Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sistema?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
alexansouza
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Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sistema?

Mensagem não lida por alexansouza »

Bom dia amigos,

O Chip Flex pode prejudicar o sistema de injeção eletrônica? :smt017
O uso de álcool em um motor original à gasolina pode prejudicar partes do motor tais como pistões, anéis, camisa e retentores da haste de válvulas? :?:

Grato se puderem responder. :smt023
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waldir
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Re: Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sist

Mensagem não lida por waldir »

O Chip Flex pode prejudicar o sistema de injeção eletrônica? :smt017
alexansouza,

Se vc se refere à central do Monza, penso não ser compatível. Mesmo que 'force' a compatibilidade :roll: :? no Monza não tem gestão através de Sonda Lambda, o percentual de mistura ar-combustível é fixo através do potenciômetro de CO.
O uso de álcool em um motor original à gasolina pode prejudicar partes do motor tais como pistões, anéis, camisa e retentores da haste de válvulas? :?:
Os pistões tem diferenças devido a compressão na câmara de combustão devido o tipo de combustível; o avanço da ignição muda; e a abertura do bico de injeção também e a fixação do CO também.

Em 'grosseiras' descrições é isto.

Mas, aguarde por 'refinadas' e detalhadas informações se dispuserem à dar.
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Rafaelo
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Re: Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sist

Mensagem não lida por Rafaelo »

esse dispositivo é uma gambiarra que alguém inventou como sempre pra tirar vantagem dos outros. é so mais um deles que tem por ae aos milhares, todos eles estragam o motor, todos eles pioram em vez de melhorar. nao existe nenhum dispositivo externo(no caso esse chipflex) que possa interagir internamente com a CPU e usar o nivel logico baixo. todos eles sao "offboard" ou seja, usam o retorno do microcontrolador(portas) e por dessa passa pelo dispositivo "flex" e depois sai pra os dispositivos da injeção(bobina,injetor,sonda,etc). isso é um crime usar uma gambiarra dessa no motor. e explico pq

a relação do combustivel nao é o principal motivo( se ficar rico ou pobre demais). o ponto chave é oque faz mal de verdade (ponto ignição). a multec 700 v1.0(monza/kadett) não dispõem de malha fechada no prevenção pós detonação(batida pino), entao se esse treco errar vai detonar o motor, ja que a ECU nao vai corrigir o erro do "chipflex".

fora a mistura errada tambem é ruim, principalmente a pobre + carga = furo no pistao

como os pontos que o Waldir ja disse, tem outros mais tecnicos que essa gambiarra nao corrigi.
* mapa de aceleração (aceleração rapida gasolina é diferente do alcool, nao é so por 35% mais de combustivel)
* mapa de zona de aquecimento (gasolina é diferente do alcool, nao é so por 35% mais de combustivel) as curvas nao sao iguais como muita gente acha.
* mapa do arranque (gasolina é diferente do alcool, nao é so por 35% mais de combustivel)
* mapa do combustivel (gasolina é diferente do alcool, nao é so por 35% mais de combustivel) tem áreas mais ricas% que precisam mais que 35% na adição da relaçao
* mapa da igniçao (gasolina é diferente do alcool) tem áreas mais avanço° de um mapa pro outro, esse bagulho amplifica tudo do mapa da gasolina como um multiplicador da calculadora.

viram o crime?

so existe uma forma de fazer um motor gasolina ser alcool, ou ele nasce motor flex(como os FGP atuais da GM), ou se pega um motor monza alcool. mais pra isso funcionar com segurança se precisa ter uma ECU de engenharia que permite projetar um mapa pra cada combustivel. assim como é no monza e centenas de carros, gasolina é uma memoria e alcool é outra memoria.

agora pegar uma ECU original gasolina e meter um chupacabra desse nao vai resolver oque a engenharia de motor pede.

lixo isso, cuidado.
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Re: Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sist

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Rafaelo acredito que o autor do topico quer trocar o chip da Memcal da central ao inves do "modulo flex".
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Re: Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sist

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcel Murai escreveu:Rafaelo acredito que o autor do topico quer trocar o chip da Memcal da central ao inves do "modulo flex".
me parece que nao Marcel. veja oque ele diz

O Chip Flex pode prejudicar o sistema de injeção eletrônica? :smt017

o chipflex é um microcontrolador externo mesmo. "modulo flex" como queira, fiz uma pesquisa rapida no google e vi ele sendo um pequeno modulo. nem slot tem pra interagir com a CPU :wink:

oque é chipflex: olha oque o fabricante diz. so repeti oque ja sabia,
http://www.seucarroflex.com/index_arquivos/Page842.htm

reparem o tal do chip externo que ele fala, como disse antes, é um modulo como qualquer outro, o "chip" é o markting :)
Imagem

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nao tem como tirar a memoria da ECU e colocar outra coisa la, nao é assim que funciona as ECU antigas como a multec 700. onde se usava o primeiro microprocessador comercial da Intel Z80, de baixa capacidade de armazenamento RAM/ROM é um tipo nao usado mais, foi inventado em 1983 e aposentado logo apos a invenção da EEPROM, ela tem EPROM ainda(so apagava a memoria via UV), nem é eletronico EEPROM dae fizeram uma ponte ao memcal. fora seus 8 Bits de processamento, nao é compativel com nada no mercado atual.

tanto é que sua limitação era tanta(capacidade armazenamento de memoria interna da CPU), tiveram que usar um banco externo como esse que tu se refere como memcal.

as ECU de hoje nao usam banco de memoria externo como a multec, hoje é tudo dentro do microcontrolador nos bancos de endereço da RAM/ROM/EEPROM tudo dentro do mesmo chip.
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Re: Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sist

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Pois é.....
E esqueceram que o preço do alcool está totalmente inviável.
Dividindo o preço do alcool pela da gasolina da mais que 0,70.... Calculo de 30% baseado no consumo de veiculos Flex.
No caso do Monza convertido consideramos 35 a 40% a mais de consumo devido a baixa compressao e falta de mapeamento entre outros como dito acima.....
então atualmente inviável..

Se quiser se aventurar mesmo asssim aí vai a lista do que trocar de forma Decente:
-Bomba não precisa trocar, é flex, porém convenhamos, um carro que ficou mais de 15 anos usando gasolina vai começar a desprender vestigios de gasolina né. Bom trocar junto com Filtro.
-Tanque de Combustivel. (Alcool é tratado...Tanque Gasolina vai sofrer corrosao.)
-Eliminar sistema do canister.
-Trocar bico injetor e TBI. (TBI do alcool a borboleta é maior)
-Trocar Sensor Termico do filtro de AR
-Trocar Central por código BBAB
-Trocar Coletor de Admissao por alcool (tem aquecedor)
-Trocar Pistoes, Cabeçote e Comando nao me lembro se eram iguais alcool e gasolina.
-Colocar rele de Partida a frio e instalar o reservatorio e colocar valvula solenoide.
-Modificar a circulacao de agua do sistema de arrefecimento, no alcool há maior vazao no coletor de admissao que na gasolina.
-Nao me recordo se precisa trocar valvula termostatica.
-Encontrar diferencial do Cambio do monza 2.0 Alcool. ou trocar o cambio todo.

Agora agende uma vistoria no inmetro e altere a documentacao do veiculo.. Vai ficar até bom, porém nao original de fabrica.

Opinion: Vai ficar caro e hoje em dia nem vai ter retorno disso. Troque de carro.
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Re: Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sist

Mensagem não lida por Rafaelo »

so completando a explicaçao que dei acima da multec 700.
tirei em um dos meus livros de engenharia computacional que uso pra ECU MS, como base de estudo na Megasquirt MS2(desenvolvo funções extras tb) na qual essa ECU usa um microcontrolador motorola freescale 16-bit MC9S12C64, flash EEPROM 128 kB, 24 Mhz , 4 kb RAM. cabe muita informação lógica(funçao e dispositivos) dentro dele e controla muitas portas, alem ser muito rapido tornando o motor mais preciso na saída/entrada dos dados e conversão digital. uma delas é o CLT em decimal, avanço igniçao tb ultra preciso, fora o tempo de injeção na casa dos nanoseg.

*microcontroladores tem tudo la dentro oque precisa uma ECU... mem RAM,ROM,EEPROM,DAC,ACD,CPU,etc
*microprocessadores nao tem, é tudo externo, como é o caso do Z80

informaçoes tecnica do Z80, reparem onde diz que precisa de memoria externa, o memcal que o pessoal chama, e esse memcal tem um adesivo em uma EPROM(se voces notarem no "pente"), se tirar o adesivo o nucleo fica exposto dessa EPROM. esse tipo de arquitetura foi aposentada ainda nos anos 80. hj so tem mais microcontrolador e o minimo é 16 bits e alguns podendo ser 24 bits em injeçao eletronica.

Imagem


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pra voces terem uma ideia.
eu gasto 50,00 pra encher 19 litros de alcool no galao pro monza. so uso alcool pq tenho que programar uma imagem(alcool) pra ECU MS2 e outra pra gasolina, como o meu motor é flexivel aceita as 2 programaçoes. e sempre quiz ter carro alcool. realmente financeiramente nao vale mais apena ter carro alcool, aqui nao vale pra ninguem, muito menos pra monza EFI. pelo menos em 80% territorio brasileiro. o pior lugar é aqui no Sul. ta quase o valor da gasolina o alcool.

a parte boa que meu caso uso um motor novo de alta eficiencia N20XF e aliada a uma ECU prog de alto nivel com diversas opçao, alem do uso da sonda lambda wideband que resulta a economia. o resultado é que esse meu sistema atual, feito uma engenharia original projetado especialmente pra esse motor virgem e a ECU prog, tenho um consumo estático de +-22ml por min no alcool puro E100 motor a 100°C e 850 rpm, e lambda 0.99~1.0(estequiometrico). é muito econômico, isso esta dando 1300ml por hora com alcool puro ligado em lenta, mais tenho muito investimento tecnico e monetario em cima disso, chega ser melhor que o de fabrica(N20XF com bosch 7.9.9) é so trabalhar bem a engenharia de programação da ECU.

opniao particular:
ao meu ver converter um motor simples de injeçao EFI como do monza pra alcool é muito desperdício de grana. é melhor troca o modelo, e morar num local que o alcool seja viavel. agora atualizar pra da pra tras nao é lucro. na verdade nao existe economia sem investimento. essa que é a verdade.
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Re: Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sist

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Hehehehehe!!!! Pois é Rafaelo é oque tinha de mais moderno no Brasil na época heuheuheue... (sucats)
Off: Rafaelo, existe algum modo de acelerador eletronico responder mais rápido???? Estou com dificuldades de acostumar com Vw Fox....
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