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Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 21 Jan 2014, 14:58
por Carlos A. Freire
O Canister é um sistema e não só o reservatório.

La no tanque e bocal há mangueiras, inclusive a tampa tem uma válvula de alívio, pois se a pressão no tanque subir a nível crítico essa válvula deve abrir. Nos modelos com canister, no tanque não tem a mangueira de dreno (ladão) como nos modelos a álcool ou antigos.

Se tiver obstruções ou se não entrar ar no tanque para que à gasolina seja puxada pela bomba, vai perder pressão, perda de rendimento e até em casos críticos, amassar o tanque.

Abs,

Carlos Freire

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 15 Jun 2014, 15:51
por waldir
Amigos,

vejam a atualização desta matéria em: viewtopic.php?f=15&t=30783

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 10 Mar 2015, 00:59
por dbzronaldo
Obrigado Waldir.. Em breve precisarei disso. Obrigado.

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 11 Dez 2017, 18:29
por Airo Zamoner Junior
Fiquei super interessado nestes esquemas, mas não consigo ver nenhuma imagem do fórum. Já verifiquei as configurações e está habilitado, mas só aparece o texto: “imagem” alguém sobe o que pode ser?
waldir escreveu: 30 Jan 2013, 16:34 Amigos,
apresento diagramas de conexão do canister nos Monzas Carburados e Injetados.

Tomei como base os diagramas do CepChev

Monza - Motor Carburado - Gasolina

Canister 17090114

Imagem

o diagrama que segue teve os números alterados conforme a tampa e coloridos para diferenciar
Imagem

1- Tubo de vácuo do canister ao carburador
2- Mangueira de conexão do canister no tubo da linha de vapor
3- Mangueira de respiro do canister da linha de vapor
4- Tubo de vácuo do canister no carburador
5- Mangueira de conexão do canister no tubo da linha de vapor
6- Mangueira de conexão do tubo na válvula da linha de vapor

Monza - Motor com Injeção - Gasolina

Imagem

Imagem

Imagem

COMPLEMENTO:



CanisterA origem da palavra "canister" remonta ao inglês "can" (lata). Isso porque a peça tem o formato de uma lata daquelas de conserva.Essa peça possui em seu interior carvão ativado, cuja finalidade é absorver os gases que evaporam do combustível depositado no tanque. Como a mangueira que conduz esses gases fica no bocal do tanque, o que ocorre é de às vezes as pessoas encherem o tanque de combustível até a boca, situação na qual o combustível em estado líquido é conduzido canister e molha o carvão, que nunca mais seca e ainda por cima passa a exalar um forte cheiro parecido com o de gás de cozinha. Não é perigoso, mas é desagradável.

Os hidrocarbonetos são liberados do tanque de combustível na forma de vapores aromáticos. Os níveis de emissão por evaporação são afetados pelo tipo de combustível utilizado, pela integridade das linhas e do recipiente de vapor (cânister), bem como pela capacidade da tampa do tanque de combustível para vedar. Portanto, deve existir um sistema para armazenar os vapores liberados do combustível.

Vapores de gasolina são acumulados no tanque de combustível do veículo. Se liberados para a atmosfera, hidrocarbonetos (HC) também seriam liberados para a atmosfera. Para reduzir as emissões de HC da evaporação de combustível, os vapores são direcionados para um recipiente (cânister) contendo carvão ativado.

Como o álcool polui menos, não há necessidade de colher os vapores do tanque de combustível.

O canister é equipamento obrigatório em todos os veículos movidos a gasolina fabricados a partir de 1990.
O canister armazena os gases do tanque de combustível e da cuba do carburador para que sejam queimados junto com combustível quando o motor entrar em funcionamento.
Esses gases são poluentes e não devem ser jogados na atmosfera.
Esse sistema faz parte do controle de emissão de poluentes veicular (Controlar).
A diferença entre os Monzas está na posição do canister, que nos modelos de 90 e 91 fica dentro do para lamas dianteiro direito e
nos modelos de 91 em diante (EFI) ficam no compartimento do motor, perto da coluna do amortecedor dianteiro esquerdo.
A diferença nas conexões é que nos modelos carburados (90 e 91) o canister deve receber gases também da cuba do carburador. Lembrando que o Monza 91 usa o mesmo esquema do Monza 90.


Abs
waldir

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 11 Dez 2017, 18:53
por Carlos A. Freire
A maioria das imagens antigas aqui do fórum estavam hospedadas em sites gratuitos de armazenamento de imagens. Esses sites passaram a cobrar pela hospedagem e muitos não aceitaram e desistiram desses sites. Então, essas imagens não ficam mais disponíveis aqui no fórum.
Se tiver interesse em alguma imagem, procure a pessoa que publicou e, em MP e verifique se ainda tem a imagem para lhe fornecer.

Com relação as conexões do Canister, consta no manual de reparações do Monza 90, que temos link para baixar gratuitamente o esse manual, aqui na seção de manuais do fórum.

Abs,

Carlos Freire

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 12 Dez 2017, 07:11
por waldir
Airo,

A atualização da matéria está em viewtopic.php?f=15&t=30783

http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 15&t=30783

logo abaixo na mesma página.

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Mensagem por waldir » Dom, 15/06/2014 - 15:51 PM
Amigos,

vejam a atualização desta matéria em: viewtopic.php?f=15&t=30783

http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 15&t=30783

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 01 Fev 2023, 15:55
por Vitor Fernandes
Bom dia a todos.
Sou novo aqui.
Gostaria de saber o esquema de canister, pois o meu Monza 95 carburado 2E está todo desligado.
Vcs poderiam me auxiliar sobre?
16752776678074903345194613064221.jpg
Não foi fabricado Monza com carburador em 1995. O último foi em 1991.
Se o seu Monza foi feito adaptação de regressão, aí tem maus um problema. O Canister do carburado é diferente do injetado. Até porquê, o carburador tem cuba para armazenar combustível, onde o Canister também tem ligação a essa cuba.
Então, o reservatório do Canister tem diferença de construção entre eles e também o posicionamento são diferentes.