ponteiro de temperatura maluco socorro!!!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
jaoliveira
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ponteiro de temperatura maluco socorro!!!

Mensagem não lida por jaoliveira »

Olá amigos to precisando de um help!!! Ontem quando sai com meu carro percebi que o marcador de temperatura não estava normal, mas como era rapidinho o que ia fazer coisa de 10 minutinhos de trajeto fui e voltei só que está ancontecendo o seguinte o marcador está oscilando o ponteiro ora ele volta ao normal e ora fica lá em baixo, ocilando parece que ele quer subir, mas não consegue só que percebi que ventoinha está acionado normalmente o que pode ser gostaria de ter uma noção, pois prentendo levar o carro no auto elétrica. me ajudem!!!
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500EF
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Mensagem não lida por 500EF »

Tem que ter cuidado com este tipo de problema, porque se ele estiver marcando certo, e a temperatura estiver alta mesmo, o prejuízo é grande.

Mas se você já deu uma conferida, e mesmo quando ele está lá em cima, a água não está fervendo nem nada de anormal aparentemente, o mais certo é que seja problema de falta de aterramento do negativo da bateria até o bloco do motor, ou então, oxidação no conector do sensor que manda sinal para o painel.

No caso do aterramento, você pode puxar, com um cabo mais grosso, direto do negativo da bateria até qualquer parte metálica do motor.

Já o sensor fica no cabeçote, perto do distribuidor, no lado direito do motor (para quem está olhando ele pela frente do carro). É um fio só.
Eduardo Rettore
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Carlos A. Freire
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Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Jázio,

o ideal é medir com termômetro apropriado, a temperatura de trabalho do seu Monza. Temperatura aferida e estando normal, o problema está com marcador.
Na prática, dificilmente a temperatura fica oscilando rapidamente a ponto de deixar o marcador maluco, então o problema pode estar no chicote, sensor de temperatura (cebolinha) ou no próprio instrumento do painel.

Se for direto no sensor de temperatura do painel (fica embaixo do distribuidor - fio azul), soltar o fio, não deve marcar nada, se encostar no motor, o marcador vai até o fim de escala, se colocar uma resistência de 100 ohms, o ponteiro deve ficar no meio sem variar.

Fazendo esse teste que muito simples, pode ajudar no diagnóstico e solução do problema.

Abs,

Carlos Freire
cfmaradeia
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Re: ponteiro de temperatura maluco socorro!!!

Mensagem não lida por cfmaradeia »

Ja aconteceu isso comigo nada mais era do q um fio solto !

O fio do sensor de temp fica em baixo do distribuidor tem um terminal q fica encaixado no sensor, quando ele fica solto ele vai batendo no bloco do motor e dando um curto .

Basta colocar no lugar e pronto , problema resolvido ....
masopias

Re: ponteiro de temperatura maluco socorro!!!

Mensagem não lida por masopias »

E se acender a luz do óleo?
O meu marcador de temperatura ficou maluco também, depois de uma batida (o monza segurou dois carros num semáforo). Só que a luz do óleo acende no painel.
Verifiquei a água e estava OK.
O nível do óleo também.
Só que esses dias eu saí de carro, numa manhã quase fria, e 200m (ou nem isso) depois já deu a louca no marcador de temperatura e acendeu a luz do óleo ...
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500EF
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Re: ponteiro de temperatura maluco socorro!!!

Mensagem não lida por 500EF »

masopias escreveu:E se acender a luz do óleo?
O meu marcador de temperatura ficou maluco também, depois de uma batida (o monza segurou dois carros num semáforo). Só que a luz do óleo acende no painel.
Verifiquei a água e estava OK.
O nível do óleo também.
Só que esses dias eu saí de carro, numa manhã quase fria, e 200m (ou nem isso) depois já deu a louca no marcador de temperatura e acendeu a luz do óleo ...
O termômetro doidão pode ser as mesmas coisas que falei para o Alex lá em cima, como problema no sensor, aterramento, etc.

Já o do óleo, é melhor ter cuidado. Se realmente a pressão no sistema baixou a ponto de acender a luz espia, é porque já não está lubrificando mais nada, e basta 1 quarteirão para o motor ir para o espaço rodando assim...

Sugiro que vá até uma oficina e peça para colocarem um manômetro na linha de óleo para medir a pressão. Se estiver ok, o problema será na cebolinha que aciona a luz espia. :wink:
Eduardo Rettore
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Cleber Brogni
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Re: ponteiro de temperatura maluco socorro!!!

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

cfmaradeia escreveu:Ja aconteceu isso comigo nada mais era do q um fio solto !

O fio do sensor de temp fica em baixo do distribuidor tem um terminal q fica encaixado no sensor, quando ele fica solto ele vai batendo no bloco do motor e dando um curto .

Basta colocar no lugar e pronto , problema resolvido ....
comigo aconteceu a mesma coisa.
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jr.glaucio
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Re: ponteiro de temperatura maluco socorro!!!

Mensagem não lida por jr.glaucio »

o meu tava assim e foi so limpar o sensor de temperatura q ficou normal!
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
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