Seletor liga A/C nas devidas posições mas n muda direciomto.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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Robson Lott
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Seletor liga A/C nas devidas posições mas n muda direciomto.

Mensagem não lida por Robson Lott »

Boa tarde à todos!:smt023

Quando estive fuçando na "panela" de filtro de ar, soltou algumas manqueirinhas. As coloquei no lugar e fixei a conexão do sensor MAP. Até então, notei que um "canudinho" desses se soltou do que chamam de flautinha de distribuição de vácuo no motor e seus sistemas. Ao colocar, por ser original e receber fadiga da idade, a falutinha quebrou-se. O mexânico colocou alguns T's de conexão que couberam e resolveram o problema da falta (temporária) da flautinha. Porém, ao tentar puxar um pouco um dos canudinhos que pelo que segui pela visão q tive, ele é o q vai ao A/C, pois ele vai até o fundo da parede corta-fogo. Acredito que seja o que manda vácuo pro controle do A/C, mas ele estava resistente e me parece q não se soltou de algum lugar, então acontece o seguinte:
Meu A/C liga o compressor na posição de FRIO MÁX, FRIO NORM e DESEMBAÇADOR DIANT. (como normalmente original) mas o fluxo de ar sai fraco (mesmo na 4a. velocidade -> acredito eu que ele tenha agarrado na posição FRIO NORM., a recirculação de ar deve estar aberta, recebendo ar de fora :roll: ) e sai sempre pelos difusores e pelo parabrisa. Nas outras posições, o compressor fica desligado, o ventilador funcionando normalmente e o ar saindo AINDA pelos difusores e parabrisa. Ao mexer na chave de aquecimento o ar esquenta normalmente. :smt010

"PREGUNTAS":

-O A/C deve ter agarrado na posição FRIO NORMAL pelo fato de sair ar um pouco mais fraco pelos difusores e pelo parabrisa?
-O tal canudinho que sai da flauta e vai em direção ao fundo do motor no rumo do sistema do A/C no cofre, deve ter se soltado no cofre do motor? Ela serve pra mandar vácuo do sistema do A/C mesmo? Por onde ele entra pra ir até o painel?
-O controle de A/C como descrevi, funfa dessa forma, será que aquele conjunto que vai à chave seletora deve ter soltado? Eu vi os canudinhos coloridos e a conexão sacana dentro do painel pelo cinzeiro que descreveram acima e o meu tá bem firme.

Agradeço a ajuda!!!

Abraços,

Robson Lott
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Re: Seletor liga A/C nas devidas posições mas n muda direciomto.

Mensagem não lida por José Leal »

Robson, tudo bem?

No meu carro está acontecendo da mesma forma, o fluxo de ar sai somente pelas saídas frontais do painel. Não é por nada, mas esse sistema por vácuo é uma m**da, nunca foi eficiênte como os cabos de aço...

Ainda tem um problema que ao desligar o sistema de ventilação/AC, se eu der um toque mais forte na alavanca (em direção ao zero), liga o ventilador :mrgreen: :smt021 . Já tentei regular a chave, mas se coloco 1 dente para cima na engrenagem, não desliga o sistema, e se eu colocar 1 dente para baixo, o sistema desliga-se no frio máximo. E para ligar, se eu deslocar a alavanca para o frio máx. liga somente o ventilador, daí tenho que deslocar para o frio mínimo, para acionar o máx. Seria tão simples se o AC fosse ligado por um botão separado, o direcionamento do fluxo de ar fosse a cabo e o ventilador fosse ligado somente girando o botão...

Agora, as respostas:
Percebi que se colocar o sistema operando no frio mínimo, mesmo com a alavanca do ventilador no máximo, sai menos vento do que se colocar no frio máx.
Esse tal canudinho do vácuo, eu não reparei como ele é, nem como funfa...
Se vc está conseguindo ligar o sistema de AC e selecionar o frio máx/min., sua chave seletora (aquela branca, onde conectam-se as mangueirinhas coloridas) não se soltou do mecanismo da alavanca. Pode estar ocorrendo que nos Tee que seu mecânico colocou, pode estar entrando um pouco de ar.
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Robson Lott
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Re: Seletor liga A/C nas devidas posições mas n muda direciomto.

Mensagem não lida por Robson Lott »

Graaaaaaande Leal!!! :P

Obrigado pelas informações!! :wink:

Vamos lá. É isso mesmo, o direcionamento de ar sempre é o mesmo, no meu caso, acredito que ele tenha "agarrado" na posição FRIO MÍNIMO, já q o ar é direcionado pros difusores e pro parabrisa. :smt021 O compressor liga-se quando a alavanca de seleção é colocada nas posições FRIO MÁX (símbolo cristal de neve branco), FRIO NORM. (símbolo cristal de neve vazio), e DESEMBAÇADOR DIANT. (última posição), tal como no funcionamento certo originalmente. :!: Enfim, será que algo na alvanca seletora esteje mesmo fora do lugar? Falo isso pois pelo que se retira o cinzeiro, dá pra ver as engrenagens funcionando naquela parte branca onde o conector preto de canudinhos coloridos se encaixa. :!: Esse conector tbm tá justinho, o pus e o retirei e notei que ele encaixa firmemente. Por detrás do porta-luvas, dá pra ver tbm onde cada canudinho colorido se encaixa, e eles estão bem firmes. :!: Tentei fazer sucção com a boca nos buracos referentes à cada canudinho colorido no conector preto, soprei tbm, mas não notei nenhuma diferença no direcionamento do ar, exceto por um buraquinho que fiz sucção e notei que me parece que a comporta de recirculação teria fechado, já que o ar ventilado saiu com mais força e mais "barulho". :smt017 Conferi ontem a noite com uma lanterna q meu pai me deu de led's :mrgreen: que deu pra verificar que a mangueira que sai do tee e manda vácuo pra debaixo do carro indo à parede corta-fogo que ela tá firme, porém por detrás do porta-luvas, não consegui achar onde ela entra pro tabelier. Tava shoda de desmontar o porta-luvas, então não tive como verificar em 100% esse esquema.

Concluindo, baseado nisso e no que vc comentou: me parece q a chave seletora juntamente com suas funções parece q tão ok, podem ser os tee's que o mecânico deve ter colocado que me fu*** o vácuo pro sistema, já que a flautinha que seria a mais adequada pra vedar e separar o vácuo certinho. :roll:

Vou ver se consigo a flautinha e posto os resultados. Será que a mangueirinha pode ter sido obstruída por alguma "sujeira"? daí a falta de vácuo pro sistema pode ter deixado ele travado assim. Tentei usar o Ctrl. Alt. Del mas tbm não deu certo. :smt005

Obrigado, mais uma vez!!!

Abraços!!!

Robson Lott
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Re: Seletor liga A/C nas devidas posições mas n muda direciomto.

Mensagem não lida por José Leal »

Robson, vai ser muito azar seu se entrou alguma sujeira dentro da mangueirinha do vácuo. Só pode ter acontecido no momento em que a flautinha quebrou-se, e caíu um caco dentro. Como disse, vai ser MUITO azar se isso aconteceu mesmo.

Nem mais esquento a cabeça com meu comando. Fica sempre saindo ar pelas saídas frontais mesmo. O ruim é que, ao desligar o carro, qu escuto um barulho vindo daquelas mangueirinhas, como se estivesse com vazamento (e deve estar mesmo).

Vou tentar ajustar mais uma vez a chave seletora, mas já estou imaginando que o chicote naquele plug que encaixa na chave está alterado, pois qdo comprei a chave nova, funfava tudo perfeitamente, a não ser que o sistema ficava desligado com a alavanca totalmente para cima.

Só não posso ter compro uma bomba, pois acabei de morrer R$280,00 numas peças, além dos 4 pneus novos...

Até mais.
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Re: Seletor liga A/C nas devidas posições mas n muda direciomto.

Mensagem não lida por ELTON LUIZ »

José Leal escreveu:Nem mais esquento a cabeça com meu comando. Fica sempre saindo ar pelas saídas frontais mesmo. O ruim é que, ao desligar o carro, qu escuto um barulho vindo daquelas mangueirinhas, como se estivesse com vazamento (e deve estar mesmo).
o monza tem atras do porta luvas um reservatório de vacuo (uma bola preta com duas mangueiras) acho que o barulho a que se refere quando desliga o carro venha dali, o meu tambem faz esse barulho
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José Leal
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Re: Seletor liga A/C nas devidas posições mas n muda direciomto.

Mensagem não lida por José Leal »

ELTON LUIZ escreveu:
José Leal escreveu:Nem mais esquento a cabeça com meu comando. Fica sempre saindo ar pelas saídas frontais mesmo. O ruim é que, ao desligar o carro, qu escuto um barulho vindo daquelas mangueirinhas, como se estivesse com vazamento (e deve estar mesmo).
o monza tem atras do porta luvas um reservatório de vacuo (uma bola preta com duas mangueiras) acho que o barulho a que se refere quando desliga o carro venha dali, o meu tambem faz esse barulho
Elton, talvez essa bola preta deve "armazenar" o vácuo. Mas no meu caso, basta mover um pouco a alavanca do sistema para cima ou para baixo, que pára o barulho. É que a alavanca não está 100% ajustada.

Valeu pela dica :smt023
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Rafaelo
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Re: Seletor liga A/C nas devidas posições mas n muda direciomto.

Mensagem não lida por Rafaelo »

por nao vim ar mais forte ou fraco mesmo mexendo no seletor de velocidade do ventilador, pode ter ocorrido que na hora da quebra do distribuidor de vacuo entrou ar em alguma manqueira com que fez em fechar a passagem de ar(paleta reguladora)

entao nao adianta dar velocidade no seletor pq esta obstruindo a passagem de ar pela paleta, acho que tem que bota de volta a paleta no lugar e ai sim religar o vacuo na posição normal dela senao nao vai funcionar o posicionamento da "borboleta"

acho que deve ser isso so uma ideia ja que nao é por cabo(sistema de vacuo e uma porcaria mesmo)

mas pode ter certeza que nao e problema eletrico
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Re: Seletor liga A/C nas devidas posições mas n muda direciomto.

Mensagem não lida por equipe neonnnnnnnnnn »

meu quando ligo o desenbaçador para cima demora uns 2 segundas o ar sai para baixo o que e isto?:???? :smt017 :smt017 :smt017
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