Ventoinha

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Ventoinha

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

Galera, a ventoinha do meu carro, cada hora arma num lugar diferente.. ela geralmente arma uns 2 mm abaixo do meio e desarma em 1/4 do marcador..
mas ela as vezes arma antes, e volta e meia o tem que completar água no carro. mas eu ja mandei soldar o radiador e trocar aquele reparo de plástico do que tem nas extremidades do msm. o ar quente está isolado.. e não há vazamentos.. a tampa e o reservatório poderiam ser a causa desse problema?
abraço a todos!! :smt030
93' SL/E completo
2.0 Gas.
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1626
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Ventoinha

Mensagem não lida por Alex »

A tampa pode ser um problema sim! Existe um equipamento que é uma bomba de ar que você pode colocar no lugar da tampa do reservatório. Então você enche o sistema de ar, aumentando a pressão e verifica se não está vazando através de um relógio medidor de pressão que tem no equipamento. Pode fazer o mesmo teste com a tampa...

Acho que é comum encontrar isto em oficinas mais completas.
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
levy

Re: Ventoinha

Mensagem não lida por levy »

Galera, aproveitando o topico do nosso amigo, aí vai uma pergunta para os feras do monza.
A ventuinha do Monza 90 é de 2 estágios?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

levy escreveu:Galera, aproveitando o topico do nosso amigo, aí vai uma pergunta para os feras do monza.
A ventuinha do Monza 90 é de 2 estágios?
Ventuinha do Monza com dois estágios, somente com ar-condicionado de fábrica, independente do ano.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
levy

Re: Ventoinha

Mensagem não lida por levy »

O meu classic 90 está com um estágio só, e tem ar condicionado!!!
Será que está certo isso?
Como posso saber se o meu ar veio de fábrica???
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Ventoinha

Mensagem não lida por 500EF »

Acho que os carburados ( e o 500Ef também ), só têm um estágio mesmo...

Pelo menos não me lembro da minha ventoinha original armando em 2 velocidades, nem vi como o cebolão fazer isso também...

Os EFI têm como fazer isso porque quem comanda é a central. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

500EF escreveu:Acho que os carburados ( e o 500Ef também ), só têm um estágio mesmo...

Pelo menos não me lembro da minha ventoinha original armando em 2 velocidades, nem vi como o cebolão fazer isso também...

Os EFI têm como fazer isso porque quem comanda é a central. :wink:
500EF,

se você verificar no manual de reparações do Monza 90 que o Marcel Murai disponibilizou aqui para o fórum, no esquema elétrico, vai verificar que tem os relês nas posições K-17 e K-18, para primeira e segunda velocidade do ventilador do radiador. Outra coisa... se tiver uma resistência ligada ao motor do ventilador do radiador, é sinal de que tem 2 velocidades.
A primeira velocidade (mais lenta), é bem silenciosa, quase não se escuta dentro do carro, a segunda (mais rápida) faz um escandalo danado... pelo menos o meu é assim.
O Monza Classic azul 90 do amigo Delfim(infelizmente esse carro foi furtado e até hoje não foi localizado), que participou junto comigo do programa Auto Esporte da Rede Globo tinha duas velocidades na ventuinha, o outro Classic 90 do amigo Marco Barbato também tem duas velocidades na ventuinha. O Delfim e o Marco também fazem parte da equipe de organização do Monza Clube e, alguns amigos daqui os conhecem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Ventoinha

Mensagem não lida por 500EF »

Então devia ter, apesar de não me lembrar do acionamento nem do resistor na ventoinha original.

Na de Honda civic, que eu tive que adaptar por ser mais baixa, e sobrar algum espaço para a turbina, veio com este resistor, mas nós ligamos sem ele, deixando ela acionar no máximo sempre, por temer algum super-aquecimento. Mas até hoje, o marcador nunca passou do meio. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder