CONEXÕES DO CANISTER
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
CONEXÕES DO CANISTER
Amigos,
apresento diagramas de conexão do canister nos Monzas Carburados e Injetados.
Tomei como base os diagramas do CepChev
Monza - Motor Carburado - Gasolina
Canister 17090114
o diagrama que segue teve os números alterados conforme a tampa e coloridos para diferenciar
1- Tubo de vácuo do canister ao carburador
2- Mangueira de conexão do canister no tubo da linha de vapor
3- Mangueira de respiro do canister da linha de vapor
4- Tubo de vácuo do canister no carburador
5- Mangueira de conexão do canister no tubo da linha de vapor
6- Mangueira de conexão do tubo na válvula da linha de vapor
Monza - Motor com Injeção - Gasolina
COMPLEMENTO:
CanisterA origem da palavra "canister" remonta ao inglês "can" (lata). Isso porque a peça tem o formato de uma lata daquelas de conserva.Essa peça possui em seu interior carvão ativado, cuja finalidade é absorver os gases que evaporam do combustível depositado no tanque. Como a mangueira que conduz esses gases fica no bocal do tanque, o que ocorre é de às vezes as pessoas encherem o tanque de combustível até a boca, situação na qual o combustível em estado líquido é conduzido canister e molha o carvão, que nunca mais seca e ainda por cima passa a exalar um forte cheiro parecido com o de gás de cozinha. Não é perigoso, mas é desagradável.
Os hidrocarbonetos são liberados do tanque de combustível na forma de vapores aromáticos. Os níveis de emissão por evaporação são afetados pelo tipo de combustível utilizado, pela integridade das linhas e do recipiente de vapor (cânister), bem como pela capacidade da tampa do tanque de combustível para vedar. Portanto, deve existir um sistema para armazenar os vapores liberados do combustível.
Vapores de gasolina são acumulados no tanque de combustível do veículo. Se liberados para a atmosfera, hidrocarbonetos (HC) também seriam liberados para a atmosfera. Para reduzir as emissões de HC da evaporação de combustível, os vapores são direcionados para um recipiente (cânister) contendo carvão ativado.
Como o álcool polui menos, não há necessidade de colher os vapores do tanque de combustível.
O canister é equipamento obrigatório em todos os veículos movidos a gasolina fabricados a partir de 1990.
O canister armazena os gases do tanque de combustível e da cuba do carburador para que sejam queimados junto com combustível quando o motor entrar em funcionamento.
Esses gases são poluentes e não devem ser jogados na atmosfera.
Esse sistema faz parte do controle de emissão de poluentes veicular (Controlar).
A diferença entre os Monzas está na posição do canister, que nos modelos de 90 e 91 fica dentro do para lamas dianteiro direito e
nos modelos de 91 em diante (EFI) ficam no compartimento do motor, perto da coluna do amortecedor dianteiro esquerdo.
A diferença nas conexões é que nos modelos carburados (90 e 91) o canister deve receber gases também da cuba do carburador. Lembrando que o Monza 91 usa o mesmo esquema do Monza 90.
Abs
waldir
apresento diagramas de conexão do canister nos Monzas Carburados e Injetados.
Tomei como base os diagramas do CepChev
Monza - Motor Carburado - Gasolina
Canister 17090114
o diagrama que segue teve os números alterados conforme a tampa e coloridos para diferenciar
1- Tubo de vácuo do canister ao carburador
2- Mangueira de conexão do canister no tubo da linha de vapor
3- Mangueira de respiro do canister da linha de vapor
4- Tubo de vácuo do canister no carburador
5- Mangueira de conexão do canister no tubo da linha de vapor
6- Mangueira de conexão do tubo na válvula da linha de vapor
Monza - Motor com Injeção - Gasolina
COMPLEMENTO:
CanisterA origem da palavra "canister" remonta ao inglês "can" (lata). Isso porque a peça tem o formato de uma lata daquelas de conserva.Essa peça possui em seu interior carvão ativado, cuja finalidade é absorver os gases que evaporam do combustível depositado no tanque. Como a mangueira que conduz esses gases fica no bocal do tanque, o que ocorre é de às vezes as pessoas encherem o tanque de combustível até a boca, situação na qual o combustível em estado líquido é conduzido canister e molha o carvão, que nunca mais seca e ainda por cima passa a exalar um forte cheiro parecido com o de gás de cozinha. Não é perigoso, mas é desagradável.
Os hidrocarbonetos são liberados do tanque de combustível na forma de vapores aromáticos. Os níveis de emissão por evaporação são afetados pelo tipo de combustível utilizado, pela integridade das linhas e do recipiente de vapor (cânister), bem como pela capacidade da tampa do tanque de combustível para vedar. Portanto, deve existir um sistema para armazenar os vapores liberados do combustível.
Vapores de gasolina são acumulados no tanque de combustível do veículo. Se liberados para a atmosfera, hidrocarbonetos (HC) também seriam liberados para a atmosfera. Para reduzir as emissões de HC da evaporação de combustível, os vapores são direcionados para um recipiente (cânister) contendo carvão ativado.
Como o álcool polui menos, não há necessidade de colher os vapores do tanque de combustível.
O canister é equipamento obrigatório em todos os veículos movidos a gasolina fabricados a partir de 1990.
O canister armazena os gases do tanque de combustível e da cuba do carburador para que sejam queimados junto com combustível quando o motor entrar em funcionamento.
Esses gases são poluentes e não devem ser jogados na atmosfera.
Esse sistema faz parte do controle de emissão de poluentes veicular (Controlar).
A diferença entre os Monzas está na posição do canister, que nos modelos de 90 e 91 fica dentro do para lamas dianteiro direito e
nos modelos de 91 em diante (EFI) ficam no compartimento do motor, perto da coluna do amortecedor dianteiro esquerdo.
A diferença nas conexões é que nos modelos carburados (90 e 91) o canister deve receber gases também da cuba do carburador. Lembrando que o Monza 91 usa o mesmo esquema do Monza 90.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3559
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: CONEXÕES DO CANISTER
muito bom vldir pode ser util
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: CONEXÕES DO CANISTER
tyo,
se tiver algum erro, por favor me avise para eu postar a correção.
grato
waldir
se tiver algum erro, por favor me avise para eu postar a correção.
grato
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 78
- Registrado em: 17 Set 2013, 12:14
- Cidade: Curitiba
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
Re: CONEXÕES DO CANISTER
Waldir, uma das conexões do meu canister ressecou e se partiu, retirei o pedaço da conexão partida e emendei outra vez. Minha duvida é o seguinte: o canister influencia no rendimento do motor?
Valew Abraços.
Valew Abraços.
Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3066
- Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
- Cidade: goiania
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: CONEXÕES DO CANISTER
atravessandoWaldir, uma das conexões do meu canister ressecou e se partiu, retirei o pedaço da conexão partida e emendei outra vez. Minha duvida é o seguinte: o canister influencia no rendimento do motor?
o canister nao influencia no rendimento do motor.
se a mangueira tiver ressecada e rompida vai entrar ar falso e atrapalhar o rendimento do motor.O canister é equipamento obrigatório em todos os veículos movidos a gasolina fabricados a partir de 1990.
O canister armazena os gases do tanque de combustível e da cuba do carburador para que sejam queimados junto com combustível quando o motor entrar em funcionamento.
Esses gases são poluentes e não devem ser jogados na atmosfera.
nao somente a mangueira do canister,mas qualquer mangueira do sistema de injeçao :smt023
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 78
- Registrado em: 17 Set 2013, 12:14
- Cidade: Curitiba
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
Re: CONEXÕES DO CANISTER
o canister nao influencia no rendimento do motor.
se a mangueira tiver ressecada e rompida vai entrar ar falso e atrapalhar o rendimento do motor.
nao somente a mangueira do canister,mas qualquer mangueira do sistema de injeçao :smt023[/quote]
Me confundiu agora :smt017 :smt017 :smt017
se a mangueira tiver ressecada e rompida vai entrar ar falso e atrapalhar o rendimento do motor.
nao somente a mangueira do canister,mas qualquer mangueira do sistema de injeçao :smt023[/quote]
Me confundiu agora :smt017 :smt017 :smt017
Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3066
- Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
- Cidade: goiania
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: CONEXÕES DO CANISTER
a peça chamada canister em si,nao influencia no desempenho do motor.
pode tirar ela fora,dar uma bicuda nela e tampar as conexoes e seu carro vai continuar com o mesmo funcionamento.
mas vai poluir mais o meio ambiente e se tiver controlar na sua cidade(acho que acabaram com isto)nao vai passar na inspeçao veicular.
agora,mangueira partida ou entrada de ar falso na injeçao vai atrapalhar o rendimento do carro.
seja do canister,do map ou qualquer outra.
agora ficou mais claro a resposta
um abraço amigo
pode tirar ela fora,dar uma bicuda nela e tampar as conexoes e seu carro vai continuar com o mesmo funcionamento.
mas vai poluir mais o meio ambiente e se tiver controlar na sua cidade(acho que acabaram com isto)nao vai passar na inspeçao veicular.
agora,mangueira partida ou entrada de ar falso na injeçao vai atrapalhar o rendimento do carro.
seja do canister,do map ou qualquer outra.
agora ficou mais claro a resposta
um abraço amigo
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 78
- Registrado em: 17 Set 2013, 12:14
- Cidade: Curitiba
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
Re: CONEXÕES DO CANISTER
:smt023 :smt023 :smt023 :smt023 :smt023 Ata, agora compreendi meu amigo.Muito obrigado.... eu cortei a parte que rachou e conectei de novo no canister, mas é melhor trocar essas mangueirinhas pois estão bem ressecadas.
Valew.
Valew.
Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!