ponteiro de temperatura maluco socorro!!!
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ponteiro de temperatura maluco socorro!!!
Olá amigos to precisando de um help!!! Ontem quando sai com meu carro percebi que o marcador de temperatura não estava normal, mas como era rapidinho o que ia fazer coisa de 10 minutinhos de trajeto fui e voltei só que está ancontecendo o seguinte o marcador está oscilando o ponteiro ora ele volta ao normal e ora fica lá em baixo, ocilando parece que ele quer subir, mas não consegue só que percebi que ventoinha está acionado normalmente o que pode ser gostaria de ter uma noção, pois prentendo levar o carro no auto elétrica. me ajudem!!!
Monza SL/E 87 Trava Elétrica + Vidro Elétrico + Desembaçador + Direção Hidraulica Cor Grafite
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Tem que ter cuidado com este tipo de problema, porque se ele estiver marcando certo, e a temperatura estiver alta mesmo, o prejuízo é grande.
Mas se você já deu uma conferida, e mesmo quando ele está lá em cima, a água não está fervendo nem nada de anormal aparentemente, o mais certo é que seja problema de falta de aterramento do negativo da bateria até o bloco do motor, ou então, oxidação no conector do sensor que manda sinal para o painel.
No caso do aterramento, você pode puxar, com um cabo mais grosso, direto do negativo da bateria até qualquer parte metálica do motor.
Já o sensor fica no cabeçote, perto do distribuidor, no lado direito do motor (para quem está olhando ele pela frente do carro). É um fio só.
Mas se você já deu uma conferida, e mesmo quando ele está lá em cima, a água não está fervendo nem nada de anormal aparentemente, o mais certo é que seja problema de falta de aterramento do negativo da bateria até o bloco do motor, ou então, oxidação no conector do sensor que manda sinal para o painel.
No caso do aterramento, você pode puxar, com um cabo mais grosso, direto do negativo da bateria até qualquer parte metálica do motor.
Já o sensor fica no cabeçote, perto do distribuidor, no lado direito do motor (para quem está olhando ele pela frente do carro). É um fio só.
Eduardo Rettore
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Jázio,
o ideal é medir com termômetro apropriado, a temperatura de trabalho do seu Monza. Temperatura aferida e estando normal, o problema está com marcador.
Na prática, dificilmente a temperatura fica oscilando rapidamente a ponto de deixar o marcador maluco, então o problema pode estar no chicote, sensor de temperatura (cebolinha) ou no próprio instrumento do painel.
Se for direto no sensor de temperatura do painel (fica embaixo do distribuidor - fio azul), soltar o fio, não deve marcar nada, se encostar no motor, o marcador vai até o fim de escala, se colocar uma resistência de 100 ohms, o ponteiro deve ficar no meio sem variar.
Fazendo esse teste que muito simples, pode ajudar no diagnóstico e solução do problema.
Abs,
Carlos Freire
o ideal é medir com termômetro apropriado, a temperatura de trabalho do seu Monza. Temperatura aferida e estando normal, o problema está com marcador.
Na prática, dificilmente a temperatura fica oscilando rapidamente a ponto de deixar o marcador maluco, então o problema pode estar no chicote, sensor de temperatura (cebolinha) ou no próprio instrumento do painel.
Se for direto no sensor de temperatura do painel (fica embaixo do distribuidor - fio azul), soltar o fio, não deve marcar nada, se encostar no motor, o marcador vai até o fim de escala, se colocar uma resistência de 100 ohms, o ponteiro deve ficar no meio sem variar.
Fazendo esse teste que muito simples, pode ajudar no diagnóstico e solução do problema.
Abs,
Carlos Freire
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Re: ponteiro de temperatura maluco socorro!!!
Ja aconteceu isso comigo nada mais era do q um fio solto !
O fio do sensor de temp fica em baixo do distribuidor tem um terminal q fica encaixado no sensor, quando ele fica solto ele vai batendo no bloco do motor e dando um curto .
Basta colocar no lugar e pronto , problema resolvido ....
O fio do sensor de temp fica em baixo do distribuidor tem um terminal q fica encaixado no sensor, quando ele fica solto ele vai batendo no bloco do motor e dando um curto .
Basta colocar no lugar e pronto , problema resolvido ....
Re: ponteiro de temperatura maluco socorro!!!
E se acender a luz do óleo?
O meu marcador de temperatura ficou maluco também, depois de uma batida (o monza segurou dois carros num semáforo). Só que a luz do óleo acende no painel.
Verifiquei a água e estava OK.
O nível do óleo também.
Só que esses dias eu saí de carro, numa manhã quase fria, e 200m (ou nem isso) depois já deu a louca no marcador de temperatura e acendeu a luz do óleo ...
O meu marcador de temperatura ficou maluco também, depois de uma batida (o monza segurou dois carros num semáforo). Só que a luz do óleo acende no painel.
Verifiquei a água e estava OK.
O nível do óleo também.
Só que esses dias eu saí de carro, numa manhã quase fria, e 200m (ou nem isso) depois já deu a louca no marcador de temperatura e acendeu a luz do óleo ...
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Re: ponteiro de temperatura maluco socorro!!!
O termômetro doidão pode ser as mesmas coisas que falei para o Alex lá em cima, como problema no sensor, aterramento, etc.masopias escreveu:E se acender a luz do óleo?
O meu marcador de temperatura ficou maluco também, depois de uma batida (o monza segurou dois carros num semáforo). Só que a luz do óleo acende no painel.
Verifiquei a água e estava OK.
O nível do óleo também.
Só que esses dias eu saí de carro, numa manhã quase fria, e 200m (ou nem isso) depois já deu a louca no marcador de temperatura e acendeu a luz do óleo ...
Já o do óleo, é melhor ter cuidado. Se realmente a pressão no sistema baixou a ponto de acender a luz espia, é porque já não está lubrificando mais nada, e basta 1 quarteirão para o motor ir para o espaço rodando assim...
Sugiro que vá até uma oficina e peça para colocarem um manômetro na linha de óleo para medir a pressão. Se estiver ok, o problema será na cebolinha que aciona a luz espia.

Eduardo Rettore
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Re: ponteiro de temperatura maluco socorro!!!
comigo aconteceu a mesma coisa.cfmaradeia escreveu:Ja aconteceu isso comigo nada mais era do q um fio solto !
O fio do sensor de temp fica em baixo do distribuidor tem um terminal q fica encaixado no sensor, quando ele fica solto ele vai batendo no bloco do motor e dando um curto .
Basta colocar no lugar e pronto , problema resolvido ....
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Re: ponteiro de temperatura maluco socorro!!!
o meu tava assim e foi so limpar o sensor de temperatura q ficou normal!
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
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