Venho por meio desta compartilhar com vcs o procedimento de substituição do retentor do trambulador.
Chega daquela meleca de óleo!

Tempo estimado: 2~3 horas
Grau dificuldade: #### (moderado)
Eis aqui a peça:

A melequeira de óleo:

1o Passo: Soltar o trambulador.
Use um soquete 13mm.

2o Passo: Fazer uma boa limpeza ao redor da tampa, pois cair sujeira dentro do câmbio é fatal!

3o Passo: Tudo limpo, vamos soltar os 4 parafusos. Use um soquete 11mm.

4o Passo: Tudo solto, erguer a tampa com cuidado.
OBS: No meu como tem o ABS pra atrapalhar, tive que tirar o Distribuidor p/ que eu possa tirar a tampa do cambio.

5o Passo: Olha que maravilha o câmbio..hehehehe...Deus me livre se cai uma sujeira ali.... :smt005

6o Passo: A tampa já fora do carro:


7o Passo: Vamos tampar o cambio pra não cair sujeira.


8o Passo: Com a peça na bancada, vamos limpar os restos de juntas.

9o Passo: Utilize um alicate de ponta fina p/ a remoção da ruela travante. Cuidado nesse procedimento com a mola. segure o copinho abaixo da ruela com outra mão. Se não tomar cuidado, a mola vai em direção nos olhos!

10o Passo: vista explodida da peça.

11o Passo: Precisamos sacar o pino trava da haste, eu utilizei um alicate de pressão.


12o Passo: Já sem o liame, pronto p/ tirar o retentor.

13o Passo: Faça uma boa limpeza no liame.


14o Passo: P/ remoção do retentor velho, só apoiar a chave no orifício.


15o Passo: Limpe bem o local antes de por o retentor novo. eu usei tmbm cola junta.

16o Passo: Um oferecimento de:
Cola Junta 3M!


17o Passo: é bom passar uma fita onde tem o orificio do pino trava do liame, pois sem o cuidado, pode danificar o retentor novo.


18o Passo: Calma...tá terminando.... :smt023 Agora vamos usar a operação inversa p/ montagem:



Pronto! Agora só instalar no carro!
Preciso comprar uma junta nova amanhã p/ dar continuidade à montagem.
To Be Continued....>
