Ao ligar o A/C não ativa a ventoinha
-
- ADMINISTRADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
Ao ligar o A/C não ativa a ventoinha
Monzeiros,
Quando ligo o A/C, a ventoinha do carro não ativa... o que pode ocasionar isto?
Que peça faz com que ao ligar o A/C ative a ventoinha?
Obrigado!!
Obrigado!!
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza!

-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Ao ligar o A/C não ativa a ventoinha
Acho que pode ser problema no relé, ou chicote.Alex escreveu:Monzeiros,
Obrigado!!

Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- Cleber Brogni
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Outra
Alex tenha muito cuidado!!!! a ventoinha é responsavel pela pressão de alta do sistema, tem um relê de aluminium grande ele que aciona a ventoinha do a/c .
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
-
- ADMINISTRADOR
Monzeiros,
Tirei o cinzeiro que fica ao lado da chave seletora do A/C e verifiquei algumas coisas:

Componente da chave seletora, onde a peça da próxima foto encaixa...

Esta peça solta com muita facilidade, isto é assim mesmo? O que esta peça faz?

Estes três contatos estão sobrando atrás do cinzeiro... não encontrei nenhum lugar para conectar... do que se tratam??

As cores dos fios da esquerda pra direita: Branco, Cinza e Verde e Marrom.

O fio marrom tem um conector na ponta que parece local para encaixar uma lâmpada. É isto mesmo??

Tem também outro fio solto... este fio preto e grosso que está cortado na ponta. Ele é bem forte, um pouco duro para dobrar...
Alguma destas coisas influenciam na ligação da ventoinha do A/C??
Para que servem estes conectores soltos??
Obrigado!
Tirei o cinzeiro que fica ao lado da chave seletora do A/C e verifiquei algumas coisas:

Componente da chave seletora, onde a peça da próxima foto encaixa...

Esta peça solta com muita facilidade, isto é assim mesmo? O que esta peça faz?

Estes três contatos estão sobrando atrás do cinzeiro... não encontrei nenhum lugar para conectar... do que se tratam??

As cores dos fios da esquerda pra direita: Branco, Cinza e Verde e Marrom.

O fio marrom tem um conector na ponta que parece local para encaixar uma lâmpada. É isto mesmo??

Tem também outro fio solto... este fio preto e grosso que está cortado na ponta. Ele é bem forte, um pouco duro para dobrar...
Alguma destas coisas influenciam na ligação da ventoinha do A/C??
Para que servem estes conectores soltos??
Obrigado!

Fórum MONZEIROS.COM

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
Alex,
a ventuinha que você citou é do ventilador interno?
Antes de qualquer coisa, para os ventiladores do Monza com ar-condicionado de fábrica funcionarem, o alternador tem que está carregando (motor funcionando). Verifique se ao ligar o contato, a luz de carga da bateria acende, depois dê a partida no motor e verifique se ela se apaga. Se a luz de carga da bateria não acende ao ligar o contato, o alternador não carrega a bateria ao funcionar o motor, ele só começará a fornecer carga se o motor entrar em alta rotação.
A chave que liga o AC, é aquela branca (1ª foto), a peça com as mangueirinhas coloridas, são de vácuo para abrir/fechar as portas da caixa de ventilação, não interfere no funcionamento dos ventiladores, mas devem ficar posicionada corretamente na chave (branca) e bem fixada.
Estando essas partes mencionadas em ordem, deve ser verificado alimentação (fusível, relê, chaves...)
O soquete da 3ª foto, é de lâmpada que provavelmente é do cinzeiro ou do acendedor de cigarros.
Abs,
Carlos Freire
a ventuinha que você citou é do ventilador interno?
Antes de qualquer coisa, para os ventiladores do Monza com ar-condicionado de fábrica funcionarem, o alternador tem que está carregando (motor funcionando). Verifique se ao ligar o contato, a luz de carga da bateria acende, depois dê a partida no motor e verifique se ela se apaga. Se a luz de carga da bateria não acende ao ligar o contato, o alternador não carrega a bateria ao funcionar o motor, ele só começará a fornecer carga se o motor entrar em alta rotação.
A chave que liga o AC, é aquela branca (1ª foto), a peça com as mangueirinhas coloridas, são de vácuo para abrir/fechar as portas da caixa de ventilação, não interfere no funcionamento dos ventiladores, mas devem ficar posicionada corretamente na chave (branca) e bem fixada.
Estando essas partes mencionadas em ordem, deve ser verificado alimentação (fusível, relê, chaves...)
O soquete da 3ª foto, é de lâmpada que provavelmente é do cinzeiro ou do acendedor de cigarros.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- ADMINISTRADOR
Obrigado pelas respostas, Carlos! Seguem considerações:
Fiz os testes com o carro ligado sempre, o alternador está carregando normalmente.
A ventoinha a qual me refiro é a do radiador... a vetoinha para ventilação interna funciona corretamente, enviando ar para dentro do carro. Quando eu coloco a chave seletora na posição A/C a ventoinha interna faz barulho, mas não ativa o ventilador do radiador e também não manda nenhum ar para dentro do carro.
A peça de borracha com as mangueirinhas coloridas eu achei que fica fixada de maneira muito fraca! Não é necessário muito esforço para desencaixa-la... isso é assim mesmo? De qualquer forma, encaixei da maneira correta e deixei assim.
Percebo que estou com algum problema de direcionamento do ar para o parabrisa (desembaçador), mas quando deixo a chave na posição de ar para o interior do carro, funciona normalmente. Será tudo problema nessa chave seletora? :smt021
Muitas dúvidas...
Fiz os testes com o carro ligado sempre, o alternador está carregando normalmente.
A ventoinha a qual me refiro é a do radiador... a vetoinha para ventilação interna funciona corretamente, enviando ar para dentro do carro. Quando eu coloco a chave seletora na posição A/C a ventoinha interna faz barulho, mas não ativa o ventilador do radiador e também não manda nenhum ar para dentro do carro.
A peça de borracha com as mangueirinhas coloridas eu achei que fica fixada de maneira muito fraca! Não é necessário muito esforço para desencaixa-la... isso é assim mesmo? De qualquer forma, encaixei da maneira correta e deixei assim.
Percebo que estou com algum problema de direcionamento do ar para o parabrisa (desembaçador), mas quando deixo a chave na posição de ar para o interior do carro, funciona normalmente. Será tudo problema nessa chave seletora? :smt021
Muitas dúvidas...
Fórum MONZEIROS.COM

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
Alex,
se tem problemas com acionamento da ventilação nas extremidades (primeira e última), certamente há problemas com a chave seletora, provavelmente criou folga.
Se o ventilador do radiador não funciona, verifique o fusível, interruptor térmico do radiador (cebolão) e o relê do ventilador.
Abs,
Carlos Freire
se tem problemas com acionamento da ventilação nas extremidades (primeira e última), certamente há problemas com a chave seletora, provavelmente criou folga.
Se o ventilador do radiador não funciona, verifique o fusível, interruptor térmico do radiador (cebolão) e o relê do ventilador.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Cleber Brogni
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Outra
Alex me parece que o Taranto tem uma chave seletora!!!Carlos A. Freire escreveu:Alex,
Abs,
Carlos Freire
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo