Bico Injetor - Alcool
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Bico Injetor - Alcool
Pessoal, estou juntando um dinheirinho pra "terminar" a conversão do meu Monza com o bico e outros acessórios originais desse motor. Porém, surgiu a dúvida:
Achei algumas pessoas vendendo o bico com o código 4864. Ele é da cor branca. É este o bico correto?
No caso do meu carro, que eu não tenho a mínima idéia do que fizeram no sistema de injeção dele, eu poderia simplesmente retirar o bico de gasolina para por o de àlcool?
Depois disso, é preciso fazer alguma regulagem? Mexer no ponto, no potenciômetro de CO?
Será que meu módulo a gasolina daria suporte ao injetor de gasolina??? Dei uma estudada no diagrama da central lá no curso e ví que pra fazer o injetor de gasolina funcionar bastam alguns fiozinhos aqui e ali. :smt020
Ou então, será que depois de trocar o bico, eu posso usar aquele módulo de injeção do Monza alcool 92 que comprei? :smt023 Nesse é certeza que a pinagem do injetor de gasolina funciona, né?
Aí seria só comprar o reservatório original e reaproveitar a bombinha, a solenóide e a instalação já feita lá no carro...
Achei algumas pessoas vendendo o bico com o código 4864. Ele é da cor branca. É este o bico correto?
No caso do meu carro, que eu não tenho a mínima idéia do que fizeram no sistema de injeção dele, eu poderia simplesmente retirar o bico de gasolina para por o de àlcool?
Depois disso, é preciso fazer alguma regulagem? Mexer no ponto, no potenciômetro de CO?
Será que meu módulo a gasolina daria suporte ao injetor de gasolina??? Dei uma estudada no diagrama da central lá no curso e ví que pra fazer o injetor de gasolina funcionar bastam alguns fiozinhos aqui e ali. :smt020
Ou então, será que depois de trocar o bico, eu posso usar aquele módulo de injeção do Monza alcool 92 que comprei? :smt023 Nesse é certeza que a pinagem do injetor de gasolina funciona, né?
Aí seria só comprar o reservatório original e reaproveitar a bombinha, a solenóide e a instalação já feita lá no carro...
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Bico Injetor - Alcool
Eu usaria com o chip do original à gasolina ou à álcool e não com o seu modificado. Pois certamente tentaram aumentar o tempo de injeção para tentar manter a mistura estequiométrica (pelo menos em baixas, porque em altas não teria como).
Assim, com um bico grande e tempo aumentado, vai afogar.
Já que você tem o chip original do à álcool, coloca ele com o bico e dá um tapa no ponto pelo distribuidor.
Assim, com um bico grande e tempo aumentado, vai afogar.
Já que você tem o chip original do à álcool, coloca ele com o bico e dá um tapa no ponto pelo distribuidor.

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Bico Injetor - Alcool
É, acho melhor vc colocar o chip original à gasolina e colocar o bico injetor à álcool... ai vc fica despreocupado.. :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Bico Injetor - Alcool
Mas já que ele tem o chip do à álcool, e vai mesmo ter que abrir a central porque o que está lá é o modificado, pode colocar ele para ver como vai ficar.
No caso do seu carro, que está original, eu não abriria a central para trocar o chip antes de testar com o da gasolina. Entendeu?
No caso do seu carro, que está original, eu não abriria a central para trocar o chip antes de testar com o da gasolina. Entendeu?

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Bico Injetor - Alcool
Certo... Então, nesse caso, o melhor seria retirar a central a gasolina e meter a àlcool mesmo, né?
Abrir a central eu acho meio complicado. O Chip, se não me engano, é soldado na mesma. Lembro-me de ter pesquisado algo assim na época em que sugeriram "trocar" o chip.
Eu poderia tentar fazer o teste de trocar o bico e tentar funcionar pra ver como fica? O maior problema seria com ele frio, certo? Ou quente esse tempo de injeção pode empepinar tudo?
Abrir a central eu acho meio complicado. O Chip, se não me engano, é soldado na mesma. Lembro-me de ter pesquisado algo assim na época em que sugeriram "trocar" o chip.
Eu poderia tentar fazer o teste de trocar o bico e tentar funcionar pra ver como fica? O maior problema seria com ele frio, certo? Ou quente esse tempo de injeção pode empepinar tudo?
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Bico Injetor - Alcool
Ah é... você tem a central inteira do à álcool não é só o chip não... esqueci... hehehe
Quase certo que vai dar excesso de combustível, porque de alguma forma, seu chip modificado aumentava o tempo de injeção para compensar a diferença dos combustíveis e tentar manter a estequiometria da mistura.
Você sabe se colocaram algum resistor nos sensores de temperatura (ar e água), quando fizeram o chip? Se tiver, precisa tirar tudo isso também (muito comum fazerem isso para enganar a central, forçando-a a injetar mais combustível, por "achar" que o carro está frio)
Tamém costumam aumentar a pressão da linha para tentar corrigir deficiências na alimentação. Certifique-se que está original.
Com a central do monza à álcool + bico do monza à álcool + um tapinha no distribuidor (para compensar a taxa mais baixa, adiantar o início da queima, etc.), é para dar certo. Afinal, só vai ficar faltando trocar os pistões para virar um original à álcool... hehehe
Toma coragem, faz e conta pra nós o resultado, vai... Estamos todos curiosos...
Quase certo que vai dar excesso de combustível, porque de alguma forma, seu chip modificado aumentava o tempo de injeção para compensar a diferença dos combustíveis e tentar manter a estequiometria da mistura.
Você sabe se colocaram algum resistor nos sensores de temperatura (ar e água), quando fizeram o chip? Se tiver, precisa tirar tudo isso também (muito comum fazerem isso para enganar a central, forçando-a a injetar mais combustível, por "achar" que o carro está frio)
Tamém costumam aumentar a pressão da linha para tentar corrigir deficiências na alimentação. Certifique-se que está original.
Com a central do monza à álcool + bico do monza à álcool + um tapinha no distribuidor (para compensar a taxa mais baixa, adiantar o início da queima, etc.), é para dar certo. Afinal, só vai ficar faltando trocar os pistões para virar um original à álcool... hehehe
Toma coragem, faz e conta pra nós o resultado, vai... Estamos todos curiosos...

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Bico Injetor - Alcool
Resistores?? Acho MUITO difícil. Toda vez que falamos nesse remapeamento eu tenho calafrios. Sempre me lembro do que o Marcel disse a respeito de pessoas que apenas faziam a central "ignorar" os valores do sensor de temperatura e, não duvido NADA que tenham feito isso no meu também. Pois, desde então, o sistema de refrigeração do meu carro ficou meio estranho.
Quanto ao tapa no distribuidor, posso manter do jeito que está? Ele tá adiantado quase todo. Faltam milímetros pra ele chegar ao limite...
Já sobre o bico, é preciso usar o bico novo ou um "usado" quebra o galho? Achei um usado no mercado livre por R$ 100,00. E também um NOVO por R$ 190,00, além daquele que você mesmo deu a dica num tópico por R$ 150,00, só que entrei em contato com o cara lá e até agora ele não me deu retorno. Estou bastante tentado pelo de 190,00 tendo em vista que geralmente o pessoal pede algo acima de 240 reais neste mesmo bico por aqui. O que vocês acham?
E o procedimento de troca? É muito complexo?
Mesmo assim, ainda acho melhor trocar a central... Assim terei certeza de que posso aproveitar o sistema de partida a frio! Vou ver se faço alguns testes com a minha central atual. Até onde pude notar, PARECE que já tem alguns fios "pré-passados" até a caixa de fusíveis. Até o conector da bombinha da partida a frio já está no lugar certo! Sendo assim, bastaria um pouco de paciência pra descobrir de onde vem e pra onde vai cada fio pra tirar a gambiarra atual de lá e fazer um sisteminha original. :smt023
Quanto ao motor "a alcool", além dos pistões, seria preciso aquecimento no coletor?
Segundo o diagrama da central, a ÚNICA diferença entre as centrais de alcool e gasolina é justamente o injetor. Dá uma olhadinha no esquema da Multec pra você ver... Se não tiver, clica aqui para baixar. Como dá pra ver, de diferente (digo, especificado com a palavra ALCOOL entre parênteses), é apenas a bombinha, a solenóide e o relê em si. Já o aquecimento do coletor não vem específico, e ainda é junto com o aviso de alta temperatura.
Esse bate papo está sendo bem produtivo. :smt023
Quanto ao tapa no distribuidor, posso manter do jeito que está? Ele tá adiantado quase todo. Faltam milímetros pra ele chegar ao limite...
Já sobre o bico, é preciso usar o bico novo ou um "usado" quebra o galho? Achei um usado no mercado livre por R$ 100,00. E também um NOVO por R$ 190,00, além daquele que você mesmo deu a dica num tópico por R$ 150,00, só que entrei em contato com o cara lá e até agora ele não me deu retorno. Estou bastante tentado pelo de 190,00 tendo em vista que geralmente o pessoal pede algo acima de 240 reais neste mesmo bico por aqui. O que vocês acham?
E o procedimento de troca? É muito complexo?
Mesmo assim, ainda acho melhor trocar a central... Assim terei certeza de que posso aproveitar o sistema de partida a frio! Vou ver se faço alguns testes com a minha central atual. Até onde pude notar, PARECE que já tem alguns fios "pré-passados" até a caixa de fusíveis. Até o conector da bombinha da partida a frio já está no lugar certo! Sendo assim, bastaria um pouco de paciência pra descobrir de onde vem e pra onde vai cada fio pra tirar a gambiarra atual de lá e fazer um sisteminha original. :smt023
Quanto ao motor "a alcool", além dos pistões, seria preciso aquecimento no coletor?
Segundo o diagrama da central, a ÚNICA diferença entre as centrais de alcool e gasolina é justamente o injetor. Dá uma olhadinha no esquema da Multec pra você ver... Se não tiver, clica aqui para baixar. Como dá pra ver, de diferente (digo, especificado com a palavra ALCOOL entre parênteses), é apenas a bombinha, a solenóide e o relê em si. Já o aquecimento do coletor não vem específico, e ainda é junto com o aviso de alta temperatura.
Esse bate papo está sendo bem produtivo. :smt023
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17877
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Bico Injetor - Alcool
O esquema elétrico é parecido entre os modelos álcool e gasolina. Porém, o EMC atua com estratégias diferentes para álcool e para gasolina.Quanto ao motor "a alcool", além dos pistões, seria preciso aquecimento no coletor?
Segundo o diagrama da central, a ÚNICA diferença entre as centrais de alcool e gasolina é justamente o injetor. Dá uma olhadinha no esquema da Multec pra você ver... Se não tiver, clica aqui para baixar. Como dá pra ver, de diferente (digo, especificado com a palavra ALCOOL entre parênteses), é apenas a bombinha, a solenóide e o relê em si. Já o aquecimento do coletor não vem específico, e ainda é junto com o aviso de alta temperatura.
No motor, as principais diferenças que tem no modelo movido com álcool são: Os pitões, coletor de admissão com aquecimento elétrico, sistema de partida a frio, TBI com "banho cromado" e bico injetor.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP