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[HOW TO] Substituição do retentor do trambulador

Enviado: 25 Mar 2008, 21:22
por Marcel Murai
Amigos Monzeiros!
Venho por meio desta compartilhar com vcs o procedimento de substituição do retentor do trambulador.
Chega daquela meleca de óleo! :mrgreen:

Tempo estimado: 2~3 horas
Grau dificuldade: #### (moderado)

Eis aqui a peça:
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A melequeira de óleo:
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1o Passo: Soltar o trambulador.
Use um soquete 13mm.
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2o Passo: Fazer uma boa limpeza ao redor da tampa, pois cair sujeira dentro do câmbio é fatal!
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3o Passo: Tudo limpo, vamos soltar os 4 parafusos. Use um soquete 11mm.
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4o Passo: Tudo solto, erguer a tampa com cuidado.
OBS: No meu como tem o ABS pra atrapalhar, tive que tirar o Distribuidor p/ que eu possa tirar a tampa do cambio.
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5o Passo: Olha que maravilha o câmbio..hehehehe...Deus me livre se cai uma sujeira ali.... :smt005
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6o Passo: A tampa já fora do carro:
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7o Passo: Vamos tampar o cambio pra não cair sujeira.
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8o Passo: Com a peça na bancada, vamos limpar os restos de juntas.
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9o Passo: Utilize um alicate de ponta fina p/ a remoção da ruela travante. Cuidado nesse procedimento com a mola. segure o copinho abaixo da ruela com outra mão. Se não tomar cuidado, a mola vai em direção nos olhos!
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10o Passo: vista explodida da peça.
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11o Passo: Precisamos sacar o pino trava da haste, eu utilizei um alicate de pressão.
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12o Passo: Já sem o liame, pronto p/ tirar o retentor.
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13o Passo: Faça uma boa limpeza no liame.
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14o Passo: P/ remoção do retentor velho, só apoiar a chave no orifício.
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15o Passo: Limpe bem o local antes de por o retentor novo. eu usei tmbm cola junta.
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16o Passo: Um oferecimento de:
Cola Junta 3M! :mrgreen:
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17o Passo: é bom passar uma fita onde tem o orificio do pino trava do liame, pois sem o cuidado, pode danificar o retentor novo.
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18o Passo: Calma...tá terminando.... :smt023 Agora vamos usar a operação inversa p/ montagem:
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Pronto! Agora só instalar no carro!
Preciso comprar uma junta nova amanhã p/ dar continuidade à montagem.


To Be Continued....> :wink:

Re: [HOW TO] Substituição do retentor do trambulador

Enviado: 25 Mar 2008, 21:34
por Diego Paiva
PEnse num Japa desenrolado!!! 8)

Vou fazer isso no meu tbm, ja comprei retentor e liame novos. Tomara que eu consiga :mrgreen:

Abraço!

Re: [HOW TO] Substituição do retentor do trambulador

Enviado: 26 Mar 2008, 15:38
por Carlos A. Freire
Só para facilitar essa manutenção,

ao invés de tirar o acopamento do liame montado (peça quadrada com borracha dentro), melhor soltar a trava e retirar do liame antes de remover o conjunto do câmbio. Assim não será preciso ajustar a alavanca de câmbio na montagem, pois só tem um pino com uma trava.
Para montar a tampa do trambulador no câmbio, retire aquele pino redondo de plástico (última foto) e coloque um pino de metal (um parafuso por exemplo), depois posicione o conjuto da alavancas interna da tampa para travar. Assim fica mais fácil a remontagem.

Obs: Quando montar o liame na tampa, verifique se não ficou de ponta cabeça, não tem problema se ficar assim, mas não fica bem esteticamente falando, rsrsrs!!!!

Abs,

Carlos Freire

Re: [HOW TO] Substituição do retentor do trambulador

Enviado: 26 Mar 2008, 18:54
por Marcel Murai
Obs: Quando montar o liame na tampa, verifique se não ficou de ponta cabeça, não tem problema se ficar assim, mas não fica bem esteticamente falando, rsrsrs!!!!
Carlos, :shock:
ele encaixa de outro jeito? :smt017

Re: [HOW TO] Substituição do retentor do trambulador

Enviado: 26 Mar 2008, 21:44
por Carlos A. Freire
Marcel Murai escreveu:
Obs: Quando montar o liame na tampa, verifique se não ficou de ponta cabeça, não tem problema se ficar assim, mas não fica bem esteticamente falando, rsrsrs!!!!
Carlos, :shock:
ele encaixa de outro jeito? :smt017
Marcel,

se você verificar, o liame tem dois furos na parte maior onde passa o pino. Um furo é maior do que o outro, pois o pino entra pelo furo maior e não passa totalmente pelo furo menor, onde vai a trava desse pino. Lá na tampa, o liame encaixa em qualquer uma dessas posições. É comum eu ver em Monza, Kadett e Corsa, o pino de ponta cabeça (trava para cima) depois de ter sido trocado o retentor. Isso não dá problema algum, pois a trava faz bem a sua função, mas se não o fizesse, o pino cairia no chão.

Abs,

Carlos Freire

Re: [HOW TO] Substituição do retentor do trambulador

Enviado: 29 Mar 2008, 18:30
por Marcel Murai
Carlos A. Freire escreveu: Marcel,

se você verificar, o liame tem dois furos na parte maior onde passa o pino. Um furo é maior do que o outro, pois o pino entra pelo furo maior e não passa totalmente pelo furo menor, onde vai a trava desse pino. Lá na tampa, o liame encaixa em qualquer uma dessas posições. É comum eu ver em Monza, Kadett e Corsa, o pino de ponta cabeça (trava para cima) depois de ter sido trocado o retentor. Isso não dá problema algum, pois a trava faz bem a sua função, mas se não o fizesse, o pino cairia no chão.

Abs,

Carlos Freire
Legal Carlos,
Fica aí as dicas interessantes :D
Quem for trocar o retentor pode sacar a haste do trambulador pelo pino como Carlos disse.

Já o meu tava meio apertado por causa do ABS e tinha que lavar a borrachinha que tava com óleo, aí tirei tudo :mrgreen: . hehe


Valeu Carlos!

Re: [HOW TO] Substituição do retentor do trambulador

Enviado: 05 Abr 2008, 14:45
por Diego Paiva
Ae pessoal, seguindo as dicas de nossos amigos Marcel Murai e Carlos Freire, consgui trocar o retentor do trambulador :mrgreen:
Tive algumas dificuldades... mais pela falta de experiência, e, também pelo medo de quebrar algo :roll:
A maior dificuldade foi retirar o pino que segura o liame, putz... tava mt apertado, tbm tive um pouco de dificuldade de encaixar a tampa da cx. de marchas de volta no lugar, mas com jeito deu certo! :smt023
Troquei o rententor e o liame(que o mexâncio tinha arranhado). Tanto o retentor, como o liame são genuínos GM. Troquei a junta da tampa da cx. de marchas tbm pois a antiga estava com silicone e rasgada.
Vamos torcer p/ não vazar mais.

Gostaria de agradecer aos amigos Carlos e Marcel pelas dicas! :smt023

Abraço!

Re: [HOW TO] Substituição do retentor do trambulador

Enviado: 05 Abr 2008, 20:53
por Carlos A. Freire
A maior dificuldade foi retirar o pino que segura o liame, putz... tava mt apertado, tbm tive um pouco de dificuldade de encaixar a tampa da cx. de marchas de volta no lugar, mas com jeito deu certo!
Diego,

você não retirou o pino branco parecido com parafuso e, no lugar introduziu pino para travar o conjunto como mencionei na mensagem anterior? Fazendo isso, ou seja, travando o conjunto de alavancas do trambulador com pino introduzido pela tampa, o conjuto de alavancas e articulações da tampa, ficam na posição correta para ser colocada na caixa de câmbio sem ter dificuldades, facilitando o encaixe. Se não travar, aí tem que ficar movimentando o conjunto para "achar a posição" e encaixar na caixa de câmbio.

Abs,

Carlos Freire