Bico trocado ou não !!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
freisleben2005
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Bico trocado ou não !!

Mensagem não lida por freisleben2005 »

Ola boa noite , tenho um barcelona 92 1.8 efi a gasolina , lendo os tutos aqui do forum, fui fazer uma limpeza de tbi , pois o meu esta bebendo legal , coisa de 4 km/l na cidade , mas olhando o bico ele é branco , dizem q o bico branco é a alcool , dai pensei q trocaram o bico mas ao olhar no ML o bico azul q é para gasolina tem Código Original: ICD00105, IWM4865 , e o meu branco tambem é 4865 , agora to na duvida de trocar ou não o bico !!

outra coisa , na tbi tem a entrada e saida de combustivel , em uma delas não sei ao certo qual seria , a do lado da parede corta fogo ,tem uma inscrição no corpo da tbi bem na entrada da linha q diz " ALC " fiquei meio cabreiro , será q a tbi é do monza a alcool ,ou o monza era a alcool creio q não seria , mas a tbi com essa inscrição e o bico injetor branco !
não seria por isso o elevado consumo , ou as tbis de alcool e gasolina são iguais , ou essa inscrição é só viagem minha !?
Editado pela última vez por freisleben2005 em 05 Jul 2014, 21:32, em um total de 1 vez.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Bico trocado ou não !!

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

o ML costuma nao ser preciso nestas questoes de codigos.
se o bico esta errado,faça a troca.
verifica tambem o numero da ECU para ver se nao foi trocada.
Código Tipo ECU
5999 Monza/Kadett 2.0 Gas 5 Marchas
7419 Monza/Kadett 2.0 Álc 5 Marchas
7399 Kadett 1.8 Álc Aut 3 Marchas
2829 Monza/Kadett 2.0 Gas 5 M (Exportação)
1049 Monza/Kadett 2.0 Gas 5 M (Exportação- Europa)
9579 Monza 2.0 Gas 5 M (Exportação- Argentina)
5989 Monza 2.0 Gas 3 Marchas Automático
1039 Monza 2.0 Gas 3 Marchas Aut (Exportação)
7409 Monza 1.8 Álc 5 Marchas
1029 Monza 1.8 Gas 5 Marchas (Exportação)
2859 Monza 1.8 Gas 5 Marchas
6309 Monza 2.0 Gás Natural
7939 Kadett 1.8 Gas 5 Marchas
3469 Kadett 2.0 Gas Aut 3 Marchas
1339 Kadett 1.8 Gas 5 Marchas (Exportação Argentina)
2949 Kadett 1.8 Gas 5 Marchas (com módulo economia GM)
4469 Monza/Kadett 1.8 Gas 5 Marchas (com módulo economia GM)
leia mais aqui: viewtopic.php?f=50&t=17582

meça a pressao da bomba,pois ela infuencia diretamente no consumo.
velas,cabos de velas,tampa do distribuidor e tampa tambem.
posiçao da correia dentada,ponto do carro e regulagem do indiçe de CO quase fecha o pacote de manutençao.
quase porque ainda falta os filtros e se esqueçi alguma coisa,podem postar amigos :smt023

se estiver tudo
freisleben2005
Membro SL (Ní­vel 1)

mano do céu kk , ja troquei até meu tenis pra ver se diminui o consumo , foram velas , cabos , bobina , feito testes , no scanner tudo normal , meu mecanico disse q é meu pé q ta meio pesado demais , mas ando de boa , sem judiar dele + , agora q fui fazer a limpeza da tbi q apareceu esse bico branco ! :?
freisleben2005
Membro SL (Ní­vel 1)

Fui olhar agora o numero da ecue consta lá :

16165999

ordem de serviço
16154469

o q vale é o numero de cima ou a ordem de serviço
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)

16165999
seu carro sendo 1.8,a ECU esta com aplicaçao errada.
segundo a tabela que te passei,ela e para monza 2.0.
bico do etanol e ECU de monza 2.0 a coisa bebe mesmo.

faça as correçoes e vamos ver se melhora este consumo :smt023
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1993

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

freisleben2005 escreveu:Ola boa noite , tenho um barcelona 92 1.8 efi a gasolina , lendo os tutos aqui do forum, fui fazer uma limpeza de tbi , pois o meu esta bebendo legal , coisa de 4 km/l na cidade , mas olhando o bico ele é branco , dizem q o bico branco é a alcool , dai pensei q trocaram o bico mas ao olhar no ML o bico azul q é para gasolina tem Código Original: ICD00105, IWM4865 , e o meu branco tambem é 4865 , agora to na duvida de trocar ou não o bico !!

outra coisa , na tbi tem a entrada e saida de combustivel , em uma delas não sei ao certo qual seria , a do lado da parede corta fogo ,tem uma inscrição no corpo da tbi bem na entrada da linha q diz " ALC " fiquei meio cabreiro , será q a tbi é do monza a alcool ,ou o monza era a alcool creio q não seria , mas a tbi com essa inscrição e o bico injetor branco !
não seria por isso o elevado consumo , ou as tbis de alcool e gasolina são iguais , ou essa inscrição é só viagem minha !?
Freisleben,

Seguinte, o seu problema de consumo, aqui relatado, não tem a ver com o bico injetor. Pois você mesmo disse, que no bico de seu carro está escrito '4865'. Certo?
jesuino b ferreira escreveu:
16165999
seu carro sendo 1.8,a ECU esta com aplicaçao errada.
segundo a tabela que te passei,ela e para monza 2.0.
bico do etanol e ECU de monza 2.0 a coisa bebe mesmo.

faça as correçoes e vamos ver se melhora este consumo :smt023
Lhes digo isso, pois existe bico de Monza EFI GASOLINA, de cor BRANCA. Como também de coloração VERDE, ou meio LILÁS.

Sei porque, o meu Monza, que também é Gasolina como o seu e de ano fabricação 1992, o bico injetor é BRANCO e a referência dele é '4865', sendo este original do carro, pois o carro está comigo há muito, muito tempo. rsrsrsrsrs. E o consumo dele é normal pra Curitiba - 7 ~ 8 km/l na cidade -, que o trânsito não é lá aquelas maravilhas.

Agora sobre, essas inscrições na T.B.I., que na época eram manufaturadas pela extinta Rochester Products Inc., subsidiária da General Motors, referiam-se à questão de lote, data de fabricação, dentre outras informações. Sendo, basicamente, o que diferencia-se uma TBI de motor Gasolina para Alcool são as tomadas de vácuo na parte de trás da TBI, que no alcool são duas apenas - metálicas, prensadas no corpo: Sensor MAP (De bitola mais grossa) e Sistema de injeção para partida frio (bitola mais fina e mais comprida, que a do MAP). No TBI Gasolina, são três - em um painel plástico parafusado no corpo de borboleta: Sensor MAP, EGR (Tampada para veículos até 1995) e Cânister (Sistema de evaporação de gases do tanque de combustível).

Agora, se utilizar uma TBI de Alcool em motor gasolina, influenciaria à ponto de alterar o consumo? Não vejo possibilidade tão relevante. A única coisa, que posso lhe dizer de fonte segura que alteraria, seria a inoperância do Cânister, que não influencia em consumo. Já reparei, no outro Monza, GL 2.0 alcool, que a posição do batente da borboleta dele é diferente do Gasolina, é mais fechado em relação ao Gasolina, visto que nos dois carros ainda estão com lacre no batente da borboleta. Digo isso, porque o nosso colega Dutra em outro tópico já mencionou que colocou um TBI de Monza Gasolina no carro dele que é a Alcool e teve diferença com relação a marcha lenta, não me lembro como ficou. srsrsrs

Quanto a referência da ECU, aí encontra-se problemas. Primeiro indico que abra a tampa da ECU e veja a MENCAL se não é de 1.8. O que pode acontecer. Mas se for de 2.0, esqueça, o mapa de injeção é diferente, pela cilindrada, taxa de compressão do motor, etc, entre 1.8 e 2.0. Corrija isso e diga para nós o que passou.

Espero ter lhe ajudado.

Att.,

Felipe Lichirgu
FelipeLichirgu
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Primeiro indico que abra a tampa da ECU e veja a MENCAL se não é de 1.8.
e como ele vai fazer isto :smt017

a numeraçao seria a mesma da caixa da ECU :smt017

quanto ao bico,eu tenho minhas duvidas,mas se ele corrigir pela ECU esta valendo :smt023
freisleben2005
Membro SL (Ní­vel 1)

jesuino b ferreira escreveu:
Primeiro indico que abra a tampa da ECU e veja a MENCAL se não é de 1.8.
e como ele vai fazer isto :smt017

a numeraçao seria a mesma da caixa da ECU :smt017

quanto ao bico,eu tenho minhas duvidas,mas se ele corrigir pela ECU esta valendo :smt023
2 como faço isso , desculpe a minha burrice rs mas tem q abrir ela , creio q foi trocada pois esta escrito de pincel atomico na central " MONZA 92 " :( :( , achei essa no ML q pelo código é de kadett 1.8 será q da certo ??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 9-arxc-_JM

seria a 7939 Kadett 1.8 Gas 5 Marchas , creio q sejam semelhantes

ps consta la no anuncio

"A CENTRAL PRECISA TER A MESMA NUMERAÇÃO QUE SEU VEÍCULO UTILIZA E SER DEBLOQUEADO POR UM PROFISSIONAL ).

desbloqueado ????????????

tem umas letras abaixo do código elas querem dizer oq
tipo a minha é AYMM e a do link é ARXC ?

essa é a minha central

Imagem
Responder