Algumas dicas sobre sl/e 93 2.0 e.f.i etanol

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
gabrielsilva
Modelo: - SELECIONE --------

Algumas dicas sobre sl/e 93 2.0 e.f.i etanol

Mensagem não lida por gabrielsilva »

Boa galera, procurei um pouco no fórum e não achei nada sobre como girar a chave pra dar a partida e aproveitando vou fazer outras perguntas e quero a opinião de cada condutor.
1) Ao girar a chave a bomba de combustível entra em funcionamento e para depois de aproximadamente 2 segundos, ai que vem a pergunta, para ligar o carro a álcool, girar a chave esperar a bomba desligar e só assim terminar de girar e ligar o carro ? ( tenho tido problemas nesse modo pois o carro está com muita dificuldade de pegar)
Ou sair girando a chave até o final sem esperar a bomba desligar, (as vezes eu acabo afogando o carro mais assim pelo menos n tenho tido problema para pegar)

2)Ao ligar o carro a injeção joga o rpm lá no 1,3 +/- e vai diminuindo até ficar no 1 normal porem se eu sair com o carro antes de uns 3/4 minutos esquentando o motor a 1º marcha embola e o carro ameaça morrer se n colocar em ponto morto novamente ou bombar o acelerador, é normal ? qual o tempo que se deve esperar pra sair com o carro ?

3) a calibragem é 28 das rodas porem eu uso 30psi pois acho que 28psi fica muito murcho o pneu, estou fazendo errado, devo usar a calibragem indicada no porta luvas mesmo achando o pneu murcho ?

4)Aqui na cidade existem MUITOS quebra-molas/lombadas o certo para se passar sem força muito as molas é reduzir para 2º marcha porem, reduzo ao ponto morto até começar a passar na lombada e em cima da mesma coloco a marcha e acelero ou engato a 2º antes de passar na lombada e apenas acelero ao passar por ela ( nesse modo geralmente o carro fica dando uns tranquinhos ao qual se fizer isso com o pé levemente na embreagem n acontece mais creio que força a embreagem)

Duvidas de novato agradeço a ajuda :D
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Algumas dicas sobre sl/e 93 2.0 e.f.i etanol

Mensagem não lida por waldir »

gabriel,

1) vire a chave que em 3 segundos a bomba pressiona o combustível e em seguida dê a partida.
Se a temperatura estiver abaixo de 17ºC o injetor de gasolina será acionado para ajudar na partida
Se o aquecedor da mistura (ar+ combustível) que fica no coletor de admissão estiver funcionando será ligado após 3 segundos que o motor estiver girando.

Independente de temperatura ambiente eu aciono a injeção de gasolina remotamente (um bzz - curto) só para melhorar a ignição para que o motor pegue de primeira economizando motor de partida e bateria. No frio o relé comandado pela UCE faz injetar o suficiente para a primeira partida, mas às vezes por hábito eu continuo com o bzz curto. Dos 20 aos 17º a injeção de combustível não é acionada pela UCE e o acionamento remoto nesta variação de temperatura é importante.

2) Conta giros em 1300 rpm é normal devido o motor de passo dar maior abertura de ar na marcha lenta(é o antigo afogador dos carburados) e à medida que aquece o motor o motor de passo vai fechando a entrada de ar (via UCE) e estabiliza o giro.

O ideal no motor a álcool é deixar aquecê-lo por uns 3 minutos para que não embole. Você deve dirigir mais tempo em 2ª marcha ( se tiver o shift light instalado ele pedirá a 3ª marcha com a seta de marcha ascendente) Em 2000 giros ele pede a 2º marcha em 2500 a 3ª marcha e nos outros 2500 a 4ª marcha e a velocidade estará em 57km/h

3)Como eu estou quase sempre com o veículo cheio eu mantenho 30 nos quatro. Se vc só anda vazio siga a tabela do porta luvas. Porém com 30 a dirigibilidade no seco é melhor. Já na chuva melhora com 29 ou 28

4) Não se deve trafegar em ponto morto. Para vencer as lombadas/quebra molas use a 2ª marcha. Depressões(valetas nas confluências de ruas) reduza para 2ª e depois reduza para 1ª e passe.
Editado pela última vez por waldir em 04 Mar 2014, 20:33, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Algumas dicas sobre sl/e 93 2.0 e.f.i etanol

Mensagem não lida por RicardoDS »

1 - Se o carro estiver em perfeitas condições, tanto faz. Mas prefiro esperar a bomba parar de pressurizar.
Se está com dificuldade para ligar, verifique se o carro está no ponto, se as velas e cabos de vela estão em boas condições, veja se tem gasolina no tanquinho da partida a frio e verifique se a gasolina está sendo injetada.

2 - É normal ele acelerar e depois baixar a rotação.
Em carro a álcool eu costumo deixar esquentando uns 2 minutos e saio, porém, no caso do Monza EFI a álcool não sei dar nenhuma dica, nunca tive EFI a álcool, apenas carburado a álcool.

3 - Eu uso 31 nas 4, para rodar vazio. Vai da marca e modelo do pneu.

4 - Aí é questão de prática... para não sair dando os tranquinhos, você precisa casar velocidade, marcha e rotação ... com uma ajudinha da embreagem.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Responder