Queimou a junto do cabeçote e agora ?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
maiconazevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Queimou a junto do cabeçote e agora ?

Mensagem não lida por maiconazevedo »

Olá companheiro(a)s...

Por um motivo bem fútil, Há aproximadamente um ano estava indo para Piraí, tudo normalmente,uma beleza, mas de repente olhei a temperatura no painel e estava lá em cima, nem chegou a "ferver", apenas parei o carro num posto de gasolina e verifiquei que o fusível estava queimado,foi só substituir e pronto a ventoinha armou e bem na hora..... Estourou uma mangueira que sai da bomba dágua, em cima de uma mangueirinha que na verdade é uma tampa, acredito que seja do ar quente que o meu carro não têm. Depois de esperar o carro esfriar consegui fazer uma gambia... quer dizer um recurso técnico e cheguei em Piraí com uma lona de borracha de bicicleta...

Ontem notei que o carro estava muito fraco, ele não ficava estável em lenta, era só tirar o pé do acelerador que ele "morria". Como eu não podia parar para ver o problema pois tinha ir pro trabalho de noite, fui assim mesmo na peleja. Hoje pela manha fui fazer os testes no cabo de vela e vela. Ao retirar a tampa do óleo da tampa das valvulas, uma surpresa, a agua tinha misturado com o óleo.

Pois bem, gostaria de tirar algumas dúvidas com relação ao estado do meu motor, cabeçote e outras peças. olhando pelas fotos o que vocês acham que devo fazer e quanto irei gastar. Entendo umpouco de mecânica mas se eu for pelo meu instinto vou querer fazer tudo, mas não tenho como fazer por falta de "tempo" R$.

Outra coisa seria o alternador. Ele é o arno de 45 ou 40 Amperes. O marcador ficava lá em baixo no painél. To aproveitando para fazer esses reparos logo.

E se possível, alguém poderia ajudar na parte elétrica, desde de tirar a caixa de fusível e identificar todos os fios e reorganizar e regularizar tudo, deixando padrão. bem funcional... Pois o fusivel do ventilador do a derrete, a luz do painel toda hora fica dando doidera. a parte elétrica domonzinha ta bixada.

Agradeço a ajuda desde já!!!Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
maiconazevedo
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: Queimou a junto do cabeçote e agora ?

Imagem

Imagem

É PRECISO MEXER NESTA PARTE DO MOTOR ? O QUARTO CILINDRO ESTÁ OK ? ESSE PRETO SERIA A BORRA DAJUNTA...

Imagem

Imagem

É NORMAL FICAR DESSA COR MESMO, COM ESTE PÓ DENTRO DO DISTRIBUIDOR ?

Imagem

Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Maicon, percebe-se que tu não usava aditivo no sistema de arrefecimento.
Mas, não vem ao caso no momento.
O que valeria a pena tu já fazer de cara, mandar o cabeçote pra retífica, plainar ele, e, trocar os retentores. A gaiola de comando tua, devido a quebra daquela pecinha, agora é só outra gaiola.

Quanto a borra na cabeça do pistão, o teu carro fumaçava? Não sei lhe dizer se é normal ou não. Tu rodava no GNV ou mais na gasolina?

O pessoal aqui do fórum saberá lhe orientar melhor!
Se o teu carro não fumaçava, andava bem, tinha força, faça apenas o cabeçote dele, a parte de baixo limpe com descarbonizante no pistão, e remova todo o óleo contaminado pela água.
Após, faça uma limpeza no sistema de arrefecimento por completo e, depois rode com aditivo!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
maiconazevedo
Membro GL (Ní­vel 2)

Opa, blz leocastro.

Então eu rodo mais no gnv mesmo. O carro não tinha aditivo mesmo pois, acredito que se eu colocar vai estragar o radiador e talvez outras peças pois nunca teve. Ele nao fumaçava não, estava em boas condições, mas este cilindro com borra notei que há algum tempo ele estava fazendo um tec tec, nao sei se é da bomba de gasolina ou dele mesmo.
Não tem como dar solda na gaiola não amigão ? ou é melhor procurar uma outra mesmo. O que seriam os retentores ?

Outra coisa seria, como faria a limpeza doóleo do motor que está misturado com agua ? só tirar o carter mesmo e ja sai tudo ? ou teria q usar algumproduto para faze-lo desgrudar do motor ?
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Cara, o TEC TEC, pode ser da bomba mesmo, mas, ele não é muito alto.
Provavelmente, será dos Tuchos. Recomendo você trocar, ou se não puder no momento, faça uma limpeza deles, aqui no fórum tem o passo a passo de como fazer a limpeza dos tuchos.

Na gaiola, não ficaria bom soldar! E, tu encontra ela com preço acessível em ferro velho, no teu caso tem que ser de Monza Carburado, devido o local da bomba de combustível! Ou caso não encontre, compre uma do EFI mesmo, e, mande furar o local da bomba, já vem a rosca pra colocar os [img]prisioneiros (vide foto abaixo)
http://bimg1.mlstatic.com/gaiola-do-com ... 052012.jpg[/img]

Quanto aos retentores, são retentores de válvulas, eles servem pra evitar descida de óleo para a câmara de combustão, através das válvulas.
Vale muito a pena trocar agora, mesmo que os seus estejam bons, porque, o valo da mão de obra e dos retentores são baratíssimos.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ta-s10-_JM

No mais, qualquer outra dúvida, pode mandar ai!
Abs!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

Dá pra fazer solda nesta gaiola sim, mas tem que ser bem feita, com um bom e competente profissional porque ali pega o parafuso que dá aperto no conjunto gaiola + cabeçote, o torque é grande. Se fosse meu carro eu faria isso.

Mas se você decidir pegar outra gaiola, e caso esta seja dos EFI ou MPFI, ao invés de furar para colocar a bomba mecânica eu aproveitaria para colocar uma bomba elétrica, muito mais prática e acabaria com o barulho de tectec.

Quanto ao óleo coloque um óleo bem vagaba (baratinho), deixe funcionando por 10 minutos e depois tire e ponha um óleo + filtro bom e novo. Lembre-se da viscosidade 15W40, 20W40, 20W50 ou 15W50. Para o óleo mais barato que vai ser usado como "enxague", pode usar um monoviscoso SAE40 ou 50 que já serve.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
maiconazevedo
Membro GL (Ní­vel 2)

Opa, obrigado pela ajuda de todos. Acabou que corri num desmanche e encontrei a gaiola, com o comando de valvula da gm e uma bomba de combustivel no lugar por 100 reais. Aí tudo bem agora só falta colocar no lugar. Mais pra isso preciso comprar um jogo de juntas, e o amigão leocastro disse para aproveitar e trocar retentor das valvulas. Mas ainda não encontrei o kit sabó nem taranto apenas universal.

Bom como faria para remover a carbonização do pistão ? O mecanico me disse que com uma lixa e o cara da retífica com uma espátula. Já fiz o plainamento no cabeçote 80 reais, inclusive ele disse que é o ultimo passe pois não dá mais.

obrigado pela dica de limpar com o óleo barato o motor e depois colocar o óleo bom. Não tinha pensado nisso.

Se alguém por um acaso tiver o torque dos parafusos agradeceria pois irei pegar emprestado um torquímetro ou se puder comprarei um. Obrigado.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Se alguém por um acaso tiver o torque dos parafusos agradeceria pois irei pegar emprestado um torquímetro ou se puder comprarei um. Obrigado.
na mao

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 4&p=296949
viewtopic.php?f=49&t=12850&hilit=trocan ... a&start=25

boa sorte no trampo amigo :smt023
Responder