender, vi que a versao nacional tem 3 opçoes a MS1, MS2 e a MS light, (MS Light - Para motores aspirados, originais ou preparados.) Pela pesquisa acredito que a MSlight se encaixa no meu projeto, caso eu esteja errado por favor me corrija; ja que quero meu motor com o minimo possivel de adaptaçoes pra mim 140 a 160 cv de potencia ja e mais que o suficiente.
Ago0ra uma outra duvida caso eu adapte a roda fonica no meu bloco seria possivel eu usar o cabeçote roletado do astra flex com o conjunto de admissao, ( flauta, bicos, tbi) tb desse modelo de astra? com esse modulo da ms?Vi em um outro topico que um membro adaptou a roda fonica no monza dele.Dessa forma que te falei seria possivel 3eu usar o bloco que ja tem no meu carro?E outra duvida e onde posso comprar essa I.E MS pois aqui em Goias e meio parado para esse tipo de componente.

vi o anuncio desse modulo no ML esse modulo e da ms? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rt-ms1-_JM
tem algun conhecimento desse modulo, caso seja positivo esse serviria no que te falei??
grato!!
Monza shark classic SE em fase final de restauração; agora falta pouco!!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: motor 16v ou 8v

Mensagem não lida por Rafaelo »

Flavio, vamos por partes nao é tao facil assim. quando se pretender fazer um projeto original é bem mais complicado que adaptar de outro carro. por incrível que parece tudo que é bom é demorado e caro.
Flavio-Aurelio escreveu:Ola Rafaelo, rapaz estive pesquisando sobre a I.E ms e pra te falara a verdade gostei muito do que consegui entender, vi que a versao nacional tem 3 opçoes a MS1, MS2 e a MS light, (MS Light - Para motores aspirados, originais ou preparados.)
ola, as 3 versoes sao pra qualquer tipo de aplicaçao: ORIGINAL OU PREPARADO, e ainda tem uma terceira aplicaçao que é pra motos,barcos,motores estacionário,cortador de grama, moto serra,etc. ela é aplicável a motores 2T tb... nao vem o caso.
Flavio-Aurelio escreveu:Pela pesquisa acredito que a MSlight se encaixa no meu projeto, caso eu esteja errado por favor me corrija; ja que quero meu motor com o minimo possivel de adaptaçoes pra mim 140 a 160 cv de potencia ja e mais que o suficiente.
vai depender de qual hardware vai querer por...

se for oque eu falei antes:
alternativa 1 = hardware do C20NE (parte de cima completa) ou seja so trocar pelo teu e mantendo teu bloco original carburado e usar um distribuidor HEI com comando, sim, esse modelo te serve.
alternativa 2 = hardware do N20XF (parte de cima completa) trocando o bloco por um injetado e usando TB mecanica do C20NE, não, esse modelo nao te serve. ae teria que comprar o MS2 e nesse caso eu posso fornecer o meu projeto que tenho no meu monza como uma "copia" assim tu ja poderia andar com o carro sem mexer em configuraçoes... porem achar uma MS2 hoje ta caro com o dolar. e teria que ter um N20XF completo no caso esse astra que tu viu pra venda. se pegar o motor ja poderia usar apenas instalando no monza e ligando ate a ECU MS2.

defina bem oque tu quer antes de pensar em que fazer. eu que tu faria a alternativa 1 se a grana ta curta, e se quer fazer aos poucos ficaria com a 2 que seria muito superior devido o motor ser mais eficiente. nesse caso tu teria essa potencia que desejas...

Flavio-Aurelio escreveu: Ago0ra uma outra duvida caso eu adapte a roda fonica no meu bloco seria possivel eu usar o cabeçote roletado do astra flex com o conjunto de admissao, ( flauta, bicos, tbi) tb desse modelo de astra? com esse modulo da ms?
bom, eu nao recomendo nem um pouquinho que tu adapte roda fonica externa em motores originalmente não injetados... isso é critico e pra fazer bem feito é preciso de conhecimento e maquinario industrial, e ainda tem o problema de defasagem na captura que pode ocorrer. celta tem problemas por causa disso, é externo rofa fonica de fabrica e volte e meia sai do ponto por motivos específicos... imagine um adaptado.

se realmente quer por roda fonica pra ter uma configuraçao mais atual como centelha perdida, entao troque o bloco por um injetado. caso tu tivesse um bloco injetado(esse do astra que tu viu, o N20XF) é possivel por so o bloco sem adaptaçao. como tem varios casos aqui no forum onde eu ajudei a sanar as duvidas a respeito. novamente, se for usar o hardware N20XF essa MS que tu mostrou acima, essa nao te serve. teria que ser um modelo mais avançado como uma MS2 ou 3 como é meu caso. N20XF completo + MS2 extra.


Flavio-Aurelio escreveu: Vi em um outro topico que um membro adaptou a roda fonica no monza dele.Dessa forma que te falei seria possivel 3eu usar o bloco que ja tem no meu carro?E outra duvida e onde posso comprar essa I.E MS pois aqui em Goias e meio parado para esse tipo de componente.
é o luiz carlos, eu ajudei ele nisso a distancia, apesar de nao concordar, ele so fez isso pq o motor era recem retificado e nao queria trocar o bloco. possivel é, mas é muita incomodação, pode desbalancear e sair do sincronismo da ECU e da problema de corte, ele teve isso. entao te recomendo a fugir de adaptaçao, como falei, o bom custa caro e demora. faz as coisa certinha que é melhor :smt023

a MS original é um produto importado dos estados unidos, por tanto so gente capacitada que sabe mexer com ela e quem vende sao pessoas do ramo. nao vai achar em oficina e nem em preparações. é um mercado limitado. compre na net e depois envie pra alguem que tem conhecimentos(eu presto serviço pra marca MS) e tenho equipamentos de ponta pra isso. por exemplo, tu me enviando todo o kit(ECU,peças) eu monto um kit de instalaçao ja testado em bancada eletronicamente em simuladores. dae tu leva pra casa e instala. se teu motor fosse um N20XF eu teria toda a engenharia pronta do meu pra te doar. se tu comprar um bloco parcial 2.0 flex FGP igual ao meu injetado eu faço um kit de instalaçao pra ti. porem esse alternativa seria a mais cara, porem a melhor e mais rápida pra usar o carro. lembre-se que o carro fica varios dias ate acertar os ajuste da ECU, isso faz parte do processo tem que estar ciente disso, e tem que ter uma outra forma de locomoção ate acertar definitivamente o motor :wink:
Flavio-Aurelio escreveu:vi o anuncio desse modulo no ML esse modulo e da ms? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rt-ms1-_JM
tem algun conhecimento desse modulo, caso seja positivo esse serviria no que te falei??
grato!!
conheço, é o modelo mais basico das MS, respondi acima em qual sistema vai optar. ele se encaixa na alternativa 1.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder