TRISTEmunho

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
RogerVida
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

TRISTEmunho

Mensagem não lida por RogerVida »

Saudações povo Monzariano.....

Quero relatar aqui o que aconteceu comigo.

Fazia um tempo que a agua do meu monza via sumindo. Olhava mangueiras, algumas meio soltas apertava, trocava uma abraçadeira aqui, outra ali e a agua continuava sumindo.
No final de janeiro, cheguei em casa, para apertar uma mangueira que estava escorrendo agua no radiador. A mangueira é aquela que sai do cano de plastico atraz do motor e entra no radiador. Quando coloquei a chave de fenda para apertar, vi que o bocal onde a mangueira encaixa no radiador estava rachado. Resultado, guincho até o mecânico para não correr maiores riscos. Arrumei o radiador trocando somente a lateral do mesmo. Passou umas 2 semanas, ao chegar no serviço, começou um fumaceiro branco de agua no motor, estacionei o carro, abri o capô e a mangueira que sai do reservatório e vai no radiador ( a fininha ) estourou. Fui até a uma auto peças, comprei uma mangueira nova, aditivo DELPHI ( o verdinho ) e troquei a mesma no serviço e completei com aditivo. No sábado passado, 09/03/2013, ao rodar o dia inteiro, cheguei em casa, parei o monza, depois de ums 20 minutos uma explosão... levei um susto, o fumação branco de agua subiu..., pensei, acho que a mangueira fina deve ter soltado. Para minha surpresa, a mangueira que sai da valvula termostática e vai até o radiador estourou. Fiquei olhando o aditivo todo escorrer pelo rasgo, meio triste, sem saber o que estava acontecendo. Na segunda feira, 11/03/2013, o monza foi de guincho novamente para o mecânico, conversei com ele expliquei o que estava acontecendo. Ele então trocou a mangueira que estourou, completou com agua e o carro funcionou normalmente, ligou ventuinha e tal tudo normal como deve acontecer. Mas fiquei com uma pulga na orelha, afinal de contas, as mangueiras do meu carro não estavam velhas e sei que mangueiras não estouram por acaso. Assim, lendo outros tópicos aqui no forum, apostei na junta do cabeçote. Vejam bem, meu carro andava normalmente, sempre usei aditivo, a ventuinha ligava normalmente, mas as mangueiras estavam estourando, em uma semana foram duas. Falei para o Mecânico abrir o motor e ver a junta do cabeçote. E lá estava o problema. Junta queimada. E neste caso, era o motivo das duas mangueiras de agua estourarem. Então, fica ai a dica, se suas mangueira de agua não estão velha ( como o meu caso) e mesmo assim elas estourarem, avaliem se não é a junta.
Ah quanto a agua que sumia, como a junta estava queimada, a agua entrava dentro do cilindro e então saia pelo escapamento. Em baixa rotação o monza andava normalmente, mas se eu precisava dar uma 'estilingada" e quando o ponteiro do conta giros passava de 4000, o motor falhava. Nesta situação, creio eu, entrava mais agua no cilindro e então o mesmo falhava.

Espero que a informação acima possa ser de utilidade para alguém...
Até mais.
Andre1
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TRISTEmunho

Mensagem não lida por Andre1 »

minha opinião:
se VOCÊ teve que falar para o mecânico verificar a junta do cabeçote depois dele ter mexido nas mangueiras algumas vezes, é sinal que este é um mecânico "meia boca", ou gosta de tiver na oficina dele.

abraço. :smt023
RogerVida
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por RogerVida »

Acho que não Andre1....

Na verdade o problema era bem específico, como eu disse, não dava nenhum sinal de junta. Andando com o carro você não diria que a junta estava queimada. Com outro carro que tive, vivia fervendo, em um santana que tive também, o carro falhava e também fervia. Agora com o Monza ele não ferveu, ele não falhava quando saia, pelo contrário, no semáforo não tinha para ninguém o bicho ia que nem um foguete. Mas em uma semana foram duas mangueiras. O furo era bem pequeno, não apareceu naquela bombinha que usam para dar pressão, a VT não estava travada nem nada.

Agora, a única coisa que acontecia era que, quando o contagiros passava dos 4000, ele falhava um pouco, ai sim, creio eu que a agua passava pelo furo e entrava no pistão....

Eu optei por não ficar fazendo muito aposta do tipo, troca isto, troca aquilo, já fui direto ja junta..., poderia nem ser mas nesta caso era.

Valeu Fião....
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Por isso um teste de compressão pode detectar essas coisas sem ter que mexer em nada... A diferença de compressão entre os cilindros não podem passar de 10%...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Geralmente quando a junta queima, a compressão vaza pro sistema de arrefecimento, ou seja... assim que vc liga o carro frio, o sistema de arrefecimento pressuriza (as mangueiras ficam no estado que ficam quando o carro aquece) e as vezes a água fica borbulhando, mesmo sem estar quente.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

caramba uma vez aconteceu isso na minha f-4000
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por DÉCO »

isto que o Diego falou aconteçeu comigo a bastante tempo, nao chegou a estourar mas ficava parecendo uma "pedra" de tao pressurizada que tava, na epoca troquei a junta mas o problema na verdade era na parede do cabeçote que "afinou" devido a corrosao .
antes disso, eu pensava que se desse problema na junta misturava agua no oleo e acabei descobrindo que vaza compressao para todo o sitema de refrigeraçao
mas legal avisar.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1987
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Boa dica! Valeu, obrigado! Abraço
Responder