Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
cristianopw
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 190
Registrado em: 03 Fev 2010, 17:31
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Mensagem não lida por cristianopw »

Pessoal, me ocorreu essa dúvida.

Qual a diferença entre o motor do Classic SE 2.0 MPFI pro do Kadett GSI 2.0 MPFI? O Motor do Monza tem 116cv, o do Kadett 121cv, então, se são o mesmo motor, o que foi incrementado no motor do Kadett que fez aumentar uns cavalinhos?
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se reparar no manual do proprietário do Monza 92 e 93, vai perceber que o modelo 2.0L MPFI também tem 121cv. Apenas os modelos MPFI 90 e 91 tem os 116cv.

A diferença é que os modelos 92 e 93 tem a ignição digital mapeada. Antes a IE era Bosch Le-Jetronic e em 92 e 93 passou a ser Bosch Le Jetronic - EZK, sendo o EZK a ignição digital.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Mensagem não lida por Rafaelo »

alem que o Carlos falou, foi adicionado o sensor altimetro e sensor de rotaçao em onda digital Hall, e foi mudado a vazao dos injetores pra aumentar a potencia. tudo isso contribui pra um desempenho
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Mensagem não lida por vrsilva »

Deve ser bem liso o funcionamento desse motor, também deve responder bem melhor nas pisadas fortes... não dando aquela falta momentanea que da no efi... imagino um MPFI desse no alcool, deve ir perto dos 126cv, já começa a ficar divertida a coisa... kkkk!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Mensagem não lida por Rafaelo »

esse nem é aquelas coisa, é que tu nao viu ainda o omega 2.0 alcool com uma ECU toda digital com sonda, sem gambiarras. 130cv basicos esse começa ser mais interessante ainda
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Mensagem não lida por frfavoreto »

vrsilva escreveu:Deve ser bem liso o funcionamento desse motor, também deve responder bem melhor nas pisadas fortes... não dando aquela falta momentanea que da no efi... imagino um MPFI desse no alcool, deve ir perto dos 126cv, já começa a ficar divertida a coisa... kkkk!!!
Falta momentânea nos EFI? Aqui eu encosto no acelerador e minha cabeça é empurrada para trás instantaneamente. Às vezes fico impressionado como uma injeção tão simples, com um únco injetor tão distante dos cilindros consegue dar uma resposta forte e tão rápida.

Esses dias dirigi um Palio 1.8 (motor GM) e um Gol G5 1.6, ambos os motores são muito bons porém cheguei à conclusão de que carro com acelerador eletrônico não serve pra mim, que já estou acostumado a pisar e ter resposta imediata. A resposta do meu Kadett é um degrau, já a de todo carro moderno que dirigi é gradual. Acho que isso está relacionado ao simples fato de como a borboleta é acionada, por cabo a resposta é muito mais rápida.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Mensagem não lida por Rafaelo »

é que acelerador eletronico é leve, entao existe um delay pra evitar isso. muitos nao gostam inclusive eu. esse e outros motivos me fizeram usar o bom e velho cabo de acelerador mpfi do monza sem adaptar nada. muito melhor, resposta mais rapida, pedal mais duro. muito melhor
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
cristianopw
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 190
Registrado em: 03 Fev 2010, 17:31
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor M.P.F.I de Monza e Kadett GSI

Mensagem não lida por cristianopw »

Carlos A. Freire escreveu:Se reparar no manual do proprietário do Monza 92 e 93, vai perceber que o modelo 2.0L MPFI também tem 121cv. Apenas os modelos MPFI 90 e 91 tem os 116cv.

A diferença é que os modelos 92 e 93 tem a ignição digital mapeada. Antes a IE era Bosch Le-Jetronic e em 92 e 93 passou a ser Bosch Le Jetronic - EZK, sendo o EZK a ignição digital.

Abs,

Carlos Freire
Mas o Kadett GSi 91 tem os mesmos 121cv, então ele já conta com essas mesmas alterações de IE com ignição digital mapeada. Sendo assim, me parece ser que essas alterações chegaram no Kadett GSi primeiro, e no Monza MPFI mais tarde, a partir de 92, estou certo?

Fim do ano pretendo comprar um Classic SE MPFI ou um Kadett GSi, e conversando com um amigo mecânico que trabalha com injeção eletrônica, me disse que é bem complicado de manter esse tipo de injeção em questão de limpeza, regulagem e preço de peças, o que me deixa com um pé atrás... Essa injeção, realmente é caro o custo de manutenção dela, compensa?
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
Responder