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CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 30 Jan 2013, 16:34
por waldir
Amigos,
apresento diagramas de conexão do canister nos Monzas Carburados e Injetados.

Tomei como base os diagramas do CepChev

Monza - Motor Carburado - Gasolina

Canister 17090114

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o diagrama que segue teve os números alterados conforme a tampa e coloridos para diferenciar
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1- Tubo de vácuo do canister ao carburador
2- Mangueira de conexão do canister no tubo da linha de vapor
3- Mangueira de respiro do canister da linha de vapor
4- Tubo de vácuo do canister no carburador
5- Mangueira de conexão do canister no tubo da linha de vapor
6- Mangueira de conexão do tubo na válvula da linha de vapor

Monza - Motor com Injeção - Gasolina

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COMPLEMENTO:



CanisterA origem da palavra "canister" remonta ao inglês "can" (lata). Isso porque a peça tem o formato de uma lata daquelas de conserva.Essa peça possui em seu interior carvão ativado, cuja finalidade é absorver os gases que evaporam do combustível depositado no tanque. Como a mangueira que conduz esses gases fica no bocal do tanque, o que ocorre é de às vezes as pessoas encherem o tanque de combustível até a boca, situação na qual o combustível em estado líquido é conduzido canister e molha o carvão, que nunca mais seca e ainda por cima passa a exalar um forte cheiro parecido com o de gás de cozinha. Não é perigoso, mas é desagradável.

Os hidrocarbonetos são liberados do tanque de combustível na forma de vapores aromáticos. Os níveis de emissão por evaporação são afetados pelo tipo de combustível utilizado, pela integridade das linhas e do recipiente de vapor (cânister), bem como pela capacidade da tampa do tanque de combustível para vedar. Portanto, deve existir um sistema para armazenar os vapores liberados do combustível.

Vapores de gasolina são acumulados no tanque de combustível do veículo. Se liberados para a atmosfera, hidrocarbonetos (HC) também seriam liberados para a atmosfera. Para reduzir as emissões de HC da evaporação de combustível, os vapores são direcionados para um recipiente (cânister) contendo carvão ativado.

Como o álcool polui menos, não há necessidade de colher os vapores do tanque de combustível.

O canister é equipamento obrigatório em todos os veículos movidos a gasolina fabricados a partir de 1990.
O canister armazena os gases do tanque de combustível e da cuba do carburador para que sejam queimados junto com combustível quando o motor entrar em funcionamento.
Esses gases são poluentes e não devem ser jogados na atmosfera.
Esse sistema faz parte do controle de emissão de poluentes veicular (Controlar).
A diferença entre os Monzas está na posição do canister, que nos modelos de 90 e 91 fica dentro do para lamas dianteiro direito e
nos modelos de 91 em diante (EFI) ficam no compartimento do motor, perto da coluna do amortecedor dianteiro esquerdo.
A diferença nas conexões é que nos modelos carburados (90 e 91) o canister deve receber gases também da cuba do carburador. Lembrando que o Monza 91 usa o mesmo esquema do Monza 90.


Abs
waldir

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 08 Fev 2013, 18:48
por tyo
muito bom vldir pode ser util

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 08 Fev 2013, 19:07
por waldir
tyo,

se tiver algum erro, por favor me avise para eu postar a correção.

grato
waldir

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 21 Jan 2014, 11:19
por everton sh
Waldir, uma das conexões do meu canister ressecou e se partiu, retirei o pedaço da conexão partida e emendei outra vez. Minha duvida é o seguinte: o canister influencia no rendimento do motor?


Valew Abraços.

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 21 Jan 2014, 12:09
por jesuino b ferreira
Waldir, uma das conexões do meu canister ressecou e se partiu, retirei o pedaço da conexão partida e emendei outra vez. Minha duvida é o seguinte: o canister influencia no rendimento do motor?
atravessando :mrgreen:

o canister nao influencia no rendimento do motor.
O canister é equipamento obrigatório em todos os veículos movidos a gasolina fabricados a partir de 1990.
O canister armazena os gases do tanque de combustível e da cuba do carburador para que sejam queimados junto com combustível quando o motor entrar em funcionamento.
Esses gases são poluentes e não devem ser jogados na atmosfera.
se a mangueira tiver ressecada e rompida vai entrar ar falso e atrapalhar o rendimento do motor.
nao somente a mangueira do canister,mas qualquer mangueira do sistema de injeçao :smt023

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 21 Jan 2014, 13:04
por everton sh
o canister nao influencia no rendimento do motor.



se a mangueira tiver ressecada e rompida vai entrar ar falso e atrapalhar o rendimento do motor.
nao somente a mangueira do canister,mas qualquer mangueira do sistema de injeçao :smt023[/quote]






Me confundiu agora :smt017 :smt017 :smt017

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 21 Jan 2014, 13:10
por jesuino b ferreira
a peça chamada canister em si,nao influencia no desempenho do motor.
pode tirar ela fora,dar uma bicuda nela e tampar as conexoes e seu carro vai continuar com o mesmo funcionamento.

mas vai poluir mais o meio ambiente e se tiver controlar na sua cidade(acho que acabaram com isto)nao vai passar na inspeçao veicular.


agora,mangueira partida ou entrada de ar falso na injeçao vai atrapalhar o rendimento do carro.
seja do canister,do map ou qualquer outra.

agora ficou mais claro a resposta :mrgreen:

um abraço amigo

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Enviado: 21 Jan 2014, 13:16
por everton sh
:smt023 :smt023 :smt023 :smt023 :smt023 Ata, agora compreendi meu amigo.Muito obrigado.... eu cortei a parte que rachou e conectei de novo no canister, mas é melhor trocar essas mangueirinhas pois estão bem ressecadas.




Valew.