PROBLEMA NO ALTERNADOR

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
william cleiff
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 26
Registrado em: 06 Mai 2014, 20:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

PROBLEMA NO ALTERNADOR

Mensagem não lida por william cleiff »

OLÁ ESTOU COM O SEGUINTE PROBLEMA; FUI LIGAR O CARRO E OS PONTEIROS DO PAINEL QUE INDICA O CARREGAMENTO DA BATERIA ESTAVA ZERADO, E A BATERIA TAMBÉM, CONSEGUI DAR A PARTIDA COM A BATERIA DE UM AMIGO, FOI QUANDO PERCEBI QUE O PONTEIRO OCILAVA MUITO E A LUZ LARANJA QUE INDICA SE A BATERIA ESTA SENDO CARREGADA ESTAVA OCILANDO TAMBÉM, AI COMO NÃO TINHA MULTIMETRO, LEVEI O CARRO EM UM ELETRECISTA MAIS PERTO DE CASA, ELE MEDIU ,E NA BATERIA ESTAVA ACUSANDO 11.8, NÃO CHEGAVA A 12, E MEDINDO DIRETO NO ALTERNADOR TAVA DANDO 15.2, AI O TAL 'ELETRECISTA' DISSE QUE ESTAVA MANDANDO MUITO, FOI ONDE ELE ENTROU EMBAIXO DO CARRO COMEÇOU A SOLDAR UNS FIOS QUE SAIAM DO ALTERNADOR, NÃO ENTENDI NADA POIS NÃO PEDI PRA ELE FAZER NADA NO CARRO ALÉM DE MEDIR, E O PIOR DEPOIS QUE ELE SAIU DEBAIXO DO CARRO E ACABOU A SOLDA, O PONTEIRO DO PAINEL DO CARRO ESTAVA MARCANDO EM 1/4 E A LUZ INDICADORA ESTAVA ACESSA DIRETO, EIS A QUESTÃO
O QUE ELE PODERIA TER FEITO COM OS FIOS DO ALTERNADOR AO SOLDALOS?, POIS AO ACABAR DE SOLDAR ELE DISSE QUE NÃO ESTAVA MANDANDO NEM OS 15 MAIS, ACHEI ESTRANHO, AI ELE DISSE QUE EU TERIA QUE DESMONTAR FALOU UM MONTE DE COISAS, ACHEI QUE ELE PLANTOU O PROBLEMA, E DISSE QUE EU NÃO IRIA FAZER O SERVIÇO AGORA E TROUXE O CARRO EMBORA
ALGUEM TERIA O ESQUEMA ELETRICO OU O TUTORIAL DE COMO TROCAR O REGULADOR DE VOLTAGEM?
E O QUE O CARA PODERIA TER SOLDADO QUE DEIXOU A LUZ ACESSA E O ALTERNADOR DEIXAR DE PELOMENOS OCILAR?
AGRADEÇO SE PUDEREM ME AJUDAR, POIS JA SOFRI ALGO PARECIDO COM A BOMBA E SÓ CONSEGUI ARRUMAR COM A AJUDA DOS AMIGOS AQUI DO FORUM, POIS NÃO SE ACHA MECANICOS NEM ELETRECISTAS DE CONFIANÇA MAIS.
DESDE JA AGRADEÇO
LEMBRANDO MEU MONZA É UM SL/E 93 COMPLETO
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17867
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: PROBLEMA NO ALTERNADOR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vamos tentar...

Se no alternador tem tensão alta e na bateria baixa indica problemas de cabos positivo ou negativo ou aterramento e contatos deficiente. Após fazer esse reparo deve verificar a tensão e se há necessidade de troca do regulador de tensão ou manutenção no alternador.
Se o alternador funcionar sem ter algo fazendo carga, a tensão sobe, podendo até danificar componentes elétricos. Por isso não é recomendado soltar a bateria com motor funcionado, para verificar se o motor continua funcionado apenas com a tensão fornecida pelo alternador.
O Monza usou mais de um tipo de alternador, como Bosch, Delco importado, Arno e todos com regulador de tensão diferentes. Apenas o Bosch tem regulador externo. Os demais tem que desmontar o alternador para fazer essa manutenção.

Com relação ao esquema elétrico, temos aqui no fórum o esquema do Monza 90, manual reparações do Monza 86, manual de reparações do Monza 90 e mini manual de reparações do Monza 93. Todos estão na seção de manuais deste fórum.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PROBLEMA NO ALTERNADOR

Mensagem não lida por vrsilva »

À título de curiosidade.
Meu Monza usa um alternador Wapsa e usa um regulador externo Bosch...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17867
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: PROBLEMA NO ALTERNADOR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

vrsilva escreveu:À título de curiosidade.
Meu Monza usa um alternador Wapsa e usa um regulador externo Bosch...
A Wapsa foi adquirida pela Bosch a anos atrás. Se não estiver enganado, os alternadores recondicionados pela fabrica são Wapsa. Não tenho informações de Monza utilizar alternadores Wapsa como original de fábrica.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PROBLEMA NO ALTERNADOR

Mensagem não lida por vrsilva »

Ele tem uma plaqueta nele, vou verificar as informações contidas nela...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
william cleiff
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 26
Registrado em: 06 Mai 2014, 20:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PROBLEMA NO ALTERNADOR

Mensagem não lida por william cleiff »

Sr Carlos Freire , comprei um multímetro e quando fui medir hoje, estava tudo normalizado, bateria carregando com 14,34 e a saída do alternador também com 14,34, a questão da luz piloto resolvi apenas dando umas mexida nos cabos do alternador, acho que estava com mal contato, e tudo voltou a funcionar normalmente, será que esse vai e volta seria um problema da caixinha que regula a voltagem? pois já é a segunda vez que o alternador para e volta a funcionar normalmente sozinho e por conta própria...
agradeço
william
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17867
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: PROBLEMA NO ALTERNADOR

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se a luz de carga da bateria não acender com motor parado e apagar assim que entra em funcionamento, o alternador só vai passar a carregar depois do motor entrar em alta rotação. Muitos mexem no alternador sem antes verificar o funcionamento dessa luz.
Por outro lado, os reguladores apresentam defeito intermitente. Monitore a tensão por algum tempo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
william cleiff
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 26
Registrado em: 06 Mai 2014, 20:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PROBLEMA NO ALTERNADOR

Mensagem não lida por william cleiff »

entendi....a luz piloto agora esta normal ,assim que liga o carro na meia chave ela acende e ao dar partida ela está apagando normalmente e o alternador carregando normal com 14,34,e o mesmo valor chegando na bateria, vou observar por algum tempo, caso ele venha a apresentar o mesmo defeito devo trocar o regulador?
obrigado

william
Responder